[Notícias Policiais] Se fosse um país, Salvador seria o 3ª com maior número de homicídios

Do Correio*

Imagine todos os países do mundo. A gente ajuda: para as Nações Unidas (ONU), são 193. Imaginou? Agora, pire aí: se Salvador fosse um país, deixaria 191 pra trás e ocuparia a 3ª posição mundial em taxa de homicídios, atrás apenas de Honduras e El Salvador.

De acordo com dados de 2010, Salvador tem uma taxa de 61,26 mortos para cada 100 mil habitantes. Em série de reportagens sobre a violência na capital baiana publicada em julho deste ano, o CORREIO, usando estudos da ONU, já havia destacado que a cidade ocupava essa triste posição.  Na quarta-feira, as Nações Unidas lançaram estudo atualizado, mas Salvador se manteve na mesma posição. 

Ainda que se considere a taxa do primeiro semestre de 2011 (57,11 homicídios/100 mil habitantes), a capital baiana continua na mesma posição, atrás somente de  Honduras (82,1) e El Salvador, (66), ambos países da América Central.

Para o representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Bo Mathiasen, responsável pela divulgação dos dados, mundiais, o índice de Salvador é elevado e traz sérios danos para a população, inclusive com a alteração de rotinas dos moradores. “É uma taxa elevada que deveria ser analisada mais de perto. Nas regiões onde ocorrem as maiores taxas de homicídios, se tem também níveis de violência muito graves. Por trás dos índices de homicídios estão as altas taxas de violência”, explica Mathiasen.
Para as pessoas que vivem nesses locais, a sensação de frustração e de insegurança são elevadas. “Todo esse quadro gera um nível de insegurança muito grande. Afeta todos os níveis do cotidiano dos moradores que passam a viver com medo e apreensão”, complementa.

Brasil O estudo do UNODC, intitulado Estudo Global de Homicídios 2011 coloca o Brasil como o país que tem o maior número de homicídios do mundo, em números absolutos, com 43.909 mil pessoas assassinadas de forma violenta em 2009. 

Com taxa nacional de 22,7 homicídios por cada 100 mil/habitantes. o país ocupa a terceira posição na América do Sul,  atrás da Venezuela (49) e da Colômbia (33,4).

Bom exemplo  Ainda segundo o relatório, São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, apresentou uma redução no índice de homicídios. De acordo com o relatório, em São Paulo os assassinatos caíram, por grupo de cem mil habitantes, de 20,8 em 2004 para 10,8 em 2009.

Para o representante do UNODC, a diminuição ocorrida em São Paulo é resultado de ações como o reforço do policiamento nos horários e locais em que os crimes mais ocorrem. O fechamento de bares durante a madrugada e blitze para verificar se as pessoas estão armadas são outras táticas que deram resultado.

Em Salvador, entre 17 de janeiro e 10 de julho deste ano, conforme matéria publicada no CORREIO, mil pessoas foram assassinadas na capital baiana e Região Metropolitana. O número foi obtido através dos boletins diários disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Segundo o governo do Estado, o primeiro semestre apresentou uma redução de 16 % no número de homicídios.

“A maioria dos homicídios ocorre em bares, praças e ruas, não é dentro dos domicílios. Outro fator é o crime organizado, principalmente o narcotráfico. Onde o tráfico é mais intenso, as taxas são maiores”, destaca o representante do UNODC.

Para fazer o combate, segundo ele, é preciso primeiro fazer um diagnostico, mapeando os locais e horários onde ocorrem os crimes. O representante também destacou que iniciativas como o policiamento comunitário normalmente dão bons resultados.  São os caso das UPPs no Rio de Janeiro e das Bases Comunitárias em Salvador.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas