#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 16 a 19



6º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 16 a 19.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 16 a 19.



Por Edinei Dantas

A leitura desta sexta-feira dia 30 segue narrando histórias envolvendo Abrão e Ló, recheadas de bênçãos, promiscuidade, promessas, destruição e salvação.

Inicialmente Sarai, usada pelo iníquio, resolve dar sua serva Agar, (e eu não vou fazer nenhum trocadilho entre Abrão, Agar e uma gíria dos nossos tempos). Abrão, que sabia da promessa de Deus sobre a gravidez de sua mulher, voltou a vacilar e aceitou o presente. Após ser possuída pelo marido de sua senhora e engravidado, Agar se achou a gostosa e desdenhou de Sarai. Sarai, que havia procurado sarna para se coçar, agiu igualzinho às mulheres problemáticas da contemporaneidade e se retou com Abrão que apenas atendeu a uma ideia dela própria. Para não se meter em briga de marido e mulher Agar tomou seu rumo, mas no meio do caminho um anjo interrompeu sua partida e disse para ela voltar e que ela daria a luz a um filho que se chamaria Ismael e assim aconteceu.

Deus votou a falar com Abrão lembrando da promessa de que o velhinho ainda colocaria a semente na velhinha e seriam pais de uma grande nação e mudou seu nome de Abrão para Abraão. Ordenou também a instituição da circuncisão, (oh coisa horrível mô pai, graças a Deus aqui não existe isso). A circuncisão serviria como aliança entre Deus e aquele povo.

Deus também mudou o nome de Sarai para Sara, mais bonitinho. E nesta conversa com Deus surge o primeiro momento de dúvida de Abraão para com as promessas de Altíssimo. Ele questiona como um coroa centenário poderia fazer outra Idosa engravidar. Deus confirmou mais uma vez a promessa e ainda disse que o filho dos voinhos se chamaria Isaque.

Abraão teve o privilégio de receber em sua casa o Senhor acompanhado por dois anjos, e estes comeram com ele. E foi a vez de Sara questionar como engravidaria se já não menstruava e nem sentia prazer com seu velho. Mas o Pai seguiu com sua promessa.

Deus aí fala da destruição que causaria a Sodoma e Gomorra, matando seus habitantes por causa da maldade que imperava. Abraão com toda sua bondade convenceu a Deus de que se ao menos 10 bons restassem naquela terra ele a pouparia. Mas nem isso se achou. Os dois anjos foram a Sodoma e Gomorra visitar Ló e os pervertidos da cidade cercaram a casa de Ló querendo fazer ousadia com os anjos. Ló chegou a oferecer suas filhas virgens para poupar os anjos, mas os efeminados queriam mesmo os caras e tentaram invadir a casa. Os enviados do Senhor então cegaram eles e ordenaram que Ló saísse dali com sua família. Na fuga a mulher de Ló olhou para trás desobedecendo a ordem dos anjos e virou uma estátua de sal. Ló conseguiu sair da cidade com suas filhas.

Por fim, a primeira prática de incesto relatado claramente na bíblia até aqui. As próprias filhas de Ló tiveram uma idéia gerada no útero do capiroto e resolveram embriagar seu pai com vinho para fazer sexo com o mesmo e engravidar já que, segundo elas, não existia mais homens para elas naquelas bandas. E assim como planejaram se deitaram com Ló e sem que ele percebesse, (eu não sei como isso é possível só com vinho no juízo) e engravidaram do próprio pai e deram a luz a Moabe e Bem-Ami.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas