[Notícias Policiais] As principais informações desta Terça, 19/07/11




Deu na Imprensa...


Policiais da 23ª CIPM apreendem cerca de 30kg
de Maconha na Baixinha do Santo Antonio


Cerca de 30Kg de maconha foram apreendidos por policiais da 23ª CIPM – Beirú/Tancredo Neves a poucos instantes. Após denuncia anônima, na tarde desta terça-feira, 19, duas guarnições da unidade, 2309 e Rotan, foram deslocadas para a Baixinha de Santo Antonio. Na localidade encontraram grande quantidade da erva secando ao sol. Os guardiões da Canábis conseguiram fugir, ninguém foi ferido. A maconha foi encaminhada para a Delegacia de Toxico e Entorpecentes – DTE, nos Barris.

PMs mortos em atentado em Barreiras serão enterrados hoje em Santa Maria da Vitória

Os dois policiais militares que foram mortos na madrugada de segunda-feira (18) durante um atentado ao Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda da cidade de Rosário, a 350 km de Barreiras, divisa com Goiás, serão enterrados por volta das 16h30 desta terça-feira (19), na cidade de Santa Maria da Vitória.
O outro policial que pertencente ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras, Abdias Souza dos Santos, de 45 anos, passou por cirurgia na tarde de ontem. Os médicos retiraram a bala que estava na perna da vítima, que está em observação no Hospital de Barreiras e passa bem. 

Entenda o casoSegundo o delegado de Correntina, Marcelo Calçado, o ataque aconteceu por volta das 3h30 quando três policiais descansavam e três estavam de plantão. De acordo com testemunhas ouvidas, três carros pararam em frente ao Posto Fiscal, que fica ao lado de um posto de combustível, e os cerca de cinco ocupantes abriram fogo contra os policiais.

Dois policiais morreram na hora. Evangenaldo Oliveira Santos foi baleado nas costas e Aires Soares Santos no pescoço. Eles eram lotados no município de Santa Maria da Vitória. A polícia ainda não tem pistas dos autores do atentado.

 



Filho de policial é suspeito de morte de Kelly Cyclone

 

Foto: Marina Silva
Kelly Cyclone foi assassinada aos 23 anos
s
Bruno Villa, Anderson Sotero
e Adriana Planzo | CORREIO
mais@correio24horas.com.br

Aos 8 anos, Kelly Sales Silva era uma menina escabreada, dessas que não gostam de sair de casa e preferem passar o dia com as  bonecas. Aos 20 anos, rebatizada Kelly Cyclone, aparece em seu perfil no orkut empunhando pistolas. No início da adolescência, era tão acanhada que parentes a chamavam de bicho do mato. Aos 21, é conduzida à delegacia por participar de uma festa regada a cocaína na Boca do Rio.

Se para familiares a tímida Kelly Silva só existia na memória, ontem foi o dia deles se despedirem de Kelly Cyclone, famosa pelos namoros com traficantes e participação em festas de pagode.

A mesma tragédia que marcou sua vida, lhe deu fama e fascinou  jovens admiradores. Na madrugada de ontem, Kelly foi vítima da personagem que criou, morta a tiros e facada em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, após sair da festa de pagode Salvador Fest.

Seu corpo foi encontrado no centro da cidade, com um short e uma camisa da Seleção Argentina, sua preferida. “Ela colecionava camisas de futebol. Admirava a raça dos argentinos”, contou o  pai, o comerciante Antônio Silva, 55 anos.

Infância Kelly passou a infância do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas. Se na rua soltava poucas palavras e tinha dificuldade de se relacionar com outras pessoas, dentro de casa se sentia mais segura e era a palhaça da família.

“Até completar 13 anos, ela era um bicho do mato, tinha vergonha das pessoas. Mas dentro de casa sempre foi palhaça. Gostava de chamar o nome da gente arrotando”, lembrou Rosiele Sales Silva, irmã da vítima.

Da expressão inocente na adolescência até a fase desinibida do corpão tatuado, Kelly Doçura namorou com traficantes, virou referência para jovens da periferia, atração em show de pagode e figura conhecida da polícia - terminou sendo executada com dois tiros pelas costas
Kelly vivia uma infância comum. Morava com os pais, casados há 30 anos, e frequentava escolas particulares em Lauro de Freitas - a Sonho do Vovô, Sesi e Nossa Senhora de Fátima. “Ela sempre estudou. Era uma boa menina”, contou Antônio. 

MetamorfoseQuando o assunto é qual acontecimento na vida da menina a levou a se envolver com traficantes, familiares discordam. Para Rosiele, o principal motivo foi a separação de Antônio e da mãe, a comerciante Maria Aparecida Silva, há sete anos. “Depois que nossos pais se separaram, a vida da gente virou de cabeça para baixo. A gente ficou revoltada”, disse.
Para outra irmã, Carla Sales Silva, 25, o motivo foi o suicídio do seu primeiro namorado, Anderson, à época com 17 anos, de quem estava grávida. A morte do primeiro amor e a separação dos pais aconteceram na mesma época. “Kelly estava com 16 anos e seis meses de gravidez e só falava em se matar”. A família chegou a encontrar veneno de rato no quarto. À época, ela morava com a irmã e o cunhado no Engenho Velho de Brotas.

O trauma fazia com que Kelly tivesse visões de que estava jogando o filho, hoje com 5 anos, pela janela.  A adolescente reservada passou a frequentar festas e a sair bastante. Nesta época, ganhou seu primeiro apelido - Kelly Doçura.

Em entrevista ao CORREIO em 25 de fevereiro do ano passado, após ser detida e liberada por participar de uma festa regada a cocaína na Boca do Rio, ela explicou a origem do apelido. “Eu namorava com Bombado Doçura, percussionista do Saiddy Bamba”. Depois o músico criou a banda O Báck, que compôs a canção Lobo Mau.


Bandidos ligados ao traficante Mão, outro suspeito, trocaram tiros com polícia
Cyclone Com o fim do namoro, Kelly, já conhecida como Kelly Cyclone, por só usar roupas da marca, começou a se envolver com traficantes e a registrar em seu corpo, com 20 tatuagens,  a história de sua vida. No punho direito, ela tatuou o nome de Sidnei Ferreira, traficante do Garcia morto há quatro anos. As armas que apareceu segurando no orkut eram do namorado.

Em entrevista ao CORREIO, ela falou sobre o namoro e negou ser uma das chefes do tráfico . “Sidnei foi o amor da minha vida. Nunca me meti nas coisas dele”. No cocuruto, ela levava o nome de outro amor, o assaltante Hugo, morto em uma briga. No quadril, tatuou um resumo do que foi sua trajetória. Escreveu: “Vida Loka”.

Kelly morava em Vila de Abrantes, na casa dada pelopai. “Todo mês  mandava R$ 300 para ela”, diz Antônio.  O pai sabia que Kelly, que seria candidata a vereadora de Salvador ano que vem, se envolvia com criminosos. “Falava para ela sair dessa. Mas era metida a maluquinha, me chamava de careta”. 
Filho de policial civil é suspeito de morteExistem duas versões para a morte de Kelly. Na primeira, contada pela família, o motivo é passional. A jovem teria sido assassinada por um rapaz de prenome Gustavo, que a ameaçou por ela ter recusado seu pedido de namoro. O rapaz é filho de um policial civil conhecido como Braga, que mora em Lauro de Freitas.

Já moradores do centro do município apontam como algoz Wellington Nunes, o Mão, traficante da localidade de Casinhas, no final de linha. O crime estaria relacionado com a disputa do tráfico - Kelly foi ex-namorada do traficante Toni Rogério, o Tonny, que, mesmo preso na 23ª Delegacia, em Lauro, continua no controle das bocas da Rua 4, na comunidade de Vila Praiana.

Kelly foi assassinada na Rua Roneialdo de Brito, no centro de Lauro de Freitas, com camisa da seleção argentina que costumava usar. O local estava bastante movimentado por causa dos bares. Testemunhas contaram que, por volta de 1h, um carro de cor escura parou próximo ao prédio da Previdência Social. Instantes depois, Kelly desceu correndo e sangrando na região abdominal - posteriormente foi constatado pela perícia uma lesão provocada por facada.

Em seguida, um homem disparou duas vezes de dentro do veículo, atingindo Kelly nas costas, que ainda cambaleia por dois metros antes de morrer em praça pública.

A última vez que Kelly  foi vista com vida por familiares foi na edição de domingo do Salvador Fest, no Parque de Exposições. Acompanhada pela irmã e três amigas, Kelly chegou na apresentação da banda Pixote. Ela se sentiu mal e queria ir embora, mas a irmã pediu para que ficasse. “Parecia até que ela estava sentido que algo de ruim ia acontecer”, contou. Kelly cedeu aos apelos e, durante o show de A Bronkka, ela foi carregada nos ombros de um amigo.

Segundo familiares, no final do evento, Kelly recebeu uma ligação de Gustavo, que a aguardava na entrada do Parque de Exposições. A irmã chegou a pedir para Kelly não ir, mas a jovem disse que logo retornava. Horas depois, parentes e amigos receberam a notícia de que Kelly estava morta no centro de Lauro de Freitas.
RIXAA segunda versão liga o crime à briga por controle do tráfico de drogas. Moradores do centro de Lauro apontam o traficante Mão como um dos envolvidos na execução. Kelly Cyclone teria sido morta porque foi ex de  Tonni, rival de Mão. No entanto, a delegada Cristiane Santos de Oliveira, da 23ª Delegacia, que presidiu o levantamento cadavérico, descarta essa possibilidade.

De acordo com ela, Mão e três comparsas assaltaram um posto de combustível na estrada do Coco e, durante fuga num Fox vermelho, trocaram tiros com a Polícia Militar, por volta das 3h.

Segundo a delegada, o assalto ao posto aconteceu por volta das 19h. Os bandidos levaram mais de R$ 600 em dinheiro, além de uísque e a chave de um Honda Civic de uma mulher que calibrava o pneu no posto.

Um policial militar que estava no Hospital Menandro de Farias estranhou a movimentação no posto e acionou uma guarnição do Serviço de Inteligência da Polícia Militar que passou a seguir o veículo e montar campana.

Os bandidos perceberam a presença dos policiais na Rua 2, em Vila Praiana, e fugiram. Abandonaram o veículo e continuaram a fuga a pé. No confronto, logo depois, a polícia prendeu Cláudio Gama dos Santos e uma adolescente de 17 anos. No Fox foram encontrados 70 dolões de maconha, certa quantidade de cocaína e crack, além de relógios, celulares roubados, além de uma máquina de cartão de crédito. (Por Bruno Wendel e Adriana Planzo)

 Cultura...

Balé clássico de Cuba faz duas apresentações gratuitas no TCA

Franco Caldas Fuchs | CORREIOfranco.fuchs@redebahia.com.br

Não é só na salsa e na rumba  que os cubanos são mestres. Há seis décadas, a companhia  Ballet  Nacional de Cuba prova como os habitantes da ilha são também excelentes dançarinos de balé clássico.

Sábado e domingo, no Teatro Castro Alves (TCA), os soteropolitanos têm a oportunidade de assistir gratuitamente a mais  uma apresentação dessa companhia, dirigida pela lendária dançarina Alicia Alonso, de 90 anos.

A renomada companhia mostra A Lenda da Água Grande, sábado e domingo, no TCASe em 2009 o Ballet trouxe a Salvador o clássico Giselle, dessa  vez  o grupo apresenta A Lenda da Água Grande, sua primeira adaptação de uma peça não-clássica. Dividido em dois atos, o balé foi apresentado pela primeira vez ao público cubano em maio do ano passado, no Grande Teatro de Havana, e  faz sua primeira turnê pelo Brasil, um dos países que o inspiraram.   

Lenda Guarani A Lenda da Água Grande é baseada no mito indígena que explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu, o conjunto de mais de 200 quedas d´água localizadas entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Misiones, na Argentina. De origem guarani, a palavra iguaçu significa água grande.

A história de um amor impossível entre o guerreiro Tarobá e a bela Naipi, que está predestinada a ser uma oferenda viva para a serpente Mboi Tu'i, foi transformada em dança pelo coreógrafo Eduardo Blanco, com música de Miguel Núñez.

Em suas performances, os 44 integrantes do balé fazem  referências a diversos aspectos da cultura guarani, pesquisada por Eduardo em viagens feitas em 2009 a  Foz do Iguaçu, Paraguai e Argentina. “O Ballet inova ao trazer uma história que foge dos repertórios tradicionais. Para o Brasil é uma honra esse intercâmbio com uma companhia tão respeitada e que levará um mito nacional a outros países”, diz Marília de Lima, 39, diretora da Cooperativa Cultural Brasileira, grupo que  coproduziu o balé.

Ela informa que a produção custou cerca de R$ 1,5 milhão, e foi em parte financiada pela Lei Rouanet, o que permitiu que as entradas fossem gratuitas ou vendidas a preços populares.


Resistência Assistir a mais esse espetáculo do Ballet Nacional de Cuba é também testemunhar a tenacidade de Alicia Alonso. Mesmo tendo perdido boa parte da visão de um  olho aos 19 anos, ela continuou dançando e brilhando em diversos balés, como  o American Ballet Caravan, em Nova York. Ao fundar em Havana, em 1948, o Ballet Nacional de Cuba, fez com que o balé do seu país, totalmente apoiado pelo regime de Fidel Castro,  fosse reconhecido internacionalmente pela sua precisão e estilo único.

Na última década, enquanto alguns de seus bailarinos fugiram da companhia e de Cuba, Alicia permaneceu firme na direção do Ballet. Mesmo aos 90 anos, já bastante debilitada, ela acompanha de perto todos os passos do grupo, que  até o fim do ano se apresenta no Canadá.

 Leitura Policial...

Prevalência de lombalgia em policiais lotados em uma Companhia Independente da Polícia Militar do Estado da Bahia

O estudo foi realizado com policiais lotados em uma Companhia Independente da Polícia Militar do Estado da Bahia que teve como objetivo estimar a prevalência de lombalgia, identificar a intensidade da dor, o comprometimento funcional e outras variáveis associadas. A amostra foi constituída de 143 policiais, submetidos ao Formulário de Identificação, à Escala Visual Analógica (EVA) e ao Questionário Funcional de Oswestry Modificado. Estimou-se uma prevalência de lombalgia de 74,1%. Identificou-se dentre estes, que 23,6% apresentam nível de dor leve, 69,8% dor moderada, 3,8% dor intensa e 2,8% a dor máxima suportável. O comprometimento funcional mínimo foi detectado em 71,3%, o moderado em 13,3% e o grave em 0,7%, havendo diferença estatisticamente significante com a lombalgia. Por fim, levantou-se a hipótese de que o elemento psicológico somado às variáveis sejam capazes de produzir risco de desenvolvimento da lombalgia. Programas preventivos, com medidas ergonômicas e de reabilitação eficazes são cabíveis para reduzir o aparecimento e/ou recorrência dos sintomas dolorosos, aumentar a eficácia do sistema músculo-esquelético, melhorar a qualidade de vida dos profissionais, e assim, aperfeiçoar os serviços prestados à população.

Baixe o artigo científico produzido pelo colega Cássio e leia na íntegra acessando o link a baixo:

 

http://www.4shared.com/document/5Iyp_7K1/Artigo_Cssio_-_Sade_lombar_do_.html

 

Deu na Imprensa...

Mais uma opção:

Jovem de 22 anos tem terceiro mamilo na sola do pé, segundo jornal 

Mulher tem mamilo 'perfeito' desde pequena

Redação CORREIO 
 
Uma mulher de 22 anos pode entrar para a história como a primeira pessoa em que surgiu um terceiro mamilo na sola do pé. Não acredita? Olha a foto acima!

O caso divulgado no jornal científico 'Dermatology Online' e repercutido pelo 'The Sun', virou motivo de pesquisa entre especialistas, pois, geralmente, o terceiro mamilo atinge de 1% a 5% das pessoas no mundo e sempre acima da cintura. 

Segundo médicos, o mamilo é perfeito, tem aréola, pelos e mede quatro centímetros de diâmetro. De acordo com o jornal “The Sun”, a jovem tem o mamilo desde que nasceu e nunca sentiu dor.

Polícia Militar da Bahia – PM/BA - 19 de Julho de 2011

COMANDO-GERAL
CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS PARA ADMISSÃO AO CFSd PM/2008
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE ALUNO SOLDADO PM/BM/2008
RESULTADO PROVISÓRIO DOS EXAMES PRÉ-ADMISSIONAIS

RETIFICAÇÃO DO RESULTADO PROVISÓRIO DOS EXAMES PRÉ-ADMISSIONAIS

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, no uso de suas atribuições, considerando o resultado final do concurso público de provas para provimento do cargo de Aluno Soldado da Polícia Militar PM BM/2008, publicado no DOE n.º 20.037, de 23/07/2009, RESOLVE:

1. Retificar, em face da constatação da existência de erro material, ato publicado em DOE n.º 20.602 e 20.603 de 09 e 10/07/2011, relativamente aos candidatos abaixo nominados, nos seguintes termos:
     
Onde se lê:
CARGO: BPF - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR

 Ord

Número

Nome

Documento

CLAS

SITUAÇÃO

   1

049460e

GEVANI BOAVENTURA DE OLIVEIRA FERREIRA

880749512

15

APTA

   2

051007f

JOELICE DA SILVA LIMA

1144173000

25

APTA



02 Candidato(s) nesta opção

Leia –se:
CARGO: BPF - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR             
                                       
Ord

Número

Nome

Documento

CLAS

SITUAÇÃO

1

049460e

GEVANI BOAVENTURA DE OLIVEIRA FERREIRA

880749512

15

INAPTA

2

051007f

JOELICE DA SILVA LIMA

1144173000

25

     INAPTA



02 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: BPM - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 02 - JUAZEIRO - REGIÃO 02 - INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

035585j

FABIO SOUSA DOS ANJOS

6871035

60

FALTOSO

2

038572e

JOSE LEONARDO CARVALHO REIS

2026890

64

FALTOSO



02 Candidato(s) nesta opção

Leia –se:
CARGO: BPM - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 02 - JUAZEIRO - REGIÃO 02 - INTERIOR
ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

035585j

FABIO SOUSA DOS ANJOS

6871035

60

APTO/INDICADO

2

038572e

JOSE LEONARDO CARVALHO REIS

2026890

64

APTO/INDICADO



02 Candidato(s) nesta opção
Onde se lê:
CARGO: BPM - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

058530a

BRUNO BRAZ GAMA

857223321

62

APTO/INDICADO

2

066459f

ROBSON PAIVA DA CRUZ

777827395

78

APTO/INDICADO

3

067596j

THIAGO REIS ANDRADE

879494239

93

APTO/INDICADO



03 Candidato(s) nesta opção

Leia-se
CARGO: BPM - SOLDADO BOMBEIRO MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

058530a

BRUNO BRAZ GAMA

857223321

62

INAPTO

2

066459f

ROBSON PAIVA DA CRUZ

777827395

78

INAPTO

3

067596j

THIAGO REIS ANDRADE

879494239

93

INAPTO



03 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

030188h

VIRGINIA SILVA RAMOS

759420386

182

APTA/INDICADA

2

013265c

GRECI MAGALI SILVA DE JESUS

703244760

221

APTA/INDICADA

3

006985b

DANIELA ALCANTARA DA CONCEICAO

991782224

256

INAPTA/FALTOSA

4

000461d

ADRIANA DE OLIVEIRA SILVA

761908706

308

FALTOSA



04 Candidato(s) nesta opção

Leia-se
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

030188h

VIRGINIA SILVA RAMOS

759420386

182

INAPTA

2

013265c

GRECI MAGALI SILVA DE JESUS

703244760

221

INAPTA

3

006985b

DANIELA ALCANTARA DA CONCEICAO

991782224

256

INAPTA

4

000461d

ADRIANA DE OLIVEIRA SILVA

761908706

308

INAPTA



04 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

053081f

MARCIA CARNEIRO OLIVEIRA

958639825

73

FALTOSA

2

084074j

ALANA DAYSE LOPES VAZ

1003872840

81

APTA/INDICADA



02 Candidato(s) nesta opção

Leia-se
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

053081f

MARCIA CARNEIRO OLIVEIRA

958639825

73

APTA/INDICADA

2

084074j

ALANA DAYSE LOPES VAZ

1003872840

81

INAPTA



02 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

      1

060274h

ELISANGELA OLIVEIRA SANTOS

1381933122

77

FALTOSA



01 Candidato(s) nesta opção

Leia-se
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

   1

060274h

ELISANGELA OLIVEIRA SANTOS

1381933122

77

INAPTA



01 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 05 - VITÓRIA DA CONQUISTA - REGIÃO 05 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

072878a

JOELMA GOMES DA ROCHA SILVA

1278838783

64

INAPTA



01 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 05 - VITÓRIA DA CONQUISTA - REGIÃO 05 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

072878a

JOELMA GOMES DA ROCHA SILVA

1278838783

64

APTA/INDICADA



01 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 06 - BARREIRAS - REGIÃO 06 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

      1

083361h

SYLVIA RAFAELLA GONCALVES PEREIRA

1005836876

82

FALTOSA



01 Candidato(s) nesta opção

Leia-se
CARGO: PMF - SOLDADO POLICIAL MILITAR - FEMININO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 06 - BARREIRAS - REGIÃO 06 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

083361h

SYLVIA RAFAELLA GONCALVES PEREIRA

1005836876

82

INAPTA



01 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS

SITUAÇÃO

1

001311a

ALESSANDRO PALMEIRA DOS SANTOS

834815591

1858

INAPTO

2

021750f

MARCUS VINICIUS DE ALENCAR CERQUEIRA

659701952

1992

FALTOSO

3

006510j

CRISTIANO DE JESUS LAGO

1150994924

2048

INAPTO

4

030521c

WASHINGTON FERREIRA

1292559713

2015

INAPTO

5

030520a

WASHINGTON FELICIANO DOS SANTOS

671682130

2178

APTO/INDICADO

6

006309f

CLEZIO SANTANA LINS

819731609

2207

INAPTO

7

023546f

NORMAN CORREIA NASCIMENTO

524389616

2224

APTO/INDICADO

8

016159h

JOAO PAULO BRANDAO PACHECO

699288355

2311

APTO/INDICADO

9

013333e

GUSTAVO QUEIROZ MOTA DA SILVA

1145284205

2508

INAPTO

10

021796h

MARENILSON DEOCLECIO DOS SANTOS

638224403

2688

FALTOSO

11

008834b

EDMAR JESUS DE SOUSA

5665047132

2515

INAPTO/FALTOSO

12

023755d

PABLO GARCIA DE SOUZA

763718670

2517

FALTOSO

13

024743b

RAFAEL RIBEIRO DOS SANTOS

1117504581

2881

FALTOSO

 14

004117i

ARTHUR DOS SANTOS CASTRO JUNIOR

751379840

2993

INAPTO/FALTOSO

15

005875a

CLAUDIO ANTONIO BARCELOS DA CRUZ

682188000

2997

INAPTO/FALTOSO

16

027073i

RUDNEY DALTRO DE MACEDO

926984500

3000

INAPTO/FALTOSO

17

005997d

CLAUDIONOR SANTOS ROCHA

583142885

3001

INAPTO/FALTOSO

18

030121i

VINICIUS CALHAO SILVA FREITAS

774919981

3006

INAPTO/FALTOSO

19

014627e

IVO OLIVEIRA DA ANUNCIACAO

1012164756

3253

INAPTO

19 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS

SITUAÇÃO

1

001311a

ALESSANDRO PALMEIRA DOS SANTOS

834815591

1858

APTO/INDICADO

2

021750f

MARCUS VINICIUS DE ALENCAR CERQUEIRA

659701952

1992

INAPTO

3

030521c

WASHINGTON FERREIRA

1292559713

2015

APTO/INDICADO

4

006510j

CRISTIANO DE JESUS LAGO

1150994924

2048

APTO/INDICADO

5

030520a

WASHINGTON FELICIANO DOS SANTOS

671682130

2178

INAPTO

6

006309f

CLEZIO SANTANA LINS

819731609

2207

APTO/INDICADO

7

023546f

NORMAN CORREIA NASCIMENTO

524389616

2224

INAPTO

8

016159h

JOAO PAULO BRANDAO PACHECO

699288355

2311

INAPTO

9

008834b

EDMAR JESUS DE SOUSA

5665047132

2515

INAPTO

10

013333e

GUSTAVO QUEIROZ MOTA DA SILVA

1145284205

2508

APTO/INDICADO

11

023755d

PABLO GARCIA DE SOUZA

763718670

2517

INAPTO

12

021796h

MARENILSON DEOCLECIO DOS SANTOS

638224403

2688

INAPTO

13

024743b

RAFAEL RIBEIRO DOS SANTOS

1117504581

2881

APTO/INDICADO

 14

004117i

ARTHUR DOS SANTOS CASTRO JUNIOR

751379840

2993

INAPTO

15

005875ª

CLAUDIO ANTONIO BARCELOS DA CRUZ

682188000

2997

INAPTO

16

027073i

RUDNEY DALTRO DE MACEDO

926984500

3000

INAPTO

17

005997d

CLAUDIONOR SANTOS ROCHA

583142885

3001

INAPTO

18

030121i

VINICIUS CALHAO SILVA FREITAS

774919981

3006

INAPTO

19

014627e

IVO OLIVEIRA DA ANUNCIACAO

1012164756

3253

APTO/INDICADO


19 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 02 - JUAZEIRO - REGIÃO 02 – INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

033848f

DANILO DA SILVA

30671566

356

FALTOSO

2

040816f

MARILECIO NUNES DA SILVA

981776728

416

FALTOSO

3

031156k

ADICLEBSON FERREIRA DA SILVA

1253584745

421

APTO/INDICADO

4

044542d

YOUG ALLAN NERES DE LIMA

954527291

478

APTO/INDICADO

5

041297b

NAILSON TEIXEIRA DOS SANTOS

807469181

573

APTO/INDICADO



05 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 02 - JUAZEIRO - REGIÃO 02 – INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

033848f

DANILO DA SILVA

30671566

356

APTO/INDICADO

2

040816f

MARILECIO NUNES DA SILVA

981776728

416

APTO/INDICADO

3

031156k

ADICLEBSON FERREIRA DA SILVA

1253584745

421

INAPTO

4

044542d

YOUG ALLAN NERES DE LIMA

954527291

478

INAPTO

5

041297b

NAILSON TEIXEIRA DOS SANTOS

807469181

573

INAPTO



05 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

049973a

ICARO CRUZ SANTOS

1138640514

415

APTO/INDICADO

2

049200a

FRANK CAMPOS SILVA

890080224

543

INAPTO/FALTOSO

3

048050c

EDSON HERMOGENES SANTOS

1425592

544

INAPTO/FALTOSO

4

046212d

BRUNO JOSE DE OLIVEIRA MELO

1206311991

587

APTO/INDICADO

5

049167g

FRANCISCO DE SOUZA FERNANDES

1323064923

588

 APTO/INDICADO

6

046595b

CIELITO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR

1144637864

642

APTO/INDICADO

7

047514c

DERISLEY FERNANDO ANDRADE DIAS

1294525646

644

APTO/INDICADO

8

053147j

MARCIO JOSE SILVA MENEZES

771717806

646

APTO/INDICADO

9

053070a

MARCELO SILVA DE JESUS

986762610

652

APTO/INDICADO

10

047497g

DENISON DIAS DE SOUZA SANTOS

983923280

723

APTO/INDICADO

10 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 03 - FEIRA DE SANTANA - REGIÃO 03 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

049973ª

ICARO CRUZ SANTOS

1138640514

415

INAPTO

2

049200a

FRANK CAMPOS SILVA

890080224

543

FALTOSO

3

048050c

EDSON HERMOGENES SANTOS

1425592

544

FALTOSO

4

046212d

BRUNO JOSE DE OLIVEIRA MELO

1206311991

587

INAPTO

5

049167g

FRANCISCO DE SOUZA FERNANDES

1323064923

588

 INAPTO

6

046595b

CIELITO PEREIRA DOS SANTOS JUNIOR

1144637864

642

INAPTO

7

047514c

DERISLEY FERNANDO ANDRADE DIAS

1294525646

644

INAPTO

8

053147j

MARCIO JOSE SILVA MENEZES

771717806

646

INAPTO

9

053070ª

MARCELO SILVA DE JESUS

986762610

652

INAPTO

10

047497g

DENISON DIAS DE SOUZA SANTOS

983923280

723

INAPTO



10 Candidato(s) nesta opção
Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

068394c

WILLIAM MOACIR DETHLING

802760244

388


 APTO/INDICADO
2

065584d

PABLO VANIGLI DE AVILA

302113745

465

 INAPTO

3

067550h

THIAGO DOS SANTOS ALMEIDA

1111925526

488


 APTO/INDICADO
4

068177f

WAGNER SANTOS DA SILVA

803268033

489


 APTO/INDICADO
5

066849h

ROSINALDO GUIMARAES SANTOS

838964303

490


 APTO/INDICADO
6

063628j

LEANDRO GOMES IMASSAHY

902168738

551


 APTO/INDICADO


06 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 04 - ILHÉUS - REGIÃO 04 - INTERIOR

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

068394c

WILLIAM MOACIR DETHLING

802760244

388

INAPTO

2

065584d

PABLO VANIGLI DE AVILA

302113745

465

APTO/INDICADO

3

067550h

THIAGO DOS SANTOS ALMEIDA

1111925526

488

INAPTO

4

068177f

WAGNER SANTOS DA SILVA

803268033

489

INAPTO

5

066849h

ROSINALDO GUIMARAES SANTOS

838964303

490


INAPTO
6

063628j

LEANDRO GOMES IMASSAHY

902168738

551

INAPTO



06 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 05 - VITÓRIA DA CONQUISTA - REGIÃO 05 - INTERIOR                      
                         
Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

072298e

IVAN PEDRO SILVA AMORIM

1286010195

411

APTO/INDICADO

2

076438d

TIAGO FERRAZ COSTA

971013110

434

APTO/INDICADO

3

072734j

JOADSON SANTOS DO NASCIMENTO

911845844

452

APTO/INDICADO

4

074569i

MARLON OLIVEIRA DE SOUZA SANTOS

941118045

461

APTO/INDICADO

5

071050h

EMERSON BARBOSA SILVA

945261250

492

FALTOSO

6

072779j

JOAO DOS SANTOS SIMOES FILHO

1456987267

497

  INAPTO/FALTOSO



06 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 05 - VITÓRIA DA CONQUISTA - REGIÃO 05 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

072298e

IVAN PEDRO SILVA AMORIM

1286010195

411

FALTOSO

2

076438d

TIAGO FERRAZ COSTA

971013110

434

 INAPTO

3

072734j

JOADSON SANTOS DO NASCIMENTO

911845844

452

INAPTO

4

074569i

MARLON OLIVEIRA DE SOUZA SANTOS

941118045

461


 INAPTO
5

071050h

EMERSON BARBOSA SILVA

945261250

492

APTO/INDICADO

6

072779j

JOAO DOS SANTOS SIMOES FILHO

1456987267

497

FALTOSO



06 Candidato(s) nesta opção

Onde se lê:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 06 - BARREIRAS - REGIÃO 06 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

082811h

RICARDO LUZ FERREIRA

652528538

368

 APTO/INDICADO

2

077457b

ALEXSON DA SILVA MATTOS

803164092

381

 APTO/INDICADO

3

077258g

ADRIANO FERREIRA ALVES

933581564

395

 APTO/INDICADO

4

083891d

WDYALLY DOURADO COSTA

1385979011

467

 APTO/INDICADO

    5

079670ª

FRANKLYN CHAGAS DE AGUIAR

1864596

533

APTO/INDICADO



06 Candidato(s) nesta opção

Leia-se:
CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 06 - BARREIRAS - REGIÃO 06 - INTERIOR

Ord

Número

Nome

Documento

CLAS.

SITUAÇÃO

1

082811h

RICARDO LUZ FERREIRA

652528538

368

INAPTO

2

077457b

ALEXSON DA SILVA MATTOS

803164092

381

INAPTO

3

077258g

ADRIANO FERREIRA ALVES

933581564

395

INAPTO

4

083891d

WDYALLY DOURADO COSTA

1385979011

467

INAPTO

 5

079670a

FRANKLYN CHAGAS DE AGUIAR

1864596

533

FALTOSO


05 Candidato(s) nesta opção

3. Ratificar em todos os demais termos o resultado provisório dos Exames Pré-admissionais dos candidatos componentes do cadastro de reserva, realizado em observância à Portaria n.º 050-CG/08, de 31/10/2008, e conforme Edital de Convocação, publicado no DOE n.º 20.525, de 02 e 03/04/2011, veiculado mediante ato publicado em DOE nº 20.599 de 06/07/2011.

3.1 Declarar a perda do direito de matrícula dos candidatos abaixo relacionados, por não atenderem aos requisitos legais para ingresso na Polícia Militar da Bahia, previsto no inc. II do art. 5º da Lei Estadual n.º 7.990, de 27/12/2001 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia), em c/c a letra “b” do item 2 do Capítulo II, com o item 3 do Capítulo III,  e com o item 3 do  Capitulo XI, todos do Edital de Abertura de Inscrições do Concurso (não se enquadraram nos limites de idade estabelecidos);

CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

001429b

ALEX PEREIRA SANTOS

747549478

2057

INAPTO

 2

027284k

SANDRO FERREIRA ARGOLO

715442597

2895

INAPTO



02 Candidato(s) nesta opção
3.2 Declarar a perda do direito de matrícula dos candidatos abaixo relacionados, por não atenderem aos requisitos legais para ingresso na Polícia Militar da Bahia, previstos no art. 5º da Lei n.º 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia), não se enquadrando nos critérios estabelecidos nos Anexos I, II, III, IV e V da Portaria 050-CG/08, de 31/10/2008.

CARGO: PMM - SOLDADO POLICIAL MILITAR - MASCULINO
REGIÃO DE CLASSIFICAÇÃO: 01 - SALVADOR - REGIÃO 01 – CAPITAL

ORD

NÚMERO

NOME

DOCUMENTO

CLAS.

SITUAÇÃO

1

029510d

VALDERSON DE JESUS CORREIA

771861508

1988

CONTRA-INDICADO

2

012103e

FRED EMANUEL DE ALBERGARIA RUVENAL

859350509

2334

CONTRA-INDICADO

3

005994i

CLAUDIONOR RUFINO CONCEICAO

853167176

2402

INAPTO

4

020096h

LUIS ANDRE DA SILVA SOUZA

516446576

2682

CONTRA-INDICADO

5

013946e

IGOR LOPO FAINSTEIN

635291495

2986

INAPTO/C-INDICADO

 6

007608j

DEHON CARLOS DE SANTANA ALVES

1279553057

3118

INAPTO/C-INDICADO

    7

030454c

WALLESON DE ANDRADE LESSA

928903265

3147

INAPTO

    8

015972e

JIVALDO RIBEIRO DOS SANTOS

806617772

3209

INAPTO/C-INDICADO

    9

015441g

JASIEL SENA DE SOUZA

992731879

3457

INAPTO/C-INDICADO


Outras informações no Link:. http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html

Saúde...

Água está cada vez mais concorrida mundo afora

A proporção entre a quantidade de água que temos no corpo humano e aquela que se encontra disponível para consumo na natureza já dá uma ideia clara da dimensão do quanto precisamos avançar na questão da conscientização sobre esse precioso recurso mineral. São 70% de água, em média, no nosso corpo, para apenas 2,5% de água passível de uso humano, se contados apenas rios, lagos, geleiras e águas subterrâneas – contagem muito otimista, já que a água das geleiras está nos polos e, em forma sólida, portanto, dificilmente acessível. Para um planeta com população de cerca de 7 bilhões de pessoas, é óbvio que a disponibilidade da água já é um problema mundial.

Mas o que é uma água potável? É a água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde, como prevê a Portaria 518/04 do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de “potabilidade”.
Quem mora nas grandes cidades tem mais acesso à água de qualidade. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2004, 3,4 milhões de residências no Brasil não têm água encanada. A situação ainda é pior nos municípios com menos de 20.000 habitantes: 1/3 deles não têm água tratada.
Não é preciso muito para perceber como essa situação é delicada. A necessidade de consumo de água é cotidiana. Muitas dores de cabeça – especialmente em mulheres - são apenas o organismo da gente reclamando um pouco mais de água: 85% do cérebro são puro líquido. E como perdemos líquido o tempo todo, é preciso repor água o tempo inteiro.
Mas o que é a água? H2O, alguém mais engraçadinho vai dizer imediatamente. Ok, a água é a união de partículas de hidrogênio e oxigênio, mas é muito mais que isso: é o mais importante elemento da natureza para a sobrevivência de tudo o que é vivo. Uma mera redução de 2% na quantidade de água do corpo é o bastante para provocar sinais de desidratação: isso afeta nossa memória de curto prazo e até causa dificuldades para raciocinar.

A desidratação leve é também uma das causas mais comuns da fadiga diurna. Estima-se que 75% das pessoas vivam em constante estado de desidratação leve. Bem, se o sangue é 82% água, e os pulmões, tão delicados, 90%, então, não é difícil adivinhar a enorme importância da água para o funcionamento do corpo humano. Todas as funções celulares e dos órgãos de nossa anatomia e fisiologia dependem da água para ocorrer.

"Beber oito copos de água por dia pode diminuir o risco de câncer de cólon em 45%, de bexiga em 50%, entre outras formas de prevenção e cura".
Além da manutenção diária do nosso corpo, a água também desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças. Beber oito copos de água por dia pode diminuir o risco de câncer de cólon em 45%, de bexiga em 50%, entre outras formas de prevenção e cura.
A água transporta os nutrientes, hormônios, enzimas e detritos celulares resultantes dos processos metabólicos por todas as partes do nosso corpo. A quantidade de água no corpo humano varia com a idade, sexo, massa muscular e com a percentagem de tecido adiposo (gordura). As variações vão se definindo no crescimento, aumento ou perda de peso, durante a gravidez e lactação.
Gordura e músculos
Quando a pessoa aumenta seu peso porque está mais gorda, ou seja, com mais tecido adiposo, ela imediatamente tem a quantidade de água no organismo diminuída. Isso porque a água está mais presente no músculo (até 73%) do que na gordura (até 30%). Por isso quem quer perder o que os médicos chamam de massa gorda precisa beber bastante água.
A justificativa é que, durante o metabolismo da gordura, produzimos água repleta de resíduos. Para que essa água não fique retida, há necessidade de se ingerir mais água. É isso que mantém o equilíbrio hídrico do organismo. Sem uma hidratação adequada, a pessoa malha, mas o corpo fica inchado porque a concentração de sódio aumenta e é preciso compensá-la retendo líquido!
Sendo tão importante para nossa vida, dá para imaginar que a qualidade da água que bebemos deve ser a melhor possível. A água potável deve estar sempre limpa e livre de contaminantes para garantir a boa saúde e bem-estar. O ideal é consumir água mineral vinda de fontes subterrâneas, que contam com ferro, flúor e mercúrio, entre outros minerais.
"Embora não seja a alternativa mais comum na maioria das grandes cidades brasileiras, um bom sistema de filtração de água instalado em casa pode ser a melhor maneira de monitorar e garantir a qualidade e a segurança de sua água potável".

Infelizmente, no Brasil, é grande o número de pessoas que ainda se utiliza de água de poço, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que não é segura para consumo humano devido à poluição industrial e pesada contaminação ambiental. Bactérias tóxicas, produtos químicos e metais pesados são os principais poluentes das fontes naturais de água. Isso faz com que muita gente adoeça, com sérios danos ao fígado, estômago e intestino.
Embora não seja a alternativa mais comum na maioria das grandes cidades brasileiras, um bom sistema de filtração de água instalado em casa pode ser a melhor maneira de monitorar e garantir a qualidade e a segurança de sua água potável. Há várias técnicas, com sistemas de purificação que podem remover 90 a 99% de todos os contaminantes.
Uma boa dica é espremer um limão num pouco de água morna pela manhã, todos os dias. Isso ajuda o sistema digestivo e faz com que o processo de eliminar os resíduos do corpo ocorra mais facilmente. Também ajuda a evitar constipação e diarréia, otimizando as funções do intestino liso. Popular por suas propriedades terapêuticas, o limão ajuda a fortalecer seu sistema imunológico, ajudando a proteger a maioria dos tipos de infecções. Ele também desempenha o papel de purificador do sangue.
A receita pode não ser exatamente uma delícia, mas é boa também para quem tem problemas cardíacos, devido ao seu alto teor de potássio. Além disso, o limão é um antisséptico, ou seja, impede a presença de bactérias patogênicas.

Referências

A vigilância da qualidade da água para consumo humano: desafios e perspectivas para o Sistema Único de Saúde

 

 Do DCS-PMBA...


Academia da PM comemora 76 anos com novo comandante
Com mais de sete décadas dedicados à formação, ao perfeiçoamento e aos conhecimentos oferecidos à segurança pública, a Academia de Polícia Militar comemorou nesta sexta-feira (15), o aniversário de 76 anos e a assunção do novo diretor coronel PM Fernando Baqueiro Batista. Desde a sua criação, em 1935, a Instituição já formou mais de três mil oficiais.
Na oportunidade, o coronel disse estar entusiasmado com a nova função que assume na Corporação. “Darei continuidade aos trabalhos de ensino aprendizagem desenvolvidos no modelo do Pacto pela Vida adotado recentemente pelo governo”, concluiu. O secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Teles Barbosa, prestigiou a solenidade de passagem de comando.



No início do evento, em ação de graças ao Pai Criador, integrantes do comitê religioso da PM, fizeram suas preces parabenizando a Instituição pela data. Em seguida, os ex-comandantes foram homenageados pelos coronéis PM Alfredo Braga de Castro, Comandante Geral da PM, Rivaldo Ribeiro dos Santos, chefe da Casa Militar e pelo atual diretor da APM, coronel Fernando Baqueiro. O corpo docente também foi lembrado e recepcionado com muitos aplausos pelo público presente.
Durante a festa, ao som do Coral da PM, os alunos-a-oficiais proporcionaram uma homenagem aos compositores capitão PM Jorge Luiz Fonseca e ao maestro Espírito Santo, que em meados dos anos 80 compuseram a Canção da Academia.

Ao final do evento, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro parabenizou todos os profissionais militares e civis pelo compromisso com a Instituição e brincou com aqueles que acreditam em numerologia. “Um oficial que entrou na PM em 1976 assume o comando da Academia que faz 76 anos, ou seja, tem tudo para dar certo. Com a palavra, os astrólogos,” finalizou.
Texto e fotos: SD PM Sérgio Cavalcante
Revisão ortográfica: SGT PM Francisco Gutemberg 


Presos três acusados de assalto à casa de Krajcberg
Nessa sexta-feira (15) a polícia baiana prendeu três, dos quatro assaltantes, que furtaram objetos na noite anterior (14), da residência do artista plástico e ambientalista polonês, Frans Kracjberg. na cidade de Nova Viçosa, extremo sul da Bahia. Os acusados são Diones Reis Sampaio, 24 anos, Luiz Paulo Batista das Neves, 23 anos,e Jarbas Ribeiro Filho, 41 anos. Todo o material roubado também foi recuperado e entregue ao artista.
Agilidade na localização e prisão
Inicialmente os policiais militares do 13° Batalhão de Teixeira de Freitas montaram cerco no município de Mucuri, nas imediações do Posto Salgado, quando um Honda Civic, com placa de Governador Valadares (MG), passou pela barreira e os marginais abandonaram o veículo na estrada, adentrando por uma plantação de eucaliptos. Diones foi perseguido e preso. Os dois comparsas fugiram em direção à Itabatã, distrito de Mucuri.

Em seguida, uma atuação conjunta das Polícias Militar e Civil, no final da tarde desta sexta-feira (15), prendeu os outros dois comparsas do grupo, Luiz Paulo e Jarbas. A ação foi resultado de abordagens em vários bairros da cidade.

Em depoimento, os envolvidos no roubo confirmaram a participação em outras ocorrências registradas anteriormente no Museu e no ateliê de Frans Krajcberg.

Armamento e recuperação de objetos
No total foram apreendidos dois revólveres calibre 38, com seis cartuchos cada, uma pistola calibre 6.35, com nove cartuchos intactos, uma faca de caça, uma touca e três pares de luvas pretas.
Foram recuperados um televisor de LCD 40, um aparelho de DVD portátil, um receptor de antena parabólica, um aparelho de telefonia móvel, uma mala de viagem e uma máquina digital fotográfica da marca Panasonic.

A PM segue em busca do último envolvido no roubo.

Caravana da saúde – Pacto Pela Vida leva serviços gratuitos para o Calabar e Alto das Pombas

As comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, receberam neste domingo (17) a visita da Caravana da Saúde – Pacto Pela Vida, um mutirão de atendimento médico, odontológico e farmacêutico que contou com a participação de mais de 200 profissionais de saúde e assistência social. O trabalho coordenado pelas Voluntárias Sociais da Bahia teve o apoio das secretarias da Saúde e da Segurança Pública, Associação Brasileira de Odontologia – BA (ABO), Marinha do Brasil, Embratel, Polícia Militar da Bahia e da iniciativa privada.
Foram oferecidas consultas gratuitas em oito especialidades médicas, entre elas cardiologia e pediatria. Também foi oferecido serviço de verificação da pressão arterial, teste de glicemia, laboratório de análises clínicas, vacinas, cabeleireiros, assistência jurídica, emissão de carteira de identidade, palestras sobre saúde bucal e saúde reprodutiva sexual.
A presidente das Voluntárias Sociais, a primeira-dama Fátima Mendonça visitou o Calabar durante a realização da caravana. Juntamente com os secretários da Saúde, Jorge Solla, da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, ela acompanhou o atendimento à população e falou sobre a importância da união na busca pela cidadania e pela segurança de todos. “Muito bom ver que, com a ajuda de toda a sociedade, nós estamos conseguindo proporcionar um domingo como esse, com todos tendo acesso a serviços de saúde. E o melhor é que se trata de um atendimento completo, que vai da triagem, à consulta, aos exames e até o encaminhamento para um tratamento continuado”.
Com o sucesso da Caravana, o objetivo agora é dar continuidade às visitas e estruturar o atendimento aos bairros que receberão as próximas bases comunitárias de segurança. O secretário Maurício Barbosa garantiu que as ações vão continuar. “Isso está na filosofia do Pacto Pela Vida. Entendemos que não adianta só a repressão policial. Quando o Estado chega e ocupa a comunidade com serviços que melhoram a qualidade de vida fica muito mais difícil de o tráfico e o crime se instalarem novamente.”
Para Mônica Abade, mãe da pequena Emilly, 04 anos, os serviços oferecidos são de ótima qualidade. “Está tudo maravilhoso, trouxe minha filha para aplicar flúor nos dentes e agora vou ao médico, está tudo aprovado, principalmente por que não precisei sair do bairro para ser atendida”. Finalizou.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional