#Luto - Polícia Militar se despede do criador do Hino da Corporação

            

Foi sepultado às 11h desta quarta-feira (30), com honras militares do Batalhão de Polícia de Choque, no Cemitério Campo Santo, na Federação, José Lopes Modesto, autor do hino oficial da Polícia Militar da Bahia. O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, esteve no velório onde se despediu do criador da letra da canção que imortalizou a história da Corporação.

Constituindo-se num verdadeiro hino de louvor, José Modesto destacou na letra da canção “Força Invicta”, as tradições, os feitos heroicos e as vitórias da Polícia Militar da Bahia. Para o filho do compositor Paulo Augusto, a música proporcionava momentos de alegria e emoção. “Ele se sentia orgulhoso e nunca imaginou que sua letra, feita pelo amor à Corporação, se tornaria um hino que representasse todo o histórico da Instituição”, ressaltou o filho, Paulo Augusto Modesto.

Policial militar reformado no posto de major, Jose Modesto faleceu aos 94 anos após uma parada cardíaca no Hospital Sagrada Família, onde esteve internado. Ele deixou 11 filhos.

Eis a letra da canção Força Invicta: “Centenária milícia de bravos / altaneira na fé e no ideal / atravessaram da Pátria as fronteiras / tuas armas, tua glória, teu fanal. Força invicta da terra brasileira / na Bahia irrompeu varonil / desfraldando do Império a bandeira / entre as primeiras surgiste no Brasil.

 Pelejaste no Brasil e no estrangeiro / sob o Império e na República também / jamais derrotas sofreram tuas armas / quer aqui ou em plagas além. No sul do país, norte ou centro / memorados são os teus brasões / teu heroísmo cantaram os pampas / teu denodo proclamam os sertões. Da Pátria é também a tua história / criada foste com a emancipação / o teu sangue regou nosso solo / ajudaste a edificar a Nação”.

Fonte: DCS-PMBA
Texto: Sérgio Cavalcante

Comentários

Postagens Mais Visitadas

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar