[Seu Direito] MInistra Eliana Calmon e os Novos Rumos da Justiça


Por Jamille Damaceno, estudante de Direito e Colaboradora Jornalisando

“Novos Rumos na Justiça”. Este foi o tema da palestra concedida pela Ministra baiana, Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, no último dia 20, em comemoração aos 50 anos da Universidade Católica do Salvador. O evento fez parte da XIV Semana de Mobilização Científica – SEMOC.
 
A Dra. Eliana Calmon ao longo do seu discurso, afirmou que o Poder Judiciário, ator no fenômeno jurídico, tem uma enorme resistência a mudanças, mas que estas vêm acontecendo gradualmente, e, se a sociedade muda o Poder Judiciário, órgão político e de controle, também precisa de mudança político-institucional, pois precisa se adequar a realidade moderna, acrescenta ainda que neste novo rumo que a Justiça brasileira vem seguindo tem como “pedras de toque” a linguagem, a argumentação e o modo de participação social.
 
A Ministra que é Corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) defende que a Justiça é lugar de transparência. “Os Tribunais, os Fóruns e as Comarcas não são espaços de juízes, nem de desembargadores e nem de ministros, é sim um espaço público e como tal tem que ser dado satisfação do que se passa dentro dele”, afirmou a ministra que foi interrompida por uma salva de palmas.

O momento mais esperado da conferência da ministra, não aconteceu, pois ela não teceu nenhum comentário a respeito da polêmica gerada em torno de sua declaração afirmando que há “bandidos de toga” no Judiciário, referindo-se a alguns magistrados corruptos que se valem do cargo para cometer crimes.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar