#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 3 a 5.



2º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana. O desta segunda-feira, 26/05/2014 é Gênesis 3 a 5.




Por Edinei Dantas

Narra a queda do Homem como já comentado no final do texto anterior. Eva desdenha da voz de Deus para ouvir uma serpente, veja só! Vale salientar que a serpente não mentiu. Seduziu Eva contando uma verdade para fazê-la se afastar do caminho que o Senhor orientou. E além de atender à serpente Eva convenceu Adão a ir também, é o velho poder de persuasão da mulher sobre o homem. Foi também o primeiro registro de ambição, desejo de se sentir maior, querer conhecer mais do lhe era permitido até então.

Por conta da desobediência Deus determinou que todo desejo da Mulher fosse para seu marido e que este a governaria, além da multiplicação da dor do parto. Já o homem teria que trabalhar muito para se sustentar e sustentar sua família. Ahhh Eva!!!

Este momento também foi a inauguração do jogo do empurra. De não se assumir a responsabilidade dos seus atos. Adão errou em ter desobedecido a Deus, mas pôs a culpa em Eva. Eva errou em ter ouvido a serpente e pôs a culpa na iniquia. A iniquia por sua vez saiu vibrando, mas se rastejando por ai comendo poeira e tendo a cabeça pisada!!!

Depois que “deu merda!” Adão e Eva foram expulsos do paraíso e Deus colocou querubins nas entradas para evitar que eles retornassem. Querubins estes que a aberração do Filme Noé representou como transformers de pedra horríveis. Os pais da humanidade engravidaram duas vezes e nasceu Caim e Abel. Eles protagonizaram o surgimento da inveja, da falta de humildade e do Homicídio. Abel deu a Deus o que tinha de melhor, suas primícias. Já Caim deu um fruto da terra como que por obrigação ou tradição. Deus se agradou do fruto entregue com amor e Caim se irou, revoltou-se e desferiu uma pedrada fatal na cabeça de seu próprio irmão, matando-o.

Tanto a história de Adão e Eva quanto a de Caim e Abel nos faz refletir sobre a Misericórdia de Deus e seu Amor para com o pecador. Apesar da desobediência de Adão e Eva e o assassinato cometido por Caim, pecados que para Deus possuem a mesma força, o Altíssimo se compadeceu deles mesmo sem impedir que eles sofressem a consequência de seus atos. Para os pais deu-lhes o que vestir, pois passaram a perceber que estavam nus e com a mão no bolso. Para o filho instituiu que qualquer que o matasse seria vingado sete vezes para que ninguém ousasse tocar em Caim, que conseguiu habitar em terra boa e construir sua família mesmo com o peso do sangue de seu irmão nas costas.

Além disso, nos faz ver nas entre linhas o livre arbítrio que Deus nos concede. Ele sabia que suas criaturas iriam pecar e mesmo assim ele não evitou e ainda perguntou o que eles fizeram. O mesmo faz com Caim e mais. Antes do acontecido, em Gênesis 4:7 Deus diz a Caim: “o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”. Ou seja, Deus sabe o que se passa em nossa mente, conhece nossos desejos, mas ele não interfere em nossas ações, ele nos observa, alerta, nos incentiva a não cometer aquilo que se voltará contra nós. Mas o ser o humano muitas vezes acaba não dominando seus instintos, e agindo contra si mesmo.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação