[Notícias Policiais] Diretores da APPM-BA, da capital e do interior do estado se reuniram com o Comandante Geral da PMBA

Diretores da APPM-BA, da capital e do interior do estado se reuniram com o Comandante Geral da PMBA Coronel Alfredo Braga de Castro:





APPM-BA – Policiais Militares do interior estão reclamando da escala de serviço.

CMT - Já está em andamento um estudo particularizado sobre as escalas no interior.

APPM-BA (SD Divanildo) - Em Gandu o comandante estabeleceu a escala 12x24/12x48, o que faz com que o policial extrapole a carga horária regulamentar. O Comandante então teria que pagar com hora extra ou folga. A segunda opção foi rechaçada por não ter efetivo, e não paga hora extra por não ter verba.

CMT – Eu fui contra essa escala, pedi para o colegiado votar e o resultado foi a implantação gradativa, ou seja, primeiro capital, depois região metropolitana, depois interior. Queriam que eu implantasse de vez, eu não aceitei. Eu sei que o interior é diferente da capital. Prometo analisar caso a caso. Por exemplo, eu determinei que em Paramirim a escala voltasse a ser como era antes por minha conta e risco, por ser lá uma cidade distante dentre outras peculiaridades.

“Pinto, faça uma lista as cidades que estão tendo problemas com a escala e me entregue”, solicitou o Cel. Castro.

* Transferência e movimentação de Praças:

- APPM-BA (Pinto) – É preciso ser revista a situação de policiais que trabalham em Salvador, mas que moram em cidades distantes do interior, além daqueles que trabalham no interior, mas que a família mora na Capital. Os comandantes geralmente alegam não transferir sem permuta por falta de efetivo.
 
- CMT – Vou estudar cada caso, mas de antemão não posso aceitar o seguinte: O policial faz o concurso para trabalhar em toda a Bahia, mas quando a gente chama para trabalhar nas Bases Comunitárias não aceitam, ou então trabalham de cara feia. Eu não posso trabalhar em cima de conveniências pessoas.  Mas analisarei cada caso, como de um soldado que nos solicitou transferência porque foi designado para Candido Sales e está com o filho muito doente. Inclusive a esposa dele faleceu ontem! Eu não vou chegar e dizer: vai ficar aí e acabou! Tenho justificativa para rever o caso dele.

Porém chegam aqui muitos casos como: o policial é de Feira de Santana, mas fez o concurso para Salvador. São formados em Feira, mas após a formatura tem que vir para Salvador como prever o edital. Aí o Deputado Zé Neto, outras pessoas vêm me procurar, mas não tem jeito, ele vai ter que trabalhar pelo menos três anos em Salvador. 

Traga que analisaremos cada caso, eu não estou aqui para trazer transtornos a qualquer cidadão, mas também não posso ficar a todo momento mudando as regras do jogo com a bola rolando e ficar abrindo precedentes que vão me tornar refém da tropa. Se eu perguntar quem quer trabalhar no subúrbio, ninguém vai querer! Mas se eu perguntar quem quer trabalhar na Casa Militar todo mundo vai querer e lá não cabe todos!!!!

APPM-Ba (Sargento Almir diretor da 6ª regional – Vitória da Conquista) – apresentou um caso de extrema necessidade e o CMT disse que iria agilizar a transferência.

* O comandante da PMBA informou que não existe mais transferência da PM para o BM e vice versa, a não ser em casos específicos. Para citar uma exceção, uma sargento de Eunápolis está sendo transferida da PM para o BM porque ela comprovou ter uma série de especializações que interessam à corporação de Bombeiros.

APPM-Ba (Sansão – Diretor da APPM de Porto Seguro) - Pedimos encarecidamente a implantação de um CPM naquela região. Além disso, é preciso o comandante sentar com Pinto para estudar um plano habitacional para os policiais militares que atuam em Porto Seguro.

CMT – Estamos em vias de tornar o CPM uma estrutura de ensino efetivamente da PMBA, o que vai nos favorecer ditar as normas do colégio. Hoje nós não ditamos as normas do colégio. Por que? Nós temos a média 7 no CPM, e a média para o estado é 5. Nós temos um conselho de classe que expulsa por mau comportamento e não permite repetir o ano, o estado não prevê isso em seu regimento de ensino. Ainda tem a questão da faixa etária. O estado não prevê limite, pode-se colocar uma criança de 9 anos e um menino de 15 na mesma sala. E a gente tem preservado isso aos trancos e barrancos. Sobre o CPM em Porto Seguro, tenham certeza que vai chegar, mas antes ele chega em Camaçari.

Com relação aos problemas habitacionais, essa questão se refere ao turismo que encarece os alojamentos em Porto Seguro.  A gente está trabalhando para interiorização do financiamento de casas e inclusive buscando meios de dar acesso aos policiais da reserva. Quem por sinal foi um pedido feito várias vezes pela APPM-BA.

APPM-Ba (Pinto) – Em algumas unidades da PMBA os comandantes estão impondo aos PMs trabalhar 180 horas. Nós temos a lei da GAP III que diz que terá direito a GAP III quem trabalhar 40 horas semanais.

CMT – Liste todas as unidades que fazem isso.

APPM-Ba (Antônio Jorge) - Qual a possibilidade da segunda turma de Cabos ser chamada para o curso de sargentos junto com a primeira turma formada?

CMT - Para mim o ano de 2012 será um ano de formação. Minha intensão é já no mês de abril a gente chamar uma turma de sargentos destes cabos que formaram agora. O problema que está existindo é nossa falta de capacidade de sala de aulas. Nós estamos pretendendo também a formação de 2300 policiais militares soldados. Uma solução é usar os colégios da PM que estiverem ociosos à noite. Nossa intensão é recuperar o tempo perdido em relação aos sargentos. Porém queremos é formar sargentos comandantes e não soldados graduados.

Pinto falou sobre o Plano de carreira – O comandante disse que esse era um discurso político, pois todos sabem que não se tem como implantar o Plano de Carreira na situação atual da PMBA. “Nem todo caixa de banco vai ser gerente”, disse o comandante da PMBA.

APPM-Ba (Pinto) - O soldado hoje que está na corporação há 22 anos não tem perspectiva nenhuma de chegar nem a cabo, enquanto o aspirante que entrou junto com ele já é major. Enquanto só entra, 60 oficiais, entram 3.000 praças, mas só tem vaga para 200 sargentos. Então destes três mil, mesmo com nível intelectual elevado e sendo capacitado, ficam de fora. O terceiro grau na corporação hoje é uma realidade, mas não por colaboração da PMBA e sim mérito dos policiais militares, que se esforçam para custear a elevação de seu nível acadêmico. Nós queremos, independente do concurso, que tenha um plano de carreira. Ganha o estado, ganha a corporação, ganha a sociedade que vai ter um policial mais motivado nas ruas. E outra, do jeito que está hoje, o PM pode ficar o tempo todo na moita, não colaborar em nada e quando chegar seu tempo ir para o curso, depois ir para reserva. Não vai se exigir dele produtividade, ele trabalha se quiser, se for profissional, e o cara sendo acompanhado não, pode-se voltar até a questão do merecimento para motivar a tropa. Inclusive da forma que está vocês estão nos fazendo lesar a previdência. Imagine aí, eu SD Pinto, contribuindo 27 anos para previdência como soldado, vou passar apenas 1 anos contribuindo como primeiro sargento, e vou para a reserva com provento de tenente que eu nunca contribui. Queremos apenas uma perspectiva de vir a ser cabo, sargento e assim por diante.

O CMT retrucou: Imagine só, agora então chegando 1.800 soldados, se a legislação prevê que todos esses policiais depois de 10 anos devem se tornar cabos, esses cabos vão comandar que tropa? Com mais 3.200 que vem no próximo ano vai a 4.800 cabos e de acordo com a legislação eu vou ter que chamar três mil e poucos sargentos. Aí você vai ter uma estrutura hierarquizada onde só vai ter comandante.

Pinto rebateu dizendo que no Rio de Janeiro e em Minas Gerais é assim. E a legislação prevê que a cada ano o governo tem que repor o número de soldados.

O CMT reafirmou que Pinto está fazendo um discurso que segundo Roque Santos é verdadeiro, mas que não é palpável. Disse ainda que é contra se exigir 3º grau para os concursos à Soldado, pois vai excluir pessoas que têm segundo grau e que ralaram, mas não tiveram condições de fazer uma faculdade. E aí vai ser substituído pelo pessoal que estudou. Pode ser até uma realidade, mas para mim não é a melhor opção, porque eu, Pinto e outros viemos com 2º grau, suamos para sermos policiais. Agora dizem que porque tem o terceiro grau é o cara mais educado, mentira! Que é o cara que vai servir melhor à corporação, é mentira? Se você colocar um cara que rala, estuda a noite se vira para fazer um concurso, ele vem pra aqui e dá o suor mais do que o cara que tem o 3º grau.

Salientou ainda que a promoção a Cabo já foi um grande avanço, mas que vai travar também porque não vai ter vaga para sargento. Eu sou um cara privilegiado. Não dei capote em ninguém, mas fui sempre promovido nos prazos corretos. Mas tem muito colega meu que é major ainda e ainda não têm perspectivas de chegar a tenente coronel, muito menos a coronel.

Um diretor retrucou: coronel, o oficial ao longo dos 30 anos tem 9 promoções e nós Praças, como por exemplo nosso colega diretor Antônio Jorge, que tem 28 anos de corporação, e só agora chegou a Cabo.

CMT – Eu me comprometo a reunir especialistas para fazer um estudo sobre isso, mas garanto a vocês que apenas por tempo de serviço, sem mérito, não tem como ter plano de carreira. Vamos dizer, AR - o cara por está respondendo a um AR não pode ser promovido, eu não concordo com isso, pois se ele teve o AR é porque estava na rua trabalhando, se arriscando. Agora o cara, porque ele tá trabalhando na administração, ele também não tem direito a promoção, eu também não concordo com isso. Porque a operacionalidade só está na rua porque o administrativo está atuando. Ele informou que o edital para o concurso para soldado já está pronto, autorizado pelo Governador, só esperando definição da quantidade de vagas. Pretendemos chamar a turma de 88 para o curso de cabos esse ano, mas como essa turma é muito grande não vão vir todos. Minha intensão é em 2012 formar duas turmas de sargentos, pois estamos precisando de sargentos comandantes.

SD Dantas pergunta sobre o fechamento do Hospital da PM

CMT - Eu mandei o coronel Mário Camargo me trazer informações sobre de que maneira a gente pode reabrir o Hospital. Eu quero abrir o HGPM nem que seja para dar uma injeção. Eu não posso ter uma lavanderia a cliper no hospital, tem que ser uma apropriada. Eu não posso ter na limpeza soldados terceirizando serviço e sim pessoas especializadas, temos que aumentar o quadro de profissionais de saúde e iniciar o complementar.

E por falar nisso vamos aumentar os honorários de ensino para monitores e instrutores professores do CPM. Está previsto. Há 13 anos que não se aumenta.

Com relação à Titularidade, já está previsto na nova legislação que estamos encaminhando. Os percentuais eu não lembro agora, mas existe uma projeção de 25, 50, 75% em cima do soldo em todos os graus.
Sobre a dificuldade dos policiais do interior em tirar a carteira de identidade funcional, o coronel informou que hoje você pode marcar pela internet.

 Ainda segundo o CMT não existe nada de concreto sobre a emancipação dos bombeiros. Ainda estão sendo feito estudos.

Sobre as promoções e Reserva ele informou que está acelerando tudo. Quando a documentação chega a conclusão acontece de 45 a 60 dias.

Comentários

  1. PIADA !!!! Não discutiram nada do que está sendo pedido pela ASSEMBLÉIA do dia 31 de Janeiro no CLUBE DOS BANCÁRIOS!!! A APPM não me representa em nada ! não representa nem mesmo seus associados !!! Agora marcam reunião com o CMT GERAL pra discutir o sexo dos anjos?
    Quero saber disso não!!!ASSEMBLÉIA JÁ!!! E ASPRA NELES !!!! Sei Não Viu

    ResponderExcluir
  2. Pinto vc redescobriu a roda. Por várias vezes esse presidentinho da Appmba mija fora do pinico. Nada contra os pintinhos que são bichinhos que não se vendem por porcarias. Pinto mamou e mama na associação, a vida dele já é equilibrada ele não precisa se acabar tirando serviço extra e tem sua releição garantida popr companheiros que são refens de cestas básicas e emprestimos. Fora Pinto! Vc não representa ninguem

    ResponderExcluir
  3. Sr.Aguinaldo Pinto de acordo com a historia recente o senhor NÃO TEM MORAL NENHUMA para representar a classe Policial Militar.Em momento algum na reunião vc citou a reunião do dia 31/01 tão esperada.A QUEM VOCÊ QUER ENGANAR? o senhor é o verdadeiro "PELEGO" nas lutas recentes por melhores condições de trabalho na PMBA. Vamos la irei relembrar vossa memória:Em 2001 recuou no momento mais crítico do movimento e em 2009 implantou no seio da tropa "O BIZU" falso,depois quer ser VEREADOR OU DEPUTADO que pena!!!O senhor esquece que quem te elege é a sua vida pregressa e o seu passado te condena.

    ResponderExcluir
  4. ESSA REUNIÃO FOI PARA ESVAZIAR A ASSEMBLÉIA DA ASPRA E NÃO FUNCIONOU.
    DEVERIAM ESTAR TODOS "EM FORMA" E PERFILADOS, POIS ESSAS ASSOCIAÇÕES QUE AÍ ESTÃO NÃO REPRESENTAM NINGUÉM, SÃO APENAS FORMALIDADES E BUROCRACIAS. SÃO TROPA DO CMDo GERAL, E NÃO ASSOCIAÇÕES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

#Policiando - Base Comunitária do Uruguai é inaugurada com presença do Governador