#Desafioleiaabíbliaem365Dias - Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 12 a 15



5º Dia do Desafio Leia a Bíblia em 365 Dias, uma campanha da UMP - União de Mocidade Presbiteriana do Brasil. Hoje é Gênesis 12 a 15.

Breve resumo sem muita análise para não alongar. Gêneses 12 a 15.




Por Edinei Dantas

A leitura desta quinta-feira dia 29 narra basicamente as promessas feitas por Deus para Abrão e o cumprimento das mesmas, mesmo tendo ele vacilado no decorrer do caminho, e ao contrário de seu sobrinho Ló, que fez tudo conforme sua esperteza e ambição, e só quebrou a cara.

Logo para começo de conversa Deus mandou Abrão sair de sua terra, da casa de seus pais e ir para uma terra desconhecida. Obediente Abrão catou sua mulher Sarai e visualizando coisa boa Ló se ofereceu para ir junto. Quando chegaram a Siquém o Senhor apareceu a Abrão e disse que lhe daria aquela terra e em agradecimento Abrão edificou ali um altar para adorar e invocar ao Senhor. Muitas vezes esquecemos de agradecer as bênçãos dadas por Deus.

Quando Abrão chegou no Egito cabrerou e pecou. Deixou de confiar que se Deus mandou ele supriria todas as suas necessidades e resolveu tomar atitudes por se só, assim como eu e você costumamos fazer com frequência. Mas essa aí foi coisa pesada para um homem. O cara ficou com tanto medo que se dispôs e ser corno, entregou sua bela mulher Sarai para outro homem a fim de se livrar da morte. Ele achava que ao chegar no Egito o Dom Juan do Faraó iria se encantar pela sua esposa e mandaria matá-lo se soubesse que a mesma era casada. O Faraó que não é besta nem nada tomou Sarai para si, e em troca deu tudo do bom e do melhor para o seu pseudo cunhadinho Abrão. Porém o que tudo ver não gostou da história, mas não puniu seu queridinho Abrão pela mentira, puniu com Pragas o inocente do Faraó que não sabia de nada. Bonzinho ou com medo da coisa feder ainda mais, o Faraó apenas deu uma “mijada” em Abrão, lhe devolveu sua mulher, e o colocou para fora.

Esta história nos faz pensar no amor e na misericórdia de Deus, que entende nossa falibilidade e conhecendo nossos corações não nos abandona mesmo quando erramos. Continua cumprindo suas promessas em nossas vidas como continuou fazendo com Abrão.
Ao sair do Egito Abrão, que era muito rico, era o Rei do Gado da época, estendeu suas tendas com Ló entre Betel e Ai. Só que os animais de ambos começaram a tornar escassos os alimentos na região ao ponto de antes de rolar um fight de Tio x Sobrinho Abrão sugeriu que eles se separassem e humildemente pediu que o nobre garoto escolhesse em qual terra queria habitar. Olho gordo que era, Ló escolheu terras aparentemente lindas, com muito verde e produtivas, achando que deixaria o tio com as piores terras. #Partiu Ló para as Campinas do Jordão, que era toda bem regada antes de Deus destruir Sodoma e Gomorra. Não sabia Ló que os homens de Sodoma eram maus e em sua maioria meio “coisados”, tinham a língua presa, quebravam a munheca, enfim, invertidos.

Apesar da falha cometida por Abrão o Senhor apareceu para ele novamente e ratificou a promessa de que lhe daria todas as terras que estavam ao alcance dos olhos do futuro papai graças ao milagre do Altíssimo.

Já o capitulo 14 narra o pau quebrando entre 4 reis contra 5 e nesse pega pra capar quem sobrou foi Ló com seu olho gordo. Foi sequestrado juntamente com todos os seus bens e os bens de Sodoma e Gomorra. Êta terra iníquia.

Mas eles não contavam com a astúcia do Tio Abrão! Após um covarde que escapou ter ligado para o 190 atendido pelo marido de Sarai este foi ao ataque, botou os malfazejos para cheirar Rosas pela raiz e ganhou moral com todos os reis da região.

A leitura de hoje é encerrada com a tristeza de Abrão e a revelação do Milagre. Embora rico, poderoso, com moral com os reis e dando inveja ao comando geral da época, Abrão se lamentava porque não poderia ter descendente, já que Sarai era estéril e com isso toda sua herança ficaria com o bobinho do Elizeu, servo nascido em sua casa. Deus aí lhe responde que não será este o seu herdeiro, e numa ilustração diz que a posteridade de Abrão será incontável assim como as estrelas do céu e o pó da terra. E mais uma fez aparece a diferença entre Abrão e os derrotados. O versículo 6 do capítulo 15 de Gêneses Narra que Abrão CREU no Senhor, e isso foi imputado para justiça.

#desafio365dias #lerabiblia #ump #servosunsdosoutrosemamor #UMPLiberdade #EdineiDantas

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar