[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

Tudo que sai na Imprensa, informações apuradas pela equipe Jornalisando e os BIZUS.

 11/02/2012
  Por Edinei Dantas
Após mais uma Assembleia, na noite deste sábado, 11, no ginásio dos Bancários, nos Aflitos, a tropa de guerreiros da PMBA decidiu por encerrar o movimento grevista. De forma briosa, durante 12 dias, os policiais lutaram por melhores condições de trabalho, melhor salário e cumprimento de promessas de campanha do covarde governador do estado, que em troca, ofereceu a repressão e o risco de um sangrento confronto com o exercito brasileiro. Derramamento de sangue somente evitado pela humanidade do comandante da tropa o general Gonçalves Dias.

Durante o embate entre o braço armado do estado e o próprio estado, foram registrados 166 homicídios, as tentativas, assaltos, furtos, arrombamento, desordem pública, prejuízo financeiros dos empresários, cancelamentos de shows e diversos eventos, que fizeram os esquecidos lembrarem-se da importância da tão maltratada e criticada centenária milícia de bravos. O governo logo colocou o Exército e a Força Nacional nas ruas, mas a ausência da briosa continuou incomodando.

Tudo começou no dia 31 de janeiro de 2012 quando a primeira Assembleia aconteceu no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. Ninguém esperava que finalmente a tropa deixasse seu histórico de inércia para trás e cerca de 3 mil policiais militares aclamariam a greve até que o governador, que estava em Cuba, abrisse um canal de negociação. A assembleia teve a liderança do ex-PM Marco Prisco e contou com a participação de várias associações representativas da PMBA, e de outros estados, além do Dep. Capitão Tadeu, que chegou a ser vaiado quando Prisco o chamou a subir no palco, mas esse passou o interlocutor da tropa no fim da peleja.

Emocionado com a euforia da tropa Prisco chorou e deflagrou a greve, alertando que diferente de outros movimentos, este não pertencia a nenhuma associação e sim a Tropa, e que, portanto, somente ela poderia ditar os rumos e até finalizar a greve.

O primeiro ato após decretar a greve foi seguir em carreata até a Assembléia Legislativa, que foi ocupada pelos policiais militares. Enquanto o policiamento da capital e do interior ia sendo paralisado, o comando da PMBA anunciava que a greve não existia e que apenas um grupinho havia se rebelado. Até que a população começou a perceber a falta de policiamento e as consequências da ausência da policia militar nas ruas.

O governador Jaques Wagner, que juntamente com Lula e seus pares apoiaram a PMBA na greve de 2001, desembarcou em Salvador prometendo linha dura, apoiado pela presidente Dilma Rousseff. Em tempo recorde a cidade já estava tomada por mais de 1.400 militares do Exército, 200 PM's de companhias especiais, 50 homens da Força Nacional de Segurança e agentes da Polícia Federal. A presidente da república decretou operação lei e ordem na Bahia e o governador o estado de sítio, passando o comando da segurança pública para o Exército, que cercou a AL-BA e encurralou os policiais e suas famílias, apoiados pelos colegas que se revezavam do lado de fora.
 

Durante todo o tempo boatos de uma invasão da AL-BA pelo Exército amedrontava a tropa e a população, pois certamente haveria um confronto armado. E no dia 6 de fevereiro um confronto entre os manifestantes e o Exército assustou todo o mundo, com tiros com balas de borracha e bombas de efeito moral que deixaram dois feridos. Mas o comando do Exército evitou o pior suspendendo a invasão.  O que rendeu ao General Gonçalves Dias, no dia seguinte, a comemoração de seu aniversário pela tropa, que o presenteou com uma torta. Emocionado ele chorou nos braços de um policial militar baiano.

Enquanto isso, as associações reconhecidas pelo estado como representativas da PMBA, em acordo com Marco Prisco, que não poderia sair da AL-BA para que não fosse cumprido seu mandado de prisão, apresentavam a pauta de reivindicações aprovada pela tropa em assembleia, para os representantes do estado, nas várias reuniões de negociação. Mas em todos os encontros o estado se manteve firme no que poderia pagar. Mesmo quando o Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger e representantes da sociedade civil organizada buscaram um avanço nas propostas para facilitar o fim da greve.

No dia 8 de fevereiro o Jornal Nacional da Rede Globo divulgou gravações de conversas entre Prisco e um militar carioca organizando uma greve nacional, fechamento da BR e queima veículos e com uma policial feminina que informava sobre uma invasão articulada no Batalhão de Guardas. Após as denúncias Marco Prisco e os demais policiais grevistas e seus familiares resolveram desocupar a Assembleia Legislativa durante a madrugada. O líder do movimento foi preso, e em cumprimento do acordo feito com as outras associações, foi levado para um presídio estadual, ao contrário do que o governador havia ordenado inicialmente, de que levaria os presos para um presídio de segurança máxima fora do estado.

Com a prisão de Prisco o movimento enfraqueceu. Policiais Militares aquartelados não recebiam informações dos rumos da paralização e começaram a voltar às atividades. Na sexta-feira, 10 de fevereiro, o comando geral da PMBA anunciou que a greve havia acabado. Toda a imprensa amordaçada pela publicidade estatal e também preocupada com as perdas financeiras com a possibilidade de não ter carnaval este ano, passaram a jogar a opinião pública contra os policiais militares em greve.

Ainda assim, um grupo de quase 300 guerreiros se manteve firme em seus propósitos e em nova assembleia decidiram manter a greve. Porém a situação já estava insustentável. Praticamente 85% do policiamento da capital e do interior já havia voltado às ruas e na tarde deste sábado, 11, resolveram honrosamente decretar o fim da paralização.

Parabéns aos heróis humanos que tanto lutaram e saíram vitoriosos, pois a sociedade, o governo e a mídia perceberam que o policial militar não é alienado e sim seres pensantes. Este foi o início de uma trajetória de lutas e vitórias!!!



Conquistas – Com a mobilização dos policiais militares o governador anunciou o reajuste que já estava programado para todo funcionalismo público de 6,5%, retroativo a janeiro deste ano, com pagamento em março. Além disso, as Gaps 4 e 5 serão pagas a partir de novembro deste ano. Em contrapartida, os militares abriram mão da revogação do decreto de prisão dos policiais e bombeiros envolvidos em atos de vandalismo nas ações grevistas.

De acordo com a categoria, a via judicial será o caminho direto para tentar negociar a liberação dos PM's presos. Além disso, os policias militares garantiram que farão o policiamento ostensivo durante os dias de Carnaval.


10/02/2012

Do Correio*

Em assembleia, policiais militares decidem continuar a greve

A greve de PMs na Bahia completa 12 dias neste sábado (11)


Em assembleia, policiais militares decidem continuar a greve

A greve de PMs na Bahia completa 12 dias neste sábado (11)

10.02.2012 | Atualizado em 10.02.2012 - 19:47
Visualizações: 0

Tamanho da letra: -A | +A


Da RedaçãoAtualizada às 20h52
Mais um capítulo da greve dos PMs na Bahia. Os policiais militares de três associações (APPM, Aspra e Associação de Sargentos e Sub-tenentes de Polícia Militar) decidiram continuar a paralisação no estado, mesmo após o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, anunciar que a greve da policiais e bombeiros militares terminou. A decisão foi tomada em assembleia realizada no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, nesta sexta-feira (10).  Iniciada às 18h, a assembleia acabou pouco antes das 20h - e uma nova reunião acontece no mesmo local amanhã às 16h.

O grande entrave das negociações está relacionado ao pagamento da Gratificação por Atividade Policial IV (GAP IV) e às prisões de 12 policiais militares decretadas pela Justiça baiana. Os PMs em greve reivindicam o pagamento imediato da GAP IV e o relaxamento das prisões, além de anistia para os grevistas. Segundo Ivan Carlos Leite, porta-voz dos grevistas, não houve nenhuma nova tentativa de negociação por parte do governo.
O governo, entretanto, já suspendeu as negociações e propõe iniciar o pagamento da GAP IV apenas em novembro e de forma escalonada. Além disso, os policiais desejam que o pagamento da GAP V seja feita no máximo até 2013, enquanto o governo apresenta a proposta de pagar até 2015. O governo também propõe aumento de 6,5% da remuneração retroativo ao mês de janeiro deste ano.

Em resposta ao anúncio do fim da greve pelo comandante geral da PM, o porta-voz dos policiais militares grevistas disse nesta sexta-feira que a greve de PMs ainda não terminou. “A polícia ainda não retornou. É simples. Quem para é a categoria, e quem decide voltar também é a categoria. Queremos agora que haja uma conversa com o comandante-geral, que a tropa possa ouvir a proposta dele, porque esta proposta de não anistiar os policiais pode ser um novo estopim”, afirmou.


Ontem, assembleia também decidiu pela manutenção da greve
Na noite de ontem, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) decidiu em assembleia que não paralisa suas atividades.

Punições
Em uma coletiva realizada no final da manhã desta sexta, o coronel Alfredo Castro, comandante geral da Polícia Militar, afirmou que os PMs que não se apresentassem até o meio dia desta sexta-feira sofreriam descontos na folha de pagamento pelos dias não trabalhados e também poderiam sofrer processo administrativo disciplinar. O coronel informou também que até às 9h desta data, cerca de 85% do efetivo fazia o policiamento das ruas e que o retorno das atividades deverá ser normalizado gradativamente nos próximos dias.

Apurações
Nesta sexta-feira (10), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, solicitou as gravações telefônicas da greve de PMs na Bahia ao governador Jaques Wagner. O objetivo é apurar se quem detém foro privilegiado teve conduta ilegal, como o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), presidente da comissão que analisa a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 300, que diz respeito à criação de um piso nacional para PMs e bombeiros, informou a Agência Brasil.

As gravações também foram requisitadas pelo Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) ao Ministério Público do Estado da Bahia. Além disso, o MPF/BA pediu nesta sexta-feira a abertura de inquérito policial, como o intuito de investigar os atentados contra à segurança nacional e a ordem política e social cometidos durante a greve parcial de policiais militares no estado.

Violência
Nesta quinta-feira (9), o número de homicídios chegou a 156 na capital e Região Metropolitana de Salvador desde o começo da paralisação dos policiais militares. Este número representa um crescimento de 178% em relação aos nove dias que antecederam o motim (22 a 29 de janeiro), nos quais foram registrados 56 homicídios.

 



09/02/2012


Acabou a poucos instantes mais uma reunião entre a APPM-BA e demais associações representativas da PMBA, com representantes do Estado, da Sociedade Civil Organizada e o Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger.  Na oportunidade a Associação de Praças voltou a apresentar as propostas aprovadas pela tropa na assembléia do dia 31 de janeiro de 2012: a Gap a partir de Março, revogação das prisões e demais benefícios. Porém a resposta dos representantes do Estado foi a seguinte: "A proposta está na rua. É o movimento que precisa dizer se vai aceitar a proposta do governo ou não".

Representantes da Sociedade Civil Organizada, entre eles o presidente da OAB Bahia, Saul Quadros, estão reunidos com o Governador Jaques Wagner neste momento, com o objetivo de tentar conseguir alguma melhoria nas propostas oferecidas pelo Estado. Essas propostas serão levadas para os policiais militares reunidos no Ginásio dos Bancários, que decidirão os rumos do movimento grevista.




08/02/2012

Jornal A Tarde

08/02/2012 às 06:34
  | ATUALIZADA ÀS 14:22 | COMENTÁRIO (0)

Ânimos estão exaltados no nono dia de greve da PM



Sem acordo entre o governo e os policiais militares grevistas, o clima é de animosidade nesta quarta-feira (8), nono dia do movimento. Depois de uma terça-feira de esperança de acordo e madrugada de quarta tranquila, o cenário muda na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e suas imediações.
O presidente da Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco, disse que os grevistas se preparam para um embate. "A movimentação está diferente e também estamos nos preparando".
A liberação da entrada de mantimentos e medicamentos para os amotinados, que tinha sido concedida nesta terça, voltou a ser suspensa hjoje. Idaci Vasconcelos, mulher de um PM acampado, tentou levar os remédios para o marido, que é hipertenso e já sofreu dois infartos, mas foi barrada.
No início da manhã desta quarta-feira, 8, o exército voltou a cortar a luz e a água da Assembleia, porém, de acordo com o Tenente Márcio Cunha, chefe da comunicação do exército, qualquer pessoa que está dentro do prédio pode realizar refeições e beber ãgua, basta que saia da assembleia. " O exército não impede ninguém de comer e beber, mas para isso, eles precisam sair da assembleia, e se sairem, não poderão retornar.
A todo momento, chegam mais reforços para as tropas federais. O efetivo do Exército aumentou hoje para 1.308 homens, ontem era de 1.038 e 600 no primeiro dia da ação, sem contar o efetivo da Força Nacional, Polícia Federal e PMs da Caatinga e Semi-Árido.

Nesta manhã, toda a Assembleia está cercada, ao contrário dos primeiros dias, quando o foco das tropas federais estava em frente ao Parlamento. Os acessos ao Centro Administrativo da Bahia (CAB) voltaram a ser fechados nesta manhã.
A chegada de viaturas com PMs em serviço ao CAB para ajudar na força tarefa de desocupação do Parlamento desagradou os manifestantes. Dois helicópteros do Exército, do modelo Pantera, também sobrevoam a região.

O juiz da Auditoria Militar Federal, José Barroso Filho, chegou nesta manhã no CAB a pedido dos grevistas. Ele foi levado por policiais do Rio de Janeiro.

O tenente-coronel Márcio Cunha, chefe de comunicação da 6ª Região do Exército, alertou aos jornalistas que eles devem permanecer dentro do QG montado para a imprensa. De acordo com ele, quem estiver fora desse perímetro não será assegurado pelo Exército, reforçando os rumores de um possível confronto entre grevistas e a tropa federal.
Não há informações de novas mesas de negociação entre o governo e os grevistas.
Houve um princípio de confronto nesta manhã, quando homens do Exército mudaram a posição das cercas que estão posicionadas ao redor do Parlamento.
Nesta madrugada, foi cortada a energia do Parlamento até 0h30. No mesmo horário, aconteceu um buzinaço na Avenida Paralela. Não há confirmação da participação de PMs no protesto na Avenida.

Proposta - O governador Jaques Wagner voltou a reforçar a proposta apresentada aos grevistas em entrevista a uma emissora de televisão nesta manhã. A oferta é de reajuste de 6,5% retroativo a janeiro e o pagamento partilhado das GAPs IV e V entre 2012 e 2015 com a primeira parcela em novembro deste ano.

"Fizemos um esforço muito grande para garantir a GAP IV a partir de novembro. Essa despesa (GAP IV e V) representa mais de R$ 170 milhões, é parte significativa do orçamento. Agora eu só posso esperar que cada policial entenda que o Estado tem um limite e não frustre a população da maior festa popular do mundo (o Carnaval)", argumenta Wagner.
Aspra - Prisco disse que o fim da greve dos Policiais Militares (PMs) caberia somente ao governador Jaques Wagner. "A greve pode acabar em até 1 hora, só depende do governador. Basta ele assinar nossas reivindicações".

Prisco explica que a prioridade da categoria é a revogação dos mandados de prisão expedidos pela Justiça em nome de alguns PMs grevistas e anistia administrativa para todos os policiais que participaram do movimento. "Se for provado (a participação de PMs em atos ilícitos), cabe à Justiça dar a resposta à sociedade (punindo os policiais)".

A categoria também quer a reintegração dos policiais que foram exonerados após a greve em 2001. "Queremos que o governo dê o direito de reintegração aos policiais que conseguiram isso pela lei. Já ganhei isso em todas as instâncias, inclusive no pleno do Tribunal de Justiça. Também fui anistiado pela lei federal 12.191, sancionada por Lula (ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva) e até hoje o governo não cumpriu a lei federal", argumenta Prisco. Além dele, outros cinco PMs aguardam a reintegração.
Baixa - Mais um PM deixou o acampamento nesta madrugada, totalizando oito desistências entre os manifestantes. Esse número não inclui as crianças que saíram do acampamento após determinação do Ministério Público.

Na saída, por volta de 2h50, o policial militar baiano, que tinha uma pistola na cintura, foi identificado pelos militares do Exército e teve a mochila revistada. Tudo sob a supervisão de agentes da Polícia Federal. Ele não quis falar com imprensa e foi correndo até o próprio carro.

Dois novos barracões (grandes tendas) foram montados pelo pessoal do Exército nos canteiros (central e lateral), em frente à AL-BA, ainda de madrugada. Uma espécie de “gabinete”, com cadeiras, mesa e quadro com mapa, e outro para abrigar todo o lixo produzido no entorno, incluindo o do pessoal da imprensa.


04/02/2012

* Aproveitando a Greve na PMBA, neste momento está acontecendo uma grande festa no Engenho Velho da Federação intitulada Festa da Paz, Segundo informações, traficantes das comunidades Baixa da égua, forn e lajinha se uniram para festejar, com direito a meio fio pintado, um grande palco, iluminação, jogo de luzes e o escambau. Um absurdo.
*O soldado Alvir Santos Silva, Diretor de Esportes da ASPRA-BA, após a expedição de 02 (dois) mandados de prisão (uma preventiva e uma temporária) foi ouvido em termo de declarações na Corregedoria da PMBA e se encontra preso INCOMUNICÁVEL no Quartel do Exército na Avenida Paralela!

Governador assegura que a Assembleia Legislativa não será invadida

Em meio a boatos, cinco associações divulgam nota de repúdio

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 22:19

Da Redação
Em meio a boatos de invasão da Assembleia Legislativa, ocupada por policiais militares em greve, por parte de homens da Força Nacional e do Exército a mando do Governo do Estado, o governador  Jaques Wagner, em coletiva realizada neste sábado (4), assegurou que a Assembleia Legislativa não será invadida. “Não tem nenhuma hipótese de invasão da Assembleia. Se alguém invadir a assembleia, seguramente serão eles”, assegurou.
De acordo com Wagner, "isso é mais uma tentativa do grupo de achar adesões e de fazer pânico". A retirada de viaturas da polícia apreendida pelos manifestantes foi a única coisa dita pelo governador, segundo ele. “A única coisa que eu disse, que foi entregue agora pela manhã, pelo menos em um gesto de bom senso da parte deles, é que eu não posso conviver com o esbulho, porque eu estaria prevaricando o patrimônio público. Dezesseis carros que têm que servir a população exibidos em praça pública de pneu furado", explicou.
“As pessoas estão falando de banho de sangue, banho de sangue só ser for de lá para cá, aliás algum banho de sangue já foi promovido na cidade por eles. Daqui eu não tenho o menor interesse em banho de sangue, agora a ordem tem que ser restabelecida”, afirmou Wagner. Segundo o governador, sua relação com o presidente da Assembleia Legislativa é excepcional e os policiais militares foram para o prédio para buscar abrigo, o que faz parte do jogo da greve.
“O que eu eventualmente tenho que pensar com o general Dias e com os nossos comandos é que eu não posso ficar permitindo que ali seja um núcleo de comando de saída de quem vai fazer vandalismo na cidade”, declarou o governador. Wagner também mencionou o decreto de Operação de Lei e Ordem, da presidente Dilma Rousseff. “Porque é uma guerra estabelecida aqui, eu sou o governador e eu que demandei à Presidenta da República a garantia da lei e da ordem. Então nós estamos sob um regime de uma legislação especifica, que só quem a demanda é o governador e só quem concede é a Presidenta da República”, disse.
RepúdioEm meio aos boatos de invasão da Assembleia Legislativa, cinco associações da polícia militar divulgaram uma nota pública de repúdio ao ato. Elas ameaçam suspender o processo de negociação, caso a Assembleia seja invadida, e responsabiliza o Governo pelos acontecimentos decorrentes.
Confira a nota na íntegra:
NOTA PÚBLICA DE REPÚDIO
As Associações da Polícia Militar da Bahia abaixo nominadas, em função de informações recebidas acerca da orientação de evacuação (de funcionários e políticos) do Prédio da Assembleia Legislativa do Estado, como preparação para a sua invasão e desocupação, vem a público INFORMAR que repudia qualquer forma de resolução violenta que ponha em risco a integridade física e a vida de qualquer policial militar e cidadão baiano que, se tal ameaça se concretizar, se afastarão imediatamente do processo de negociação, responsabilizando o Governo do Estado por todo e qualquer incidente daí decorrente.
Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta
Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia – APPM
Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia – ABSSO de Salvador, Itaberaba e Ilhéus
Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia de Itaberaba
Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia - ASPOJER


Compartilhando do Orkut

Jorge Costa
URGENTE: NOTICIA MUITO TRISTE, ACABA DE SER PRESO O SD ALVIR SILVA DA COOPA, UM DOS 12 GUERREIROS QUE ESTAVAM COM MANDADO DE PRISÃO EXPEDIDO.

PERFIL DO COMPANHEIRO: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002623088429

Se os policiais do Rio de Janeiro garantiram que entrariam em greve caso qualquer policial da Bahia fossem preso, chegou o momento então de eles serem avisados e cumprirem com essa promessa, deflagrando a greve no Rio.
Alvir Silva ..

O advogado Bruno Bahia da APPM já está trabalhando no caso em favor do Guerreiro.


Associações desistem de negociar após negativas do Governo.

As associações de Policiais Militares abaixo relacionadas vêm a público informar que, após exaustivas tentativas de negociação com o Governo do Estado da Bahia, representado pelo Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Alfredo Castro e pelo Secretário de Segurança Pública, Mauricio Barbosa, diante da não aceitação de qualquer proposta concreta e de apresentação de eventual contraproposta, visando o fim da paralisação de policiais militares e o bem estar da sociedade baiana, e ainda considerando as restrições impostas ao regime democrático de direito através de Decreto Presidencial, retiram-se do papel de mediadoras.

Ressaltamos que em todos os nossos diálogos com o Governo do Estado, sempre buscamos uma solução pacífica e democrática para o impasse ora instaurado.

Salvador/Ba, 04 de fevereiro 2012

Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia – Força Invicta

Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia – APPM

Associação dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais da Polícia Militar da Bahia – ABSSO de Salvador, Itaberaba e Ilhéus

Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar da Bahia de Itaberaba

Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia - ASPOJER


* Correio

PMs em greve bloqueiam saída de viaturas em quartel de Vitória da Conquista

Os policiais da Caesg estão aquartelados e neste momento um ônibus está atravessado na frente do quartel

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 20:04



Da Redação
Os policiais militares que estão em greve em Vitória da Conquista fizeram uma manifestação no começo da tarde deste sábado (04), em frente à Companhia Independente de Policiamento Especializado (CAESG) da cidade, a cerca de 509km de Salvador.


Por volta das 12h, os PM's foram para frente do comando da Caesg para impedir que a especializada continue realizando o policiamento no município. De acordo com informações do Blitz Conquista, o comandante da Caesg, Coronel Braga, determinou que sua tropa saísse do quartel, mas os grevistas impediram.


Como os manifestantes não retrocederam ao mandado e colocaram seus veículos na frente do quartel interrompendo a saída das viaturas, o Coronel retirou a arma e ameaçou lançar bombas de gás no grupo de manifestantes. Os policiais da Caesg estão aquartelados e até o momento um ônibus está atravessado na frente do quartel para impedir que as viaturas saiam para trabalhar.


* DEPOIS DA LISTA DOS MANDADOS DE PRISÃO DOS PMs ELES FIZERAM UM CULTO PARA LOUVAR E DIZER QUE SERÁ PRESO UM POR UM, MAIS DESISTIR JAMAIS. ESTAMOS ATÉ O FIM! DISSERAM OS PMs.



* Fim de mais uma reunião com as associações e nada acertado. Governo declara que só negocia após a greve. Portanto, nada feito! Deu Merda!!!

Greve PM: Marco Prisco faz revelações e afirma, Jaques Wagner quer matá-lo



O presidente da Associação de Policiais, Bombeiros e seus Familiares da Bahia (Aspra), soldado Marco Prisco, afirmou que o governador Jacques Wagner, participou com outros parlamentares do PT e de partidos aliados, no esquema de financiamento da paralisação dos policiais militares do estado em 2001.

O líder da greve da PM acrescentou que o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, que era presidido na época por Sergio Gabrielli, alugou e cedeu, carros para garantir e estimular a greve na Bahia. Prisco afirmou ainda que foi perseguido e ameaçado de prisão pelo então governador carlista Cesar Borges.

Como uma metralhadora, Prisco revelou que, além de Jacques Wagnes, os parlamentares Nelson Pellegrino (PT), Moema Gramacho (PT), Lídice da Mata (PSB), Alceu Portugal (PCdoB), Daniel Almeida (PCdoB) e Eliel Santana (PSC), teriam contribuído para a greve de 2001.

Na noite desta sexta-feira(03), nossa equipe recebeu denúncia por parte dos policiais em greve na Assembléia Legislativa, que o governador autorizou a invasão do COE e estipulou recompensa pela morte do líder Marco Prisco.
Na mesma noite, os policiais em greve divulgaram uma nota de repúdio.

Assinada por diversas Associações da Polícia Militar da Bahia, em virtude da informação de que foi dada ordem para invadir a Assembléia Legislativa ocupada por policiais que aderiram à greve. A mensagem denota a preocupação com a violência que tal atitude pode gerar, pondo em risco muitas vidas e, termina afirmando, que o Governo do Estado será responsabilizado por qualquer incidente decorrente dessa desocupação.

A greve da Polícia Militar baiana pode se transformar em um movimento nacional. Diversos estados do Brasil, entre eles o Rio de Janeiro, insatisfeitos por não terem diversas reivindicações aceitas em seus respectivos governadores, ameaçam entrar em greve. Está marcada para o dia 9 de janeiro uma reunião da categoria dos Policiais Militares no Rio de Janeiro para definirem se entrarão em greve.

Jarlei Augusto
Repórter Revista Bahia Acontece


CORREIO*

PM recupera todas as viaturas apreendidas por policiais militares em greve

Os veículos foram levados para o Departamento de Apoio Logístico

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 17:31



Da Redação

Depois de um mandado de reintegração de posse expedido pela justiça na manhã deste sábado (4), todas as 16 viaturas apreendidas de forma ilegal por policiais militares manifestantes, ligados à Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado da Bahia (ASPRA), foram recuperadas pela Polícia Militar. Os veículos recolhidos, que estavam em um dos acessos da Assembleia Legislativa, foram levados ao Departamento de Apoio Logístico.

PM recupera todas as viaturas apreendidas por policiais militares em greve

Algumas viaturas tiveram seus pneus perfurados e serão recuperadas para que sejam utilizadas pela PM. Existia uma preocupação envolvendo o recolhimento dos veículos, mas não houve problemas, segundo o coronel Gilson Santiago, diretor de Comunicação da PM. “Agora estamos trabalhando junto ao departamento competente da PM para que essas viaturas voltem o mais rápido possível para a operação normal das ruas de Salvador”, afirmou o coronel.

Bahia Notícias

Sábado, 04 de Fevereiro de 2012 - 17:20

Homem é baleado na Avenida Magalhães Neto

Um homem foi baleado na manhã deste sábado (4,) na Avenida Magalhães Neto,  na localidade conhecida como Favelinha, no bairro da Pituba, segundo o Correio. De acordo com informações da 16º Delegacia Territorial da Pituba, Antonio dos Santos, de 46 anos, foi atingido por dois tiros nas costa e um no abdômen por volta das 8h15. Ainda segundo a polícia, a vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE).


O Globo

Líder da PM baiana diz que governador já financiou greve

Marco Prisco acusa Jacques Wagner e outros petistas de participarem de esquema em 2001

Publicado:






















Policiais militares continuam ocupando a Assembleia Legislativa da Bahia. Na foto, Marco Prisco, líder do movimento grevista
Foto: Agência A Tarde




















Policiais militares continuam ocupando a Assembleia Legislativa da Bahia. Na foto, Marco Prisco, líder do movimento grevista Agência A Tarde
SALVADOR - Apontado como líder da greve dos PMs baianos, o presidente da Associação de Policiais, Bombeiros e seus Familiares da Bahia (Aspra), soldado Marco Prisco, disse que o governador Jacques Wagner, quando ainda era deputado federal, participou com outros parlamentares do PT e de partidos da base do esquema de financiamento da paralisação dos policiais militares do estado em 2001. Ele acrescentou que o Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, que tinha na direção o atual presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, alugou e cedeu, na época, seis carros para garantir a greve na Bahia, onde diz que foi preseguido e ameaçado de prisão pelo então governador carlista Cesar Borges.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/lider-da-pm-baiana-diz-que-governador-ja-financiou-greve-3881969#ixzz1lRt303OD
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Compartilhando Facebook

Camila Marinho - Jornalista TV Bahia - O Sindicato das escolas particulares da BA resolveu adiar a volta às aulas na próxima 2ª feira! E diz que só volta atrás se a greve acabar!


Sábado, 04 de Fevereiro de 2012 - 17:42

PM enjaulado se une a manifestantes em frente à AL

O ex-policial Jurandi de Jesus, que se trancou em uma jaula em protesto por ter sido condenado pela Justiça por cometer homicídio contra um empresário, foi visto na Assembleia Legislativa neste sábado (4), em Salvador, junto aos policiais militares grevistas, segundo informações do G1. O espaço gradeado está sobre um carro modelo pick-up, em frente à entrada da Casa Legislativa. Ele chegou a ficar preso por 1 ano e 11 meses em 2004, mas foi solto após conseguir um habeas corpus e aguarda a decisão de um recurso em liberdade. Marcus Vinícius Luchtemberg e Olegar Luchtemberg Filho foram condenados como mandantes. Um quarto acusado foi absolvido.

Veja as manchetes internacionais sobre a greve na Bahia

Veja as manchetes internacionais sobre a greve na Bahia
O argentino Clarín e o espanhol El País deram destaque à greve de parte da polícia militar na Bahia desde a terça-feira (31).  Na primeira página de um dos jornais de grande circulação na Espanha, Salvador está mergulhada no caos à beira de uma das maiores festas do mundo, o Carnaval. Já a publicação digital do país vizinho também dá grande destaque, na sua página principal, ao número de homicídios que cresce com a continuidade da paralisação.


UOL

Policiais já estão 100% paralisados em 32 municípios da Bahia, diz associação

Heliana Frazão
Do UOL, em Salvador
A Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra) informou neste sábado que a adesão ao movimento é de 100% do efetivo em 32 dos 417 municípios baianos, incluindo algumas das principais cidades do Estado, entre elas Ilhéus, Itabuna, Jequié, Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim. Entre 0h de ontem (sexta 3) e 14h30 de hoje (sábado 4), 30 pessoas já morreram no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança da Bahia.

Bahia vive onda de saques e assassinatos com greve de policiais

Foto 7 de 17 - Cerca de 2 mil policiais militares ligados à Aspra-BA (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia) seguem em greve na Bahia, nesta sexta-feira (3). Na noite de ontem, um grupo de 150 homens da Força Nacional de Segurança chegou a Salvador para patrulhar a cidade e ajudar a conter a onda de violência registrada após o início da paralisação Mais Raul Spinassé/Agência a Tarde/AE
Policiais Integrantes do 20º Batalhão da Polícia Militar, do município de Paulo Afonso (a 484 km de Salvador), decidiram cruzar os braços sob a alegação de que o governo não vem cumprindo com algumas pendências. Na noite da sexta-feira, policiais da cidade de Barreiras (a 848 km da capital baiana) também aderiram ao movimento.

A informação é rebatida pela PM. Segundo o capitão Marcelo Pita, em nenhuma localidade existe adesão total à greve. “Nós temos efetivos trabalhando em todas as localidades, sem saber dimensionar o número de policiais paralisados. A Aspra diz que 22 mil, dos 31 mil que integram a corporação na Bahia, estão com os braços cruzados.

Carros devolvidos

Nesta tarde, as 14 viaturas policiais que estavam em poder do grupo de PMs amotinados no prédio da Assembléia Legislativa do Estado foram entregues mediante mandado de reintegração de posse emitido pela Justiça. A liberação dos veículos foi pacífica. Ontem, a sede da Aspra foi lacrada também por determinação judicial.

Conforme o capitão Pita, a expectativa é de que as negociações do governo com as outras quatro entidades da categoria cheguem a um denominador comum, o que pode determinar o fim da paralisação.

“Embora o governo não esteja negociando com os grevistas, a pauta de todas as entidades é comum. Se houver acordo com as demais não tem porque esse seguimento permaneça em greve”, disse.

Familiares dos policiais, como mães, mulheres, inclusive grávidas e crianças, se juntaram aos grevistas na sede da AL, desde a noite da quarta-feira, 31.  No final da manhã, ao desembarcar em Salvador, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo anunciou que os policiais que tiverem envolvimento com as ações criminosas na Bahia, serão mandados para presídios de segurança máxima.

O ministro, que chegou ao Estado acompanhado pelo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e pela secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, avisou que já mandou reservar vagas. “O estado de direito não permite o abuso do próprio direito. Da forma como isso está sendo tratado, é inaceitável”, afirmou.

Segundo Cardozo, a presidente da República decretou uma Operação de Lei e Ordem, que permite levar para a Bahia o maior contingente operacional que já foi feito situações similares
Cardozo informou também que a Polícia Federal já está orientada para que transgressões à lei sejam apuradas e punidas com o máximo rigor. Ele ressaltou que depredações e ataques a equipamentos que estão submetidos à Operação de Lei e Ordem  configuram crime federal, e passam para a alçada da Polícia Federal.

“Nós estamos dando ao governo baiano apoio incondicional para que seja possível cumprir a missão na defesa da ordem e do estado de direito", disse. Ele acrescentou que este tipo de ação criminosa, que se verificam nas ruas, tem ocorrido em outros estados brasileiros. “Isso faz parte de uma guerra psicológica, uma estratégia dos movimentos. As providências estão sendo tomadas, a lei e a ordem serão cumpridas.”


Blog Bizu do Praça

URGENTE - PM DO RIO DE JANEIRO ENTRA EM GREVE, DIZ MARCO PRISCO

sábado, 4 de fevereiro de 2012


Acaba de chegar uma informação de que a Polícia Militar do Rio de Janeiro entrou em Greve. Um porta voz do ex-soldado Marco Prisco, Comandante da Greve de Salvador, noticiou ao "Bizu" por telefône. Segundo ele, o secretário da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra), Roberto Caetano, notificou os baianos da decisão. Ainda não existe uma declaração vinda dos grandes canais de imprensa. Dentro de poucas horas paderá haver uma confirmação do fato.


UOL

Greve da PM na Bahia ganha força no interior; 30 pessoas são assassinadas

Heliana Frazão
Do UOL, em Salvador
A greve de policiais militares da Bahia, que entra em seu quinto dia neste sábado (4) e tem provocado uma onda de violência, vem ganhando adesões no interior do Estado.

Integrantes do 20º Batalhão da Polícia Militar, do município de Paulo Afonso (a 484 km de Salvador), também decidiram cruzar os braços sob a alegação de que o governo não vem cumprindo com algumas pendências.

Na noite da sexta-feira (3), policiais da cidade de Barreiras (a 848 km da capital baiana) também aderiram ao movimento.

Entre a 0h de ontem e as 14h30 de hoje, 30 pessoas morreram no Estado, segundo dados da Secretaria de Segurança da Bahia.

Pela manhã, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, chegaram ao Estado.

Eles devem se reunir com o governador do Estado, Jaques Wagner (PT), para acompanhar as operações coordenadas pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Manifestantes invadem ônibus para bloquear avenida na Bahia

Clima em Salvador

Embora o sentimento de insegurança continue em Salvador, a população tem retomar a rotina com a presença de militares nas ruas. Na avenida Manoel Dias da Silva, no bairro de Pituba, as lojas estão abertas assim como alguns pequenos restaurantes. O mesmo se verifica em outros pontos da orla marítima

Em entrevista a uma emissora local, o general do Exército Gonçalves Dias, que coordena o reforço da Força Nacional no Estado, pediu aos baianos que retomem a normalidade.

“Saíam às ruas, vivam a vida normal. Se precisar, eu estarei junto com a população para dar atendimento. Nós vamos fazer isso”, declarou. “Se precisar de mais gente, nós vamos colocar. Existe ordem do comandante geral do Exército para fazer isso, com o aval da presidente da República”, disse.

Durante a madrugada, o reforço policial passou a realizar blitze e abordagens nas ruas e avenidas da capital. Mesmo assim, bandidos saquearam e atearam fogo a uma loja de móveis na rua Estrada das Barreiras, periferia da cidade.
Também um supermercado da rede G Barbosa, localizado na avenida Ogunjá, área central da capital, foi alvo dos criminosos. Conforme a central de polícia, ao menos 15 pessoas são suspeitas de participar da ação.

Nem mesmo doações feitas por devotos a Iemanjá, que teve o seu dia festejado na quarta-feira (2), passaram incólumes pelos bandidos, que invadiram e roubaram o cofre de donativos da Colônia de Pescadores do bairro do Rio Vermelho. Segundo o presidente da Associação de Pescadores, Marcos Souza, foram levadas todas as moedas que estavam no cofre.


Jornal El Paris



Tática de grevistas lembra greve da Polícia Militar em 2001

Naquele ano, PMs e civis deflagraram um movimento, no qual saques e fechamento de lojas levaram caos ao estado

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 11:46
Jairo Costa Júnior
As operações de terror atribuídas aos grevistas pela cúpula da Secretaria da Segurança Pública  lembram o pânico que tomou conta da Bahia na greve de julho de 2001. Naquele ano, PMs e civis deflagraram um movimento, no qual saques e fechamento de lojas, interdição de ruas e o uso ostensivo de armas  levaram caos ao estado, sobretudo a Salvador, onde o medo reinou de 5 a 18 de julho. 

A intensidade das novas ações ainda é menor, mas as estratégias se assemelham: em grandes avenidas, lojas são fechadas após pessoas, supostamente PMs, alertarem sobre a iminência de arrastões. Foi assim na Manoel Dias, informou uma das caixas da Farmácia Santana, um dos poucos estabelecimentos ainda abertos na via. 

Ao contrário de 2001, quando amotinados, com armas e capuzes tomaram quartéis, o novo QG dos grevistas,  agora “fardados” de bonés e óculos escuros, é a Assembleia Legislativa. De lá, saem ordens para tocar o terror nas ruas: tomada de ônibus, achados depois com marcas de tiro, e danos a carros da polícia - ontem 14 deles, 11 com pneus furados.

Cesta do Povo do Largo do Japão, na Liberdade, foi saqueada na sexta-feira (3)





Informações ainda não confirmadas dão conta de que a PM do Rio de Janeiro e de Coritiba pararam e que representantes da ONU e dos Direitos Humanos estariam na Assembléia Legislativa. Não há movimentação de Polícia Federal nem COE por enquanto. Segundo Mário Ksz Marco Prisco disse que aceita abdicar de até 4 itém da pauta de Reinvindicações. Ainda de acordo com Prisco, todo Interior está parado.

Ministro da Justiça pede reserva de vagas em presídios de segurança máxima para PMs
Cúpula da Justiça reunida em Salvador | Foto: Manu Dias/ Secom
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou neste sábado (4), durante reunião com autoridades em Salvador, que já pediu a reserva de vagas em dois presídios de segurança máxima para transferir, se for preciso, os policiais militares que cometeram atos criminosos, segundo informações do jornal O Globo. Cardozo disse que a Polícia Federal já está orientada para que transgressões à lei sejam apuradas e punidas com o máximo rigor. O titular da Justiça ressaltou que depredações e ataques a equipamentos que estão submetidos à Operação de Lei e Ordem configuram crime federal. “Portanto, a Polícia Federal poderá investigar, apurar e submeter as ações ao Ministério Público Federal, para que as medidas corretas sejam tomadas, sem prejuízo das sanções no âmbito do Estado e nas ações que o Ministério Público Estadual deve adotar”. O presidente da Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia, Marco Prisco, negou que os grevistas tenham sido responsáveis pelos atos de vandalismo vividos em Salvador desde que a paralisação foi deflagrada. Ele disse que, por iniciativa espontânea do movimento, as 16 viaturas trazidas por grevistas para frente da Assembleia Legislativa serão devolvidas. Ainda assim, a Justiça determinou no final da manhã deste sábado (4) a reintegração de posse dos veículos apreendidos ilegalmente pelo manifestantes. 


Compartilhando do Facebook

Valdeck Filho
Em resposta a população baiana, o movimento grevista está disposto a abrir um canal de comunicação com o governo e avisou aos representantes do Estado que as viaturas que estavam na frente da Assembleia Legislativa serão devolvidas.

A fim de mostrar que o intransigente é o governo não os grevistas.




Site da Aspra

Comandante da CAERC - Major Rivas assume risco de confronto com policiais em Ilhéus


A vaidade do comandante da CAERC (Cipe), Major Rivas, tem colocado a cidade de Ilhéus em estado de tensão. Isso porque, o comandante anunciou que iria, a qualquer custo, colocar as viaturas nas ruas cidade (atitude reprovada pelo movimento), depois de ter uma de suas viaturas recolhida na tarde de ontem, 03, para o pátio do 2ºBPM, por policiais que manifestavam pacificamente sobre os desmandos do governo Wagner, e defrontaram-se com guarnições da CAERC.Naquele episódio o Tenente Pires chegou a apontar a arma para a cabeça de um policial.


Em contato com os policiais aquartelados no 2º BPM, nessa noite, a informações é que o Major Rivas está assumindo o risco pelo derramamento de sangue, caso algum confronto exista, e a decisão de colocar os soldados nas ruas da cidade, pode causar um dano muito maior, do que a perda do cargo de comandante da CAERC.


Ainda informou os policiais, que as causas que motivam a luta contra o poder abusivo do Governo  Wagner, são as mesmas dos praças que compõe a CAERC, afinal todos são policiais militares da Bahia, e que a vitória de todos não pode ser atribuída apenas ao sacrifício de poucos.

Compartilhando Facebook
Outra informação é que Marco Prisco, líder da Aspra, está em reunião com o deputado Sargento Isidorio, do PSB.
E mais um evento é suspenso por conta da greve. As apresentações de hoje e amanhã da peça "7 Conto" no Teatro Jorge Amado foram suspensas. Os ingressos podem ser trocados na bilheteria para o próximo fim de semana.
 



Compartilhando Facebook

Maurício Valverde
QUEM FALOU ISSO FOI O EX-PRESIDENTE LULA. E AGORA COME ESSES ARRASTÕES O PT COLOCA A CULPA NO POLICIAL?

Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a Greve de 2001.

"Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. O que o governo tentou vender? A impressão que passava era a de que, se não houvesse policial na rua, todo baiano era bandido. Não é verdade. Os arrastões na Bahia me lembraram os que ocorreram no Rio em 92, quando a Benedita [da Silva, petista e atual vice-governadora do Rio] foi para o segundo turno [nas eleições para a prefeitura]. Você percebeu que, na época, terminaram as eleições e, com isso, acabaram os arrastões?"

"A PM pode fazer greve. Minha tese é que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário mixo, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra", disse. — com Marco Prisco e outras 9 pessoas.

www1.folha.uol.com.br
Ambiente Bichos Blogs Celebridades Colunistas Comida Equilíbrio e Saúde Folhateen Folhinha Ilustríssima Revista sãopaulo Saber Turismo


 Salvador Diário
Governador nega Anistia

Governador Jaques Wagner: “Os doze mandatos de prisão já foram emitidos e, a partir deste momento, eles são fugitivos da lei. Não vou conceder anistia para quem quer promover a desordem e o pânico de armas em punho”

“A primeira pauta das reivindicações é a anistia. Isso é a prova de que eles sabem que estão cometendo crimes. O pedido de anistia não será salvo-conduto para barbaridades cometidas”
 Compartilhando Facebook
Mário KSZ
O governador Jaques Wagner está agora sobrevoando o CAB para acompanhar o movimento dos grevistas. E até agora ainda não há confirmação de algum encontro, hoje, entre o governador e os líderes da greva da PMBA, a ASPRA.


Radialista é demitido por criticar governo durante a greve

O radialista e jornalista Valdeck Filho anunciou há pouco que foi demitido da TV Aratu devido ao seu posicionamento durante a greve dos policiais militares no programa "Na Mira" e em seu perfil no Facebook.


Valdeck soube da demissão ao chegar às 20h para o plantão na emissora. Ele declarou ter sido vítima da "tirania de um governo fascista" por mostrar "as difíceis condições de trabalho dos policiais civis e policiais militares" e a intransigência do governo do Estado durante a greve.



A Tarde

Ocorrências criminosas em Salvador aumentam com greve dos policiais militares.

04/02/2012 às 14:33
  | COMENTÁRIO (0)

Ocorrências criminosas em Salvador aumentam com greve dos policiais militares

Agência Brasil

A greve dos policiais militares na Bahia, que entrou neste sábado, 4, no seu quarto dia, já tem como consequência o crescimento das ocorrências criminosas. Desde o início da paralisação, na quarta-feira, 1º, a região metropolitana de Salvador registra 50 homicídios. O número é 117% maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

A falta de policiais nas ruas gerou uma onda de saques e violência em todo o estado. Só nesta sexta-feira, 3, 58 carros foram roubados e algumas lojas arrombadas e saqueadas. Cerca de 3 mil militares da Força Nacional e de unidades das Forças Armadas estão sendo enviados ao estado para fazer a segurança da população. Mais 4 mil militares da 10ª Região Militar, em Fortaleza (CE), podem ser deslocados para reforçar o policiamento na Bahia.

Alguns shows e atividades culturais agendadas para este fim de semana foram cancelados. Entre elas, um evento musical com a participação da cantora Ivete Sangalo.

Os policiais em greve estão acampados em frente à Assembleia Legislativa. Eles reivindicam a aprovação do plano de carreira, regulamentação da gratificação de atividade policial, nível 5, melhores salários e condições de trabalho.

Para avaliar a situação, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, estarão hoje (4) em Salvador a fim de acompanhar as operações das Forças Armadas na garantia da segurança da população durante a greve. O diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, também participam da comitiva.

 

Correio*

PMs envolvidos em crimes serão levados para presídios de segurança máxima, diz ministro

A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em uma coletiva realizada neste sábado (4)


Foto: Secom

Policiais do Exército tomam conta da cidade
Da Redação
Policiais militares que cometeram crimes durante o período de greve serão enviados para presídios de segurança máxima na Bahia. A informação foi divulgada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em uma coletiva realizada neste sábado (4), na Base Aérea, para falar sobre a violência no estado.

Acompanhado do governador Jaques Wagner, do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e da secretária Nacional da Segurança Pública (Senasp), Regina Miki, o ministro disse ter recebido da presidente Dilma Rousseff autorização para instauração da 'operação de lei e de ordem'.

A operação, prevista na Constituição Federal, trouxe, segundo o general, 'o maior contingente operacional já feito em operações dessa natureza. Mais de três mil homens'. A Polícia Federal está responsável por apurar e investigar a atuação de policiais nos crimes realizados durante a greve que já dura cinco dias. 'Depredações a equipamentos, que estão nesse momento submetidos à operação de lei e ordem, qualifica-se como crime federal', salientou o general.

O governador Jaques Wagner informou que não concederá anistia aos policiais envolvidos em invasões, depredações e outros crimes contra o Estado. 'Não vamos negociar', acrescentou.

Um contingente de 2.350  militares, entre integrantes da Força Armada (Exército, Marinha e Aeronáutica) e da Força Nacional, já está na Bahia para dar segurança à população. A previsão é que mais 600 militares sejam somados a este contingente.

Segundo o  oficial de comunicação da 6ª Região Militar, tenente coronel Márcio Cunha, os Policiais do Exército (PEs) estão sendo distribuídos nos locais de grande aglomeração. “A operação está começando nos locais onde foram detectados maiores danos ao patrimônio público, mas as tropas estão se deslocando”, explicou.

O tenente coronel disse ainda que 150 homens da Força Nacional, formada por PMs selecionados em diversos estados, começaram a atuar na região do aeroporto e se deslocaram para parte da Paralela. Hoje, está prevista a chegada de mais 250 homens.
Com informações da repórter Luciana Rebouças


POLICIAIS MILITARES MANIFESTAM POR SEUS DIREITOS



* Informações dão conta de que a polícia federal está pronta para invador a Assembléia e garantir os 12 mandados de prisões expedidos, e levá-los para um presídio fora do estado. Um absurdo.

* Compartilhando Facebook
 Quem perdeu, perdeu as palavras que um Coronel do Rio de Janeiro proferiu esta manhã por telefone diretamente com os grevistas da PM da Bahia externando apoio ao movimento através de uma rádio.... FODA DEMAIS! Força e Honra!
Jornalistas do atarde que chegavam na Assembléia Legislativa da Bahia no momento aproveitou e pediu para entrevistá-lo... ELE CHAMOU OS OFICIAIS DE POLÍCIA DAQUI DE COVARDES 
por não apoiarem a greve além de informar que dia 10 de fevereiro a PMRJ também vai parar... hahahahaah 

A repórter, coitada, diante de toda ccoesão e firmesa no discurso nem sabia o que perguntar direito pra ele.. filmamos tudo com a intensão de logo, logo publicarmos na íntegra, já que sabemos que a imprensa local colocará tudo distorcido como tem feito nos últimos 5 dias...rsrsrsrsrs...
Como ele mesmo disse.. quem retrocede é covarde... e é por isso que vamos seguir até o fim...



FOI DECREADO ESTAGIO DE SITO NA BAHIA, AGORA QUEM COMANDA É O CORONEL DO EXERCITO.

Marco Prisco

O PRESIDENTE DA ANASPRA RIO DE JANEIRO, MANDOU INFORMAR QUE SE HOUVER INVASÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA A POLICIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PARA.


 Mário Kertész
 Está confirmado que a Casa Lotérica Estrela da Sorte, na Vila Laura, foi assaltada agora a pouco por quatro garotos armados. A Policia já foi acionada e está no local, por isso ainda não há mais detalhes da ocorrência. A qualquer momento traremos novas informações.
 Bahia Notícias
Sábado, 04 de Fevereiro de 2012 - 11:20

Greve da PM: 58 carros roubados em Salvador em 24 horas

Cinquenta e oito carros foram roubados em Salvador e Região Metropolitana (RMS) nesta sexta-feira (3), quarto dia de greve de parte do efetivo da Polícia Militar (PM) na Bahia. Os números foram divulgados no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) conseguiu recuperar outros 17 veículos roubados no mesmo período. Os bairros campeões em número de ocorrências foram Brotas, com seis automóveis roubados, e Itapuã, onde foram registradas cinco ações deste tipo. Neste sábado (4), mais um carro foi levado por bandidos, dessa vez no bairro do Imbuí.
Compartilhando Facebook


De César Marques

Durante entrevista coletiva realizada na manhã deste sábado, juntamente com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governador Jaques Wagner, afirmou que o clima de insegurança e desespero nas ruas da capital foi criado pelos boatos espalhados e pelos crimes cometidos com a intenção de assustar a população.
Comentário : Então as pessoas que morreram nos últimos dias foram vítimas de tiros psicológicos....

Justiça brasileira prepara presídio de segurança máxima para os policiais grevistas....PMs serão levados a presidios federais. Ministro já pediu 12 vagas.


Bahia Notícias
Os rumores de arrastões e saques em diversos pontos da capital baiana têm gerado insegurança na população local, mas, segundo a Central de Polícia, muitas situações não passam de boatos gerados pelo clima de instabilidade. No bairro de Cosme de Farias, notícias de que o supermercado da rede Todo Dia havia sido invadido por saqueadores foram desmentidas pela polícia. Segundo informações da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), uma viatura foi deslocada ao local, mas não constatou nenhum tipo de anormalidade. Na Ribeira, próximo ao campo de futebol do bairro, rumores de que homens encapuzados e armados circulavam pela região causaram pânico na população, mas não foram confirmados pela polícia. Também não foram ratificadas as informações de onda de assaltos na Avenida Silveira Martins, no Cabula, e na Avenida Lima e Silva, na Liberdade, onde os comerciantes fecharam as portas no final da manhã.

Folha Online
04/02/2012 - 13h34

Policial morre com 15 tiros na BA; mortes chegam a 59 com greve

Publicidade
JEAN-PHILIP STRUCK
DE SÃO PAULO
Atualizado às 13h52.
Um policial civil morreu em Salvador (BA) na manhã desta sábado após ser atingido por 15 tiros. Este é o 59° homicídio registrado na capital baiana desde o início da greve da Polícia Militar, na terça-feira (31).


De acordo com a Polícia Civil, João Carvalho Filho, 48, foi morto por volta de 10h, enquanto estava em seu carro, parado numa avenida do bairro Iguatemi, próximo a uma área de invasão conhecida como "Polêmica".
Ele aguardava a mulher sair do médico quando foi baleado. Carvalho morreu na hora. Segundo a polícia, sua arma foi levada.

A Polícia Civil ainda não sabe quantas pessoas participaram do crime. As investigações são conduzidas pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). A polícia afirma que ainda não há suspeitos.
Carvalho era coordenador do plantão da Delegacia para o Adolescente Infrator. Segundo a Polícia Civil, ele estava na corporação havia dois anos.


Adriano Vizoni/Folhapress
Homens do Exército fazem reforço do policiamento do Pelourinho durante greve da Polícia Militar na Bahia
Homens do Exército fazem reforço do policiamento do Pelourinho durante greve da Polícia Militar na Bahia
SEGURANÇA
 
Salvador vive uma onda de saques e assaltos desde o início da greve da PM. Cento e cinquenta homens da Força Nacional foram enviados para o Estado por causa da greve. Outros 500 deverão chegar até o fim do dia de domingo (5). O Exército também deverá encaminhar, ao todo, 2.000 homens até amanhã.
Segundo o comando do 18º Batalhão da PM, um novo boato de arrastão fez com que comerciantes fechassem as portas mais cedo ontem (3) na avenida Sete de Setembro e outras vias da região central de Salvador. O mesmo já havia ocorrido no dia anterior.

Também no centro da capital baiana, uma mulher foi morta a tiros na noite de ontem na praça da Piedade. Segundo a polícia, o crime aconteceu durante um tumulto, com correria e tiroteio.7

Boatos apontavam que ela amamentava o filho no momento em que foi atingida, mas a informação foi negada pela polícia. A corporação investiga se a confusão teria começado devido a um arrastão que teria ocorrido na região.

No Pelourinho, o policiamento passou a ser feito por homens do Exército, com metralhadoras e fuzis. Shows do Olodum, da cantora Ivete Sangalo, entre outros, foram adiados.

Correio - 04-12-2012

Supermercado G Barbosa é saqueado por criminosos

Pelo menos 15 pessoas são suspeitas de participar do roubo

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 10:32
Visualizações: 6473

Tamanho da letra: -A | +A


Redação CORREIOAtualizado às 10h40
Um supermercado da rede G Barbosa, localizado na avenida Ogunjá, foi saqueado durante a madrugada deste sábado (4). Pelo menos 15 pessoas são suspeitas de participar do roubo.

Vidros do supermercado foram destruídos e o local foi invadido e saqueado. Foram roubados eletrodomésticos, como televisão e computadores, além de bebidas. Câmeras do circuito interno de segurança vão ser utilizadas para identificar a ação dos criminosos. Até as 10h30 deste sábado, ninguém foi preso. 

Loja incendiada após saque
Ainda na madrugada deste sábado (4), uma loja de móveis na Estrada das Barreiras foi saqueada e incendiada. A loja Top Móveis foi arrombada por cerca de 15 homens que atearam fogo ao prédio após o roubo. 

O Corpo de Bombeiro precisou ser acionado. A loja, que funciona em um prédio de três andares, ficou completamente destruída e o local foi condenado pela Defesa Civil.
Jaques Wagner fala sobre greve

O governador Jaques Wagner se pronunciou em rede estadual de rádio e TV na noite desta sexta-feira (3) e falou sobre a situação de insegurança e "intranquilidade" na Bahia depois que uma associação de Policiais Militares decretou greve esta semana. O governador afirmou que doze mandados de prisão já foram expedidos desde o início da greve parcial. O pronunciamento durou 3 minutos. 

Wagner disse que agiu "imediatamente e com rigor" contra um grupo de policiais que usou "métodos condenáveis" que causaram medo na população. Wagner ressaltou investimentos na segurança e disse que o seu governo sempre esteve aberto a negociações.
Com informações da repórter Priscila Chammas



*A Tarde - 04-02-2012

Bancos e TV são alvo de vândalos em Barreiras

Miriam Hermes | Sucursal Barreiras

Disparos contra a fachada de duas agências do Banco do Brasil de Barreiras (Centro e Barreirinhas), bem como em estabelecimentos comerciais e a TV Oeste (afiliada Globo) foram ações de criminosos que assustaram a população, depois da adesão por unanimidade da Associação dos Policiais Militares do Oeste da Bahia (APMO) ao movimento grevista.

Com um mercado no bairro Vila Rica, Fernando Vieira, 41 anos, destacou que neste período está fechando o comércio mais cedo “porque com os PMs trabalhando, nós já vivemos com medo, pois eles não dão conta de tudo e agora (com a greve na PM), não estou nem querendo abrir as portas”, disse, ressaltando que tem ouvido muitos tiros à noite “para intimidar os cidadãos de bem”.

A situação de pânico entre a população também desencadeou medidas preventivas, como o cancelamento das aulas na Faculdade Unyhana nesta segunda-feira (06), segundo o diretor Leonardo Almeida. Ele destacou que no início da semana a direção vai avaliar as condições da segurança na cidade e decidir quando retoma as aulas.

No entanto, de acordo com o comandante do 10º Batalhão de Policia Militar (10º BPM), Osival Cardoso, não há motivo para o medo generalizado. “O patrulhamento das ruas está sendo feito normalmente com uma Companhia Especial e com equipes formadas por oficiais e alunos do curso de formação em estágio avançado”, disse.

Ele acrescentou que tem apoio especial de uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Cerrado) e duas patrulhas do exército, por meio do 4º Batalhão de Engenharia de Construção.

Ainda conforme o comandante, “apenas o patrulhamento à pé é que não está acontecendo”.
Jornal A Tarde
04/02/2012 às 12:21

Greve de PMs baianos pode virar movimento nacional

Da Redação, com informações de Juliana Brito
A greve de parte dos policiais militares baianos, iniciada na quarta-feira, 1º, poderá desencadear um movimento nacional.

Segundo o secretário da Associação Nacional de Entidades Representativas de Praças Militares Estaduais (Anaspra), Roberto Caetano, que visitou os PMs baianos amotinados na Assembleia Legislativa, há uma possibilidade de a polícia militar do Rio de Janeiro aderir ao movimento.

Informação foi confirmada pelo coronel Almir Rosa, comandante do policiamento militar do Rio de Janeiro. Segundo ele, haverá, na próxima sexta-feira, 9, uma reunião na Cinelândia do Rio de Janeiro, para discutir se haverá greve no estado. Se acatado, o movimento no Rio começa no dia 10 de fevereiro.
O motivo da mobilização é a busca de melhorias de condições de trabalho da categoria.
Caso o comando da PM carioca decida entrar em greve, haverá a solicitação do apoio das polícias militares de outros estados brasileiros.

Nesta sexta, 3, mulheres de policiais cariocas se reuniram no Largo do Machado e seguiram em caminhada para o Palácio Guanabara, sede do governo estadual, onde fizeram um panelaço.

Reajuste - Em uma tentativa de conter a ameaça de greve, o governador do Rio, Sérgio Cabral, enviou uma mensagem na abertura dos trabalho na Assembleia Legislativa do Estado, alterando as regras dos reajustes previstos para a categoria. 

Segundo o novo modelo, em fevereiro será concedido 10,15% de aumento.

http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=5806809&t=Greve+de+PMs+baianos+pode+virar+movimento+nacional

Folha Online

04/02/2012 - 09h07

Com greve da PM, região de Salvador tem 29 homicídios em 30 horas

Com a Polícia Militar em greve, a Secretaria de Segurança registrou 29 homicídios durante todo o dia de ontem e a madrugada deste sábado na região metropolitana de Salvador. Desses, 28 mortes ocorreram na sexta-feira, além de dez tentativas de assassinato.


O número de homicídio registrado ontem é bem superior ao registrado na sexta-feira anterior, quando houve 13 mortes desse tipo registradas. Um homem morreu hoje, na praça São Brás, por volta da 0h20.
Com a PM em greve, homens do Exército e da Força Nacional estão sendo deslocados para o Estado.
Segundo o comando do 18º Batalhão da PM, um novo boato de arrastão fez com que comerciantes fechassem as portas mais cedo ontem na avenida Sete de Setembro e outras vias da região central de Salvador. O mesmo já havia ocorrido no dia anterior.

Também no centro da capital baiana, uma mulher foi morta a tiros na noite de ontem na praça da Piedade. Segundo a polícia, o crime aconteceu durante um tumulto, com correria e tiroteio.

Boatos apontavam que ela amamentava o filho no momento em que foi atingida, mas a informação foi negada pela polícia. A corporação investiga se a confusão teria começado devido a um arrastão que teria ocorrido na região.

No Pelourinho, o policiamento passou a ser feito por homens do Exército, com metralhadoras e fuzis. Nem a ostentação das armas de guerra nem a presença dos militares amenizaram o clima de insegurança no local. Ao todo, 2.600 homens da Força Nacional e do Exército devem reforçar o policiamento até amanhã.


Arestides Baptista/Agência A Tarde/Folhapress
Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas
Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1043992-com-greve-da-pm-regiao-de-salvador-tem-29-homicidios-em-30-horas.shtml

Correio*

Durante show, Ivete Sangalo cometa sobre greve da PM na Bahia

"Não existe joia mais preciosa do que os meus baianos", disse ela no palco do Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul

04.02.2012 | Atualizado em 04.02.2012 - 12:33

Foto: Edgar de Souza/Divulgação

IIvete Sangalo comentou sobre greve da PM na Bahia
Da Redação

Nesta sexta-feira, 03, a cantora Ivete Sangalo - uma das atrações do Planeta Atlantida que acontece no Rio Grande do Sul - falou pela primeira à respeito da paralisação da Polícia Militar na Bahia.

Entre uma música e outra, a baiana soltou o verbo: "Queria aproveitar e falar sobre a greve de policiais na Bahia. Nós somos artistas e cidadãos. Temos direito à segurança. Espero que a tranquilidade se restabeleça porque não existe joia mais preciosa do que os meus baianos".

Outros artistas também se manifestaram sobre a greve, que está gerando caos em Salvador e no interior do estado. A ex-BBB Anamara, que já foi policial militar, disse em seu perfil no Twitter que entende "os motivos destes profissionais de segurança pública".

A Tarde

04/02/2012 às 02:32

Capital registra 35 homicídios em 48 horas e onda de saques



Cenário de caos na Grande Salvador, na sexta, dia 03, no quarto dia da paralisação de parte dos policiais militares. Ocorreram homicídios, saques a estabelecimento comerciais, e o desespero da população nas ruas da cidade. Os números das ocorrências refletem a insegurança: em menos de 48 horas foram 35 homicídios em Salvador e Região Metropolitana, de acordo com registros da Secretaria de Segurança Pública.
População também saiu mais cedo do trabalho nesta sexta
Apenas em Pituaçu, na sexta, foram mortas quatro pessoas de identidade ignorada. Também foram registrados homicídios em Ipitanga,  Sete de Abril, Engomadeira, Madre de Deus, Jaguaribe, Bom Juá, Vila Canária e Liberdade.
Diversas lojas foram saqueadas, entre as quais cinco são da Cesta do Povo. As lojas da Cesta do Povo dos bairros de Caixa D'Água, Ogunjá, Liberdade, Mata Escura e Pirajá sofreram arrombamentos.  Na Mata Escura, só restaram as prateleiras.
Na madrugada, as lojas da Casas Bahia e Laser Eletro, da Av. Lima e Silva, na Liberdade, foram saqueadas. Apenas mercadorias de grande porte como geladeiras e fogões não foram levadas. Na Sete Portas, a loja da Ricardo Eletro teve eletrodomésticos roubados após ter a porta arregaçada.

Adultos, adolescentes e crianças – muitas crianças – aproveitaram a ausência de policiais militares nas ruas para saquear diversas lojas na tarde de ontem, na Rua 8 de Novembro, em Pirajá. A loja de móveis e eletrodomésticos Self Shop Eletro, a GL Calçados e Pegadas Calçados, o Supermercado Todo Dia e pelo menos duas mercearias foram saqueadas. Na madrugada, a Cesta do Povo também havia sido saqueada.

O pequeno efetivo policial ineficiente na madrugada foi aproveitado pelos saqueadores também na Cidade Baixa. Várias lojas da Rua Barão de Cotegipe, no bairro da Calçada, foram arrombadas.
A Polícia Militar prendeu oito pessoas que arrombaram uma loja de eletroeletrônico, localizada na Baixa dos Sapateiros. Outros três foram presos  ontem à tarde, suspeitos de realizar arrastões no Vale das Pedrinhas.

Boatos de assaltos na região do Rio Vermelho assustaram moradores e comerciantes da região. O comércio fechou as portas, inclusive a loja do Bompreço, que fica no bairro. De acordo com informações da 28ª Delegacia, um grupo de dez homens foi surpreendido pela polícia quando assaltava lojas e pedrestres no bairro.


Susto - Os centros comerciais  fecharam as portas no final da tarde, motivados pelos boatos sobre arrastões no Shopping Itaigara e na Avenida Paralela. O fotógrafo Fernando César estava no Shopping Barra quando este estabelecimento começou a fechar as lojas. “Começou um boato de que o shopping seria invadido e as pessoas começaram a se abrigar em lojas ainda abertas e a ligar para seus parentes”, conta.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio Estado da Bahia (Sindloja Bahia), Paulo Mota disse que a orientação dada aos lojistas foi manter o comércio aberto. Ele admite que a medida vai ter um alto custo para os comerciantes do Estado. “Calculo um prejuízo de 80% nas vendas do varejo. É uma situação muito difícil”, diz.

A Tarde

Transalvador suspende atividades neste final de semana

Da Redação

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) suspendeu suas atividades durante este sábado, 4, e domingo, 5.

Devido á onda de violência gerada pela greve de parte dos PMs baianos, apenas os serviços internos do órgão serão mantidos.

Viaturas e agentes fiscalizadores estão aquartelados e só irão para as ruas caso algum acidente de grande porte seja registrado.

Greve - Na sexta-feira, 3, a Transalvador tinha decidido retornar ao trabalho depois de três dias de paralisação, que começou na quarta-feira, 1º, com somente 30% do efetivo nas ruas para realizar blitzes de alcoolemia, operação praia, fiscalização de táxis e zona azul, dentre outros serviços.

Blog de Turismo do Folha Online

03/02/2012

A crise na Bahia e a imagem do Brasil

Convocada pela Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), a greve de policiais militares, que deixa um rastro de sangue e de saques em Salvador, envergonha o Brasil.
O momento é difícil para o povo baiano e certamente repercute na imprensa estrangeira afastando potenciais visitantes de uma cidade vocacionada para o turismo.

Há anos, quando a companhia aérea portuguesa TAP reinventou o turismo brasileiro e lançou os voos diretos e diários entre Lisboa e Salvador, europeus passaram a vir em grande número para a capital baiana, aliás, a primeira capital do país.

Repleta de história e de cultura, berço da melhor música popular brasileira, a Cidade da Bahia é ímpar, dividida entre a Cidade Alta (com seu Pelourinho) e a Baixa, diante de uma das mais belas baías do mundo.

Quem visita Salvador logo se deslumbra com a circunstância geográfica, a energia do povo, as comidas do mar e do sertão, as baianas de acarajé paramentadas a vender seus quitutes, o fausto das igrejas.
E, também, com as praias do entorno, caso de Itapoã, uma praia que virou canção, e de Arembepe, com seus arrecifes e barcos de pesca, para ficar em apenas dois exemplos de lugares idílicos.

Diante da selvageria que toma de assalto Salvador agora, pouco antes do Carnaval, é de se perguntar: ainda que os policiais militares ganhem pouco e façam jus a uma melhor remuneração, eles têm direito de colocar a população em pânico e de enxovalhar o nome do Brasil?
Escrito por Silvio Cioffi às 20h23

Bahia Notícias

Sábado, 04 de Fevereiro de 2012 - 12:40

Lojas da Cesta do Povo e da Ricardo Eletro são saqueadas durante a madrugada

por Patrícia Conceição
As lojas da Cesta do Povo, no bairro do Comércio, e da Ricardo Eletro, na Baixa dos Sapateiros, foram arrombadas e saqueadas na madrugada deste sábado (4), em Salvador. Segundo informações da Central de Polícia, o estabelecimento da Cesta do Povo teve a janela lateral danificada e diversos produtos roubados. Já na Baixa dos Sapateiros, suspeitos ainda não identificados arrombaram a porta principal da Ricardo Eletro e levam vários produtos, entre eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os dois estabelecimentos encontram-se fechados neste sábado. Nos dois casos, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realização de perícia. Nenhum suspeito foi identificado ou preso até o momento.

Bandidos arrombam Colônia de Pescadores e roubam doações para Iemanjá
Foto: Max Haack/ Ag. Max Haack/ Bahia Notícias
Criminosos invadiram a Colônia de Pescadores do Rio Vermelho, na manhã deste sábado (4), e roubaram as doações em dinheiro para Iemanjá que estavam guardadas em um cofre. “Nós limpamos a casa ontem [3], coletamos todas as ofertas colocadas dentro da gruta de Iemanjá e guardamos dentro desse cofre. Só que enquanto eu esperava um caminhão-pipa passar por aqui, alguém arrombou a nossa casa, quebrou as janelas e levou o cofre”, contou o presidente da Associação de Pescadores, Marcos Souza. A estimativa é de que tenha sido roubada uma quantia de aproximadamente R$ 600 em moedas. O cofre foi encontrado vazio por um pescador pouco depois, na praia do Rio Vermelho. “Quem quebrou o vidro da janela e arrombou a colônia conhecia o local, conhecia a nossa rotina, sabia que eu estava fazendo a limpeza na casa e que o cofre estava ali dentro”, denuncia. O roubo foi registrado na 7ª Delegacia (Rio Vermelho), que ficará responsável por investigar o caso. Informações do jornal Correio.

 BUZÚ DO PRAÇA

Tenente Pires da CAERC puxa arma para matar soldado em Ilhéus

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012


Uma manifestação pacifica quase termina em tragédia em Ilhéus. No exato momento em que a manifestação passava na frente da saída da CAERC, quatro viatura da especializada estavam saindo para fazer policiamento.  Vários motoclistas fecharam, sendo que duas conseguiram furar o bloqueio. Revoltado com a situação o tenente da CIPE Cacaueira (CAERC), puxou a pistola e apontou para cabeça de um soldado que tentava convence-lo a desocupar a viatura. A revolta é que segundo os PMs,  havia um acordo com o major Rivas  comandante da CAERC, que se ele fosse obrigado a ter que enviar as viaturas para as ruas e os policiais paralisados encontram-se, poderiam recolhe-las para o local do aquartelamento.
Nesse momento encontram-se no no batalhão escola de Ilhéus (local do aquartelamento), negociando com os PMs para liberação da viatura.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional