[Notícias Policiais] Polícia mata dois assassinos de soldado e prende quatro envolvidos

Após a morte de Gil que tentou fugir, foi a vez do Corcunda cheirar rosas, como diz uma gíria aí. Elton Carlos Souza de 22 anos foi fatalmente ferido em troca de tiros com policiais da Rondesp nesta madrugada de sexta para sábado, 14.

Quando traficantes assassinaram o soldado PM Tiago Serra Gonçalves, 24 anos,  compraram briga com toda a polícia. E, na caçada aos criminosos, uma força-tarefa formada por policiais civis e militares fechou o cerco aos criminosos ligados ao traficante Gordo. Na operação, realizada na tarde de quinta-feira, em Simões Filho, um dos assassinos foi morto e um adolescente de 16 foi apreendido. O menor também participou do crime. 

Outros dois comparsas, inclusive o autor dos tiros, Elton Carlos Souza, 22 anos, o Carcunda, estão foragidos. Ainda nas incursões, dois integrantes do mesmo bando foram presos: um em Simões Filho e o outro em Vila de Abrantes. 

A caçada aos bandidos em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), aconteceu por volta das 15h. Uma denúncia anônima à 22ª Companhia Independente dava conta de que havia um homem armado numa casa de alvenaria no bairro do CIA. “Como a gente também estava à procura dos assassinos do policial, decidimos averiguar. Foi então que cercamos o imóvel”, contou o major Ricardo Albuquerque, comandante da 22ª CIPM.

Dois integrantes da quadrilha de Gordo presos em Vila de Abrantes
O homem que portava um revólver calibre 38 era Ginevaldo Brito dos Santos, 19 anos, o Gil. Ele e o adolescente estavam escondidos no imóvel desde o dia do crime. Ainda na casa estava Edvando Nascimento Ferreira, o Cajá, que faz parte do bando de Gordo, mas não estava na hora que o PM foi morto.
Segundo o major, policiais avançaram e o adolescente e Cajá se renderam. Já Gil deixou o imóvel pelos fundos, abrindo fogo contra as guarnições. “Ele acreditou que o fato de estar armado iria facilitar a fuga”, conta o major. Gil foi alcançado e morto. 

Cajá – que tinha mandado de prisão em aberto por tráfico - e o adolescente foram levados para a 26ª Delegacia, em Vila de Abrantes, onde foi instaurado o inquérito que apura a morte do PM. Na unidade, outro integrante da quadrilha já havia sido preso por agentes da unidade: Leonardo Gonzaga Santos, o Léo Pequeno, tinha mandado de prisão decretada também por tráfico.

Foragido, Carcunda teve a prisão preventiva solicitada pelo delegado Marcos Tebaldi. Além dele, um outro integrante do bando, cujo nome é mantido em sigilo, está sendo procurado.

História Contestada 
A versão para o crime apresentada pelo major Ricardo Passos, da 40ª Companhia Independente (Nordeste), foi contestada pelo delegado Marcos Tebaldi, da 26ª Delegacia (Vila de Abrantes). Segundo o major, o PM morto na noite de quarta-feira foi vítima de uma cilada armada pela amante de 16 anos, por ordem do traficante Gordo. O motivo seria passional, já que a jovem mantinha um relacionamento amoroso com o bandido. 

O major disse que o PM retornava para casa, na Saramandaia, mas algumas ligações da jovem fizeram desviar o caminho, rumo à casa da moça, em Vila de Abrantes, onde foi morto.
No entanto, o delegado Tebaldi afirmou  que Tiago foi assassinado por ter sido identificado pelos traficantes. Disse ainda que ele havia ido à casa da jovem para devolver um molho de chaves que ela tinha deixado em seu gol branco e de vidros escuros no último encontro. Quando Tiago chegou à casa da amante foi abordado por um grupo armado. 

Os bandidos, segundo o delegado, revistaram o veículo e encontraram a farda de Tiago. O PM estava de joelhos quando foi morto. Tebaldi confirmou que o soldado mantinha um relacionamento extraconjugal com a jovem. O delegado chegou a essas conclusões após interrogar a jovem horas após o crime, além de ter ouvido o adolescente que participou do assassinato e que confirma as declarações da moça.
O  inquérito, no entanto, ainda não está encerrado. A adolescente deve ser ouvida novamente. Sem dar detalhes, ele quer ter certeza de que ela não está envolvida na morte do PM. A adolescente está sob custódia do Ministério Público Estadual. 


A mãe dela também será ouvida posteriormente. Ela confirmou que a filha ainda se encontrava com o policial.

Criminosos com fichas extensas
Todos os envolvidos na morte do PM são velhos conhecidos da polícia. O Carcunda, apontado como o autor dos disparos, responde a três inquéritos e um processo por tráfico, homicídio e assalto. 

No dia em que matou Tiago, deixou a delegacia de Camaçari, após ter sido beneficiado com um alvará de soltura. Já Ginevaldo, morto no confronto, também já foi fichado várias vezes. Só na 26ª Delegacia foram idas e vindas por tráfico e assalto. 

Depois de Gordo, o comando é dele. Segundo a polícia, ele passou de mero usuário a dono de “bocas” após a saída de um traficante conhecido como Jack, que foi expulso da área por rivais.


Do Correio*

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando