Segundo estudo, policiais de folga têm 6.000% mais chance de morrer em assaltos

Curta nossa Fanpage e saiba sempre: Facebook.com/sitejornalisando

Numa manhã de setembro, Blaier Valença, de 29 anos, voltava de carro para casa após um dia de serviço. Em Deodoro, na Zona Oeste, o soldado foi abordado por assaltantes, que o identificaram como PM. Baleado, ele morreu um mês depois — sua mulher, também policial, havia sido assassinada em junho, atingida por um tiro na cabeça enquanto trabalhava. O drama vivido pela família de Blaier está longe de ser um caso isolado: um estudo do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou que policiais de folga, no Rio, têm 5.887% mais chance de virarem vítimas fatais em tentativas de assalto do que pessoas de outras profissões.

O relatório, divulgado no site do ISP, analisou casos ocorridos entre janeiro e novembro do ano passado. No período, 20 agentes da lei — cinco policiais civis e 15 PMs, incluindo Blaier — foram vítimas de latrocínio (termo técnico para o roubo seguido de morte). O número representa um sexto do total de ocorrências no estado ao longo dos mesmos 11 meses (121).

Para chegar ao percentual, os técnicos do ISP compararam a quantidade de casos com o tamanho das duas tropas (aproximadamente 58 mil policiais) e com a população do estado (cerca de 16,5 milhões de pessoas), respectivamente. Dessa forma, a taxa de latrocínios no Rio é de 34 vítimas para cada cem mil policiais, e de 0,6 mortes para cada cem mil habitantes.

O estudo restringe-se apenas às questões estatísticas. Especialistas ouvidos pelo EXTRA, porém, apontam duas possíveis razões para o fenômeno: as situações em que policiais são assim identificados, como no caso de Blaier, e o maior número de ocasiões em que um policial tende a reagir à abordagem criminosa.
— Dados internacionais mostram que quem reage com arma tem três mil vezes mais chances de morrer — diz o sociólogo Michel Misse, professor da UFRJ.
‘Ideal é não reagir’, diz coronel

Coronel reformado da PM, onde foi corregedor por nove anos, Paulo Cesar Lopes afirma que, mesmo na condição de policial, o ideal é nunca reagir à abordagem do assaltante. Mais do que isso: para o oficial, o agente deve evitar andar armado, salvo em circunstâncias nas quais isso se faça estritamente necessário.
— É preciso levar em conta duas variáveis: a do elemento surpresa e a inferioridade numérica, que quase sempre colocarão a vítima em desvantagem — afirma o coronel Lopes, que vê o estudo do ISP com ressalvas: — Estatística é igual a biquíni, cada um coloca como quer. Acho que pode difundir uma sensação de terror entre os policiais.

Lopes explica ainda que, na PM, é obrigatório o porte da carteira funcional, e infringir essa regra pode submeter o policial a punições. Ele acrescenta, contudo, que o agente pode e deve “camuflar” o documento, evitando deixá-lo facilmente à vista.

Além de tratar dos casos de latrocínio no ano passado, o relatório do ISP também compila o número de mortes de policiais civis e militares desde 1998, separando entre os que estavam de folga e de serviço — veja mais no quadro acima. Foram, ao todo, 2.461 óbitos no período, ou um a cada dois dias e meio, aproximadamente. As mortes de PMs correspondem à maior parte dos casos: foram 2.183 nesses 18 anos, ou 89% do total.

Entrevista
‘É importante endurecer as leis para quem agride o policial’, diz o coronel José Vicente, ex-secretário nacional de Segurança Pública
Como diminuir esses números?

José Vicente: É importante endurecer as leis para quem agride um policial, algo feito só recentemente no Brasil. Na Inglaterra, pega-se prisão perpétua. Nos Estados Unidos, onde ela é aplicada, é pena de morte. O que controla o crime é a eficiência de resposta que se dá a ele.
É comum que policiais reajam?

José Vicente: O policial, por ter treino e arma, acha que está em superioridade, mas, ao reagir, acaba morrendo. Num assalto, a vantagem do agressor é, em geral, bem maior. Além disso, a arma é ótimo instrumento de ataque, mas ruim para se defender.

O policial deve portar a arma mesmo estando de folga?
José Vicente: Deveria haver, pelo menos, um estudo que mostre quando isso é de fato vantajoso. Muitas vezes, por exemplo, ele acaba compelido, de folga, a intervir numa situação, o que também é arriscado. Eu, quando na ativa, raramente portava minha arma.



Fonte: Jornal Extra

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações