#Segurança - Cúpula da Segurança do estado discute crimes e produtividade das Polícias na região Central de Salvador

Veja todas as fotos deste evento em nossa fanpage: facebook.com/sitejornalisando

Por Edinei Dantas

Com o objetivo de analisar e avaliar a produtividade das unidades policiais que compreendem a Região Integrada de Segurança Pública de parte da Capital Baiana - RISP/Central - a cúpula da segurança pública da Bahia se reuniu com os gestores do policiamento desta região, na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Departamento de Apoio Logístico – DAL/PMBA, no CAB. Em pauta, os números de ocorrências sobreduto dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs, a produtividade dos policiais militares e através de um bate-papo o alinhamento de informações sobre os pontos de cada bairro que precisam de mais atenção, natureza do crime, dentre outras contribuições para reforçar o policiamento na capital baiana.

A Risp/Central compreende três Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP – sendo elas: AISP (10) – Pau da Lima, AISP (11) – Tancredo Neves e AISP (12) Cajazeiras, compreendendo 28% da população de Salvador, conforme informações do CENSO e da Secretaria de Segurança Pública – SSP. A região é composta por 52 bairros, mais os trechos da Avenida Paralela.

Em análise dos números de 2015 em comparação com os dados de 2014, constatou-se uma redução de 8,1% das ocorrências de CVLIs, ultrapassando a meta estabelecida pelo Pacto pela Vida, sendo o quarto melhor colocado no Ranking das 10 regiões, perdendo para RMS (11,8%), Sul (9,7%) e Atlântico (9,6%), duas regiões da Capital e uma do Interior do estado.

TANCREDO NEVES - Destaque na redução dos números da Risp-Central, a AISP 11 (Tancredo Neves), ganhou menção pelo secretário de segurança pública, Maurício Barbosa, por estar impulsionando a queda das ocorrências, mudando um histórico outrora desfavorável. A AISP 11 registra uma variação de redução de CVLIs de 20,7%, contra 7,9% da AISP 10. A AISP Cajazeiras não teve variação.

Da reunião surgiu ainda o alerta para alguns bairros que vêm registrado crescentes ocorrências de CVLIs entre 2013 e 2015 como Porto Seco Pirajá, Vale dos Lagos, Arenoso, Nova Brasília, Sussuarana, Fazenda Grande IV e Cajazeiras VIII. Em contra partida, a Polícia Militar apresentou aumento da produtividade com uma variação positiva de 186% e 137% de prisões em flagrantes nas AISPs Cajazeiras e Pau da Lima, respectivamente; além do incremento de 127% de armas apreendidas na AISP (12).


O encontro contou ainda com a participação do Comandante Geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, do delegado geral da Polícia Civil Bernardino Brito, do Diretor do Departamento de Polícia Técnica Élcio Jeferson, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar