Projeto Social qualifica e insere jovens e adultos no mercado de trabalho


Um assunto constante que ainda é um dos entraves na contratação de mão de obra em Salvador é a falta de qualificação dos candidatos aos postos de trabalho. Um dos motivos está relacionado a escassez na qualificação profissional que é a base para o desenvolvimento de atividades e o crescimento econômico de uma região.
O Projeto Formação Profissional Salvador – FPSSA, executado através de uma parceria entre o Istituto Oikos (ONG italiana) e a Cooperativa Mista Colibris, com o financiamento da União Europeia, enfrentou este desafio. Atuando nos bairros da periferia norte de Salvador, o FPSSA vem ao longo de dois anos desenvolvendo iniciativas de capacitação técnica, como curso de culinária, atendimento ao cliente, recepcionista, língua estrangeira, corte e costura, entre outros.
Estas capacitações são desenvolvem também temas cívicos e sociais para conscientização da cidadania. Entre 2013 e 2014, o projeto FPSSA qualificou 420 beneficiários. Neste ano estão sendo implementadas estratégias para inclusão profissional, promovendo articulação com instituições públicas, entidades particulares e da sociedade civil para proporcionar oportunidades de trabalho, emprego e renda à jovens e mulheres capacitados.
A meta do FPSSA é audaciosa: inserir 250 jovens e mulheres no mercado de trabalho até o final de 2015. O resultado alcançado até este momento é de 108 beneficiários introduzidos no mercado formal e informal, nos ramos de culinária, hotelaria, indústria, recepcionista, comércio. “Só esta semana, recebemos 30 vagas de um grande grupo varejista do segmento de supermercados”, destacou o responsável pelo setor de inserção profissional do FPSSA, Evanildo Duarte, ao salientar que “mesmo com as dificuldades impostas pela austeridade financeira que estimulou o aumento do desemprego, cada um pode fazer a sua parte e, seguramente, os resultados surgirão de forma mais eficiente e sustentável”.

Curta nossa fanpage e saiba mais: Facebook.com/sitejornalisando

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar