[Carnaval no Pelô] Carnaval de Paz atrai famílias para o Pelô

Por Edinei Dantas

A programação lúdica e festiva, aliada a sensação de paz do Circuito Batatinha, do Carnaval 2012, atraiu enumeras famílias, turistas e milhares de crianças que invadiram as praças do Centro Histórico de Salvador. Estreando na folia, Maria Eduarda de apenas 11 meses brincava pela Praça da Sé, acompanhada pela mãe Ana Paula, a avó Rosiane Souza e a Bisavó Elena Souza, que moram na Ribeira. “Sempre preferimos vir para cá por causa da segurança e clima agradável”, disse Ana Paula.

Turistas também não faltam nas tradicionais ruas do Pelô. Há seis anos curtindo a festa momesca na Bahia, os pernambucanos Gleison e Jane Zacarias destacaram o investimento em facilitar a adaptação de quem vem de fora do estado. “Observamos que agora é muito mais fácil encontrarmos alguém para passar informações diversas. Vimos até policiais militares que falam outras línguas passando informações para estrangeiros”, salientou Gleison. A segurança também foi ponto de elogio do casal. “Circulamos já há dois dias aqui no Pelourinho, no Centro da cidade, na Barra e em Ondina e vimos muitos policiais e nenhuma situação de violência”, acrescentou Jane.



No largo do Pelourinho encontramos o casal Gilson e Elis de Jesus que observavam a alegria do filho Tiago de 10 anos. Para eles o Pelourinho é o lugar mais lúdico e seguro da cidade nesta época. “Aqui nós podemos curtir o carnaval vendo trios e bandinhas e nosso filho também se diverte com outras crianças, os bonecos gigantes e em paz”, finalizou Gilson.


A sensação de paz no Carnaval do Circuito Batatinha foi confirmada pelo médico de plantão do Posto de Saúde instalado em frente à Praça Tereza Batista, Júlio César. Segundo ele, os índices de atendimento por violência são irrisórios para a época. “Até o momento só tivemos dois atendimentos por conta de brigas. No mais, quem vem aqui é por tratar problemas crônicos de saúde, ferimentos nos pés, para auferir pressão arterial, além daqueles que trabalham no circuito e que por não poderem ingerir bebidas alcoólicas ou fumar entram em crise de abstinência”, esclareceu o médico.







Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar