De Heróis a Vítimas! Cinco Policiais Militares sofreram com a criminalidade nos primeiros dias de 2015.



Por Edinei Dantas

Os Policiais Militares da Bahia encerraram o ano de 2014 em Luto, e o novo ano já se iniciou com velhas tragédias. Isto não pode continuar assim! Nesta segunda, 5, o grito de revolta e consternação ecoaram no cemitério Campo Santo, em Salvador, durante o sepultamento de mais um guerreiro vítima da violência que cada vez mais atinge aqueles cuja missão é combatê-la. O Cabo PM Eduardo Olímpio Santos Filho, de 43 anos, lotado na 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) em Vila de Abrantes foi alvejado por dois tiros à queima-roupa, efetuados por dois homens que passaram em um carro e ao avistá-lo dispararam contra ele. O Cabo Olímpio não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O velório do colega reuniu centenas de policiais militares, amigos e parentes. Os PMs demonstraram seu apoio à família do Cabo e declararam sua revolta sobre a violência contra os policiais perguntando a todo momento, “onde estavam os representantes dos Direitos Humanos?”.

Na manhã desta terça-feira, 6, mais um herói virou vítima. Três bandidos tomaram de
assalto um veículo Fox, de cor preta, pertencente a um policial militar da 48ª CIPM, de nome Márcio Roberto. O soldado que foi surpreendido com uma arma na cabeça, seguia para um passeio no momento da ação. Além do veículo, foi levado o celular e a arma do militar, uma PT 100, calibre 40. Já um Tenente PM teve melhor sorte, se é que podemos chamar de sorte ser furtado. Ainda neste fim de semana um oficial do 18º BPM-Centro Histórico de Salvador teve seu veículo furtado durante a madrugada. Porém o mesmo foi encontrado horas depois em Ondina. Uma pistola particular PT 100 e a Ponto 40 da corporação foram encontradas no veículo para alívio do PM.

Depois de perdemos um guerreiro que desfrutava merecidas férias em Alagoas no final do ano, brutalmente morto após reagir a um assalto, o inverso aconteceu no início da noite deste domingo, 4, na Lagoa do Abaeté. Enquanto passeava com a família, um guerreiro da PM de Alagoas foi assaltado e teve que reagir, mas desta vez com final feliz para o Policial Militar. Segundo testemunhas ele reagiu e atingiu os dois assaltantes que morreram no local. O policial não identificado foi encaminhado para a corregedoria da PMBA para prestar esclarecimentos.




É preciso recuperar o respeito da Tropa, oferecer condições psicológicas e incentivo à valorização da saúde do profissional, reciclagem técnica e qualidade dos cursos de soldado para evitar outros fatos que nos consternaram já no início deste ano. Um policial militar recém-formado acabou atingindo a própria panturrilha por um tiro acidental durante serviço no Campo Grande pela “Operação Cooper”, no último sábado, 3. Além da trágica perda do SD PM Montanhas, vítima de um infarto aos 38 anos, decorrente de uma doença rara que até então ele desconhecia.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando