Veja como falar sobre os pontos negativos em uma entrevista

A entrevista de emprego é o momento que o recrutador analisa e decide se o profissional possui as características comportamentais compatíveis com o perfil desejado para determinada vaga. Para isso, ele o questionará sobre diversos aspectos, inclusive com perguntas sobre defeitos e pontos a melhorar.

De modo geral, durante o encontro com o selecionador o candidato deve agir com naturalidade, passando confiança e demonstrando interesse pela vaga ofertada. Deve responder ao que foi perguntado de forma clara, sem rodeios ou exageros, e ficar atento aos movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão.

Mas, o profissional deve fazer quando questionado sobre seus pontos negativos? Que reações são esperadas dele e qual a maneira correta de falar sobre isso, sem diminuir suas chances de conquistar a vaga?

“Não é confortável falarmos sobre nossas fraquezas ou aspectos a serem melhorados. Quando faz uma pergunta dessas, o entrevistador quer medir a sua percepção em relação a feedbacks recebidos e quais os pontos você está desenvolvendo para gerar resultados positivos”, afirma Kaline Agorreta, coordenadora de recrutamento e seleção da Catho.

Sendo assim, sempre que sinalizar um desses pontos o ideal a fazer é informar na sequência o que está fazendo para desenvolver suas fraquezas ou o desejo de contorná-las.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso