#JornalisandoOportunidade - Qualificação profissional possibilita inserção no mercado de trabalho



Há um ano e oito meses desempregada, Patrícia de Carvalho, 42 anos, viu sua vida mudar após participar do curso de recepcionista desenvolvido pelo Projeto Formação Profissional Salvador – FPSSA, o que contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho. Hoje, Patrícia é funcionária de um Hospital na capital baiana. Assim como ela, mais cinco pessoas foram incluídas no mercado formal e outras seis já estão atuando em atividades informais de geração de renda de forma coletiva. 

Os cursos profissionalizantes nas áreas de recepcionista, inglês, artesanato, camareira e culinária foram oferecidos para cerca de 300 jovens e mulheres de bairros periféricos da cidade. Com a meta de inserir 250 beneficiários até 2016, o FPSSA vem fortalecendo parcerias com empresas privadas e públicas, como SIMM e SINE, a fim de direcionar estas pessoas às seleções e vagas disponíveis. 

Além das capacitações promovidas, estão sendo desenvolvidas palestras sobre como elaborar um bom currículo, dicas na hora de entrevista, ética profissional, entre outros temas que visem a desenvoltura do candidato. “O mercado está aberto às pessoas que se reciclam. Com essa oportunidade, aprendi a ter postura, boa dicção e recebi meu certificado, o que contribuiu na contratação para a recepção do hospital”, salientou Patrícia.



Oportunidade

Com a parceria da Uneb e a Secopa, os cursos foram oferecidos nos próprios bairros: Mussurunga, São Cristóvão, Narandiba e Itapuã para facilitar o acesso dos moradores que fazem parte da iniciativa. “A empregabilidade é o resultado da qualificação que demos na primeira fase do Projeto, concluindo o ciclo de qualificação e inserção no mercado de trabalho, conforme a proposta do FPSSA”, declara a coordenadora do Projeto, representante do instituto Oikos no Brasil, Valentina Trentini.  Mais informações no tel 3367-1399 ou acesse www.projetofpssa.org.br.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação