#PMBA - Polícia Militar da Bahia sob nova direção

Foto: Edinei Dantas


Por Edinei Dantas

Agora finalmente é real. Depois de vários novos comandantes gerais terem sido nomeados pelos diversos neo jornalistas fabricados pelas redes sociais, mas especificamente o WhatsApp, alguns utilizando até um novo critério de noticiabilidade que é dizer, “eu estou saindo da reunião agora”, ou “estou repassado de um amigo que saiu da reunião agora”, finalmente foi confirmado o nome do novo 01 da corporação (linguagem utilizada pela tropa). Diversos nomes foram cogitados, no final do ano, inclusive, um coronel teve a vida devassada e exposta nos “zap zaps” porque alguém anunciou que tinha certeza que ele seria o escolhido pelo Governador Rui Costa, e após vários “repassandos” a mentira se tornou quase uma verdade para muitos.

Não para este jornalista que preferiu acompanhar os fatos até o anuncio final, na esperança de ver seu assessorado realizar um de seus principais objetivos, chegar ao posto máximo da corporação. E não só por isso, até porque, como disse o Faraó Seti no filme Exôdo, que está nos cinemas, quase sempre quem busca o poder está preparado para conquistá-lo, não para exercê-lo. Porém, no caso do Coronel PM Anselmo Brandão, após 32 anos de história na Policia Militar da Bahia, chega ao Comando Geral com méritos e comprovada capacidade administrativa para comandar a quase bicentenária milícia de Bravos. A cerimônia de passagem de comando está confirmada para a próxima sexta-feira, dia 9, a partir das 9 horas da manhã, no Quartel do Comando Geral, nos Aflitos.

Nascido em Juazeiro, norte do Estado, Anselmo Brandão foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; comandante do 18º BPM (Batalhão da Polícia Militar) do Centro Histórico, em Salvador. Coordenou a implantação do programa federal Território de Paz na 23ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar) Tancredo Neves, em Salvador, onde também comandou a equipe. Ele comandou ainda a 11ª CIPM da Barra e a 10ª CIPM de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça. Em 2014, dedicou-se ao trabalho como comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador.

Segundo o Secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a experiência de Anselmo no fortalecimento das ações de policiamento comunitário e de aproximação da sociedade com a polícia, são itens que o novo governador da Bahia quer fortalecer e ampliar.

Após receber a notícia, o novo comandante disse que está entusiasmado com a missão.
— Acredito na polícia cidadã e vamos contar com cada policial militar para garantir a segurança da população da Bahia. E para isso precisamos garantir as melhores condições de trabalho e valorização da Tropa.

Lideranças da PM elogiam

As associações dos Policiais Militares da Bahia e representantes da categoria também elogiaram a escolha do Coronel Brandão para o cargo e destacaram o seu lado humano.
O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Sargento Roque Santos, ressaltou o bom trabalho e seu compromisso com a corporação. "Espero que ele continue a boa gestão que o comandante Castro vinha fazendo, principalmente na busca por melhores condições de trabalho", afirmou.

"É uma pessoa que gosta do diálogo. Esperamos que ele mantenha o mesmo posicionamento com as associações para que possamos fazer um bom trabalho para a sociedade e para os agentes da segurança pública", completou o sargento.

O Coronel Edmilson Tavares, presidente da Associação dos Oficias da Polícia Militar da Bahia (AOPM-BA), o anúncio do novo comandante foi uma boa escolha. "É um homem que valoriza a tropa. Ele é disciplinador e tem muita experiência, já que passou por importantes batalhões", disse.

"O governador começou com o pé direito. Coronel Anselmo é uma pessoa aberta e tem o interesse de aproximar as associações", destacou Tavares.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional