Aula inaugural dá inicio ao Batalhão Turístico da Bahia

Curta e Compartilhe nossa Fanpage para saber mais: www.facebook.com/sitejornalisando

Texto e Fotos: Edinei Dantas

Aconteceu na manhã desta terça-feira (26), a aula inaugural do curso de especialização para policiais militares que irão atuar no Batalhão Especializado em Policiamento Turístico, recém- criado através da nova Lei de Organização Básica da Polícia Militar da Bahia – LOB. O Curso tem carga horária de 102 horas, com previsão de conclusão para o dia 19 de junho de 2015. Esta primeira turma conta com 99 policiais militares de diversas graduações e a previsão é que o Batalhão Turístico tenha um efetivo de 544 policiais militares atentos não só aos turistas, mas aos baianos que visitam nossos fascinantes pontos turísticos.

Nesta turma privilegiou-se os policiais que falam outras línguas, por já atuarem no trato com o turista. No curso eles serão submetidos às disciplinas cujas temáticas versam sobre segurança pública em locais turísticos, os aspectos jurídicos da abordagem policial, os meios de resolução pacifica de conflitos, a atuação policial frente a grupos vulneráveis, a legislação aplicada ao turismo, ética e cidadania, história e turismo, habilidades básicas do atendimento ao turista, inglês operacional, além da realização de visitas técnicas a locais turísticos da Bahia e em outros estados. As disciplinas serão lecionadas por Praças, Oficiais e Civis especializados no trade turístico da Bahia.

A aula inaugural foi presidida pelo Comandante Geral da PMBA, Coronel Anselmo Alves Brandão, que falou da importância que vem dando a este tema mesmo antes de assumir o cargo máximo da corporação. “Quando eu era tenente comandei a Companhia de Policiamento Turístico do Pelourinho, e já como tenente coronel voltei para o Centro Histórico onde comandei o 18º Batalhão, e apoiei o Curso de Policiamento Turístico – CPTur, posto em prática pelo capitão Muniz, quando formamos as primeiras turmas de policiais capacitados no atendimento ao turista”, disse o comandante, reforçando a missão de servir do policial militar. “Temos que ser referência, o cidadão precisa sentir prazer de nos ter por perto”, completou.


Para o comandante do policiamento especializado, coronel Lázaro, este é um momento singular. “O surgimento de uma nova unidade especializada gera muitas expectativas e nós vamos nos empenhar com profissionalismo e eficiência”.


O Batalhão Especializado em Policiamento Turístico é comandando pelo tenente coronel Josehilton. Para ele, a especialização do policial militar com a criação do BEPTUR objetiva dar um sentido de pertença do PM ao turismo na Bahia. “O visitante precisa sentir-se acolhido, seguro e satisfeito em nossa terra e ser bem tratado pelo agente de segurança é fundamental”, finalizou ele.










































Comentários

Postagens Mais Visitadas

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador