Ilhéus: Comandante ressalta mais eficiência no combate ao crime em reunião

Por Edinei Dantas

Comandantes de unidades policiais da Região Sul da Bahia estiveram reunidos com o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, para traçar novas estratégias de combate à criminalidade e de otimização do emprego do policial militar. Entre as ações postas em pauta estão um novo modelo de aplicação do efetivo em relação à mancha criminal e de parcerias com a comunidade na utilização de câmeras de condomínios e pontos comerciais para fiscalizar ruas, com placas indicativas em localidades que aderirem ao projeto, a fim de coibir crimes.

“Precisamos alinhar o pensamento de termos uma polícia mais próxima das pessoas. Nossos comandantes de unidades têm que ser conhecidos pela comunidade, dialogar com todos e estimular a tropa a ouvir o cidadão e tratar bem aqueles que são de bem. Por outro lado vamos ser enérgicos com a criminalidade”, salientou.

Durante o encontro o coronel Anselmo Brandão disse ainda que já está trabalhando na recuperação do fôlego do Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (Proerd). “Já estamos providenciando junto a algumas empresas a obtenção de material, a fim de levarmos adiante este projeto de responsabilidade social que salva vidas e facilita o trabalho da polícia militar à medida que afasta crianças e adolescentes das drogas e da criminalidade”, explicou o comandante.

Empossado no início do mês, o comandante geral vem realizando visitas de inspeção e instrução no interior do estado e já reuniu comandantes das regiões Leste e Norte, com sedes respectivamente em Feira de Santana e em Juazeiro. Entusiasta da filosofia de policiamento comunitário, o coronel Anselmo defende uma polícia militar implacável com a criminalidade e a parceria com o cidadão de bem. Outras ações tratadas na reunião precisam ser mantidas em sigilo por serem consideradas estratégicas.



O encontro contou ainda com apresentação de dados estatísticos sobre a criminalidade na região e métodos de combate das ações delituosas a partir da análise do “modus operandi” dos criminosos, com palestra ministrada pelo coronel Barbosa Neto. Na próxima semana o encontro deverá ocorrer em Barreiras reunindo comandantes de unidades da Região Oeste.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar