OSCAR BAIANO: 23ª edição do Troféu Dodô & Osmar reúne time de famosos no Teatro Castro Alves


Pontualmente às 20h48 desta segunda-feira (28/3) as cortinas da sala principal do Teatro Castro Aves se abriram para receber a 23ª edição do Troféu Dodô & Osmar. Com o tema “Um Chão de Estrelas”, o evento premiou oficialmente os grandes destaques do Carnaval 216 de Salvador. Os homenageados da noite foram o sambista Riachão e o produtor musical e cultural Wesley Rangel – falecido em janeiro de 2016.
Reunindo diversas personalidades baianas como Bell Marques, Mari Antunes, Felipe Pezzoni, Denny (Timbalada), Vina Calmon (Cheiro de Amor), Magary Lord, Tomate e Ivete Sangalo, a noite de premiação começou com uma apresentação da Orquestra Afrosinfônica, regida pelo maestro Ubiratan Marques. Em seguida, os cantores Lincoln Sena, da Duas Medidas, e Tays Reis, da banda Vingadora, subiram no palco para cantar os clássicos “Eva” e “Cheiro de Amor no Ar”.
Com 15 categorias, sendo cinco por júri técnico e 10 por decisão do voto popular – através do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) -, o Troféu Dodô & Osmar 2016 teve a veterana Ivete Sangalo e a novata Tays Reis como os principais destaques da noite. Veveta conseguiu levar para casa um total de quatro troféus – um deles de “Bloco Barra-Ondina Destaque” pelo Cerveja & Cia, e outro de “Melhor Cantora Destaque”. Já a voz por traz da Vingadora conquistou o prêmio de “Banda Destaque” e o tão cobiçado “Sucesso do Carnaval”, com o hit “Paredão Metralhadora”.
A cada resultado das categorias, os fãs, que lotaram os assentos da sala principal do TCA, não escondiam a felicidade e vibravam com as conquistas dos seus ídolos, em um misto de aplausos, gritos e cantorias. Ao receber o troféu de “Cantora Destaque”, Ivete fez questão de ressaltar a harmonia impera entre as vozes femininas da Axé Music.
“Não existe rivalidade declarada entre a gente, existe sim uma vibração, uma energia maior. Todas as outras artistas, que são minhas amigas, tem sobre mim um olhar de admiração e carinho. Eu queria agradecer muito. Quero destacar os fãs, eles merecem”, disse ela, em entrevista para o apresentador Alex Lopes, que comandou a transmissão ao vivo do evento no portal do Aratu Online.
Tomate ganhou o prêmio de “Puxador de Trio Destaque” e se mostrou surpreso com a conquista. Ao subir no palco pra discursar, o artista brincou e fez referência à inédita e sonhada estatueta de ouro que o ator Leonardo Di Caprio ganhou no Oscar 2016. “Eu pensei em desistir disso aqui, mas depois que eu vi que o Di Caprio ganhou, vi que tinha chance”. Outro destaque masculino foi o ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques. O cantor abocanhou o prêmio de “Cantor Destaque”, pela primeira vez desde que assumiu carreira solo.
Nos agradecimentos, Bell lembrou da sua pipoca que invadiu o circuito Osmar (Campo Grande) na quinta-feira de Carnaval e mostrou entusiasmo para que a cena se repita em 2017, além de destacar a presença da “Pipoca de Ivete Sangalo” novamente no circuito da festa. No entanto, ele esqueceu de fazer referência aos blocos de samba, já que a quinta-feira de Carnaval é tradicionalmente do ritmo baiano.
Doses de bom humor e homenagens
Assim como as grandes premiações internacionais que mesclam informação e humor, o “Oscar da Música Baiana” não deixou essa dobradinha de fora do roteiro. Tia Má, Pisit Mota, Onofre “O argentino do arrocha”, Wanda Chase, Casemiro Neto e Rita Batista arrancaram gargalhadas do público, unindo humor e informação na dose certa.
Para anunciar as músicas indicadas na categoria “Sucesso do Carnaval”, o comediante Marcel Fiuza deu vida aos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os ícones da MPB chegaram a interpretar a canção “Depois de Nós, é Nós de Novo”, do pagodeiro Igor Kannário.
Em um dos momentos mais bonitos do evento, a cantora Ju Moraes, juntamente com as Ganhadeiras de Itapuã e Roberto Mendes, homenageou o centenário do samba. O trio recebeu no palco do TCA a presença do mestre Riachão, cantando o clássico “Cada Macaco no Seu Galho”. A apresentação foi ovacionada pelo público, que levantou para aplaudir de pé.
Já Ivete entrou em cena para dedicar a cerimônia ao produtor musical Wesley Rangel. Dividindo o palco com Mari Antunes, Tomate e Edcity, a musa do axé convidou Aline Rangel, filha do produtor, para receber a homenagem. O pagode ganhou um roupagem de salsa e merengue com a apresentação dos cantores Léo Santana, Tony Salles, Katê  Edcity.
Confira abaixo os vencedores das 15 categorias do Troféu Dodô & Osmar 2016:
Voto Popular (pesquisa IBOPE)
Sucesso do Carnaval: Paredão Metralhadora
Cantora Destaque: Ivete Sangalo
Cantor Destaque: Bell Marques
Banda Destaque: Vingadora
Bloco Carnaval Barra-Ondina: Cerveja & Cia
Bloco Carnaval Avenida: As Muquiranas
Bloco Afro/Afoxé: Ilê Aiyê
Camarote Destaque: Camarote Salvador e Nana
Serviço Público Destaques: Segurança
Bloco de Samba Destaque: Alerta Geral
Voto Júri Técnico
Melhor Produção de Moda Feminino: Mari Antunes
Melhor Produção de Moda Masculino: Carlinhos Brown
Momento do Carnaval: Desfile de Ivete Sangalo sem cordas
Melhor Produção Artística de Camarote: Camarote Salvador
Puxador de Trio Destaque: Tomate


Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas

FIM DE UM MITO! BAHIA TEM MAIS VICE-CAMPEONATOS QUE O VITÓRIA