[Jornal Ronda Informativa] 5ª Edição - Informativo de Beirú/Tancredo Neves e adjacências...

Beirú/Tancredo Neves é Campeão invicto do 1º Turno da Copa Vivo 2011.

Beirú/Tancredo Neves e Arenoso estão em festa desde o dia 17 de julho, quando o ADBNT, time formado por moradores dos bairros e comunidades vizinhas sagrou-se campeão do 1º turno da Copa Vivo 2011, maior campeonato interbairros de Salvador. Destaque também para o feminino do Arvoredo.

O ADBTN (Tancredo Neves/Arenoso) mostrou competência logo na 1ª fase, se classificando para a Quarta de Final em primeiro lugar. Enquanto isso o time masculino do Arvoredo foi eliminado ainda na 1ª fase, na lanterna, assim como o Real Bahia, o time feminino de Tancredo Neves. Porém a má campanha dos homens do Arvoredo foi compensada pelas mulheres. A garotada se classificou para a segunda fase na vice-liderança. 

Nas quartas de final o ADBTN venceu o Argentino Jr (B. do Rio), por 3x1 e avançou para a semifinal. Mesma sorte não teve o feminino do Arvoredo, derrotado pelo 100% Mata Escura por 3 a 0.

Domínio de Beirú - Na Semifinal o ADBTN (Tancredo Neves/Arenoso) seguiu imbatível e goleou o São Cristovão por 5 a 2, e avançou para enfrentar o Cajazeiras VI na Final. O último jogo aconteceu no campo dos Barris, no dia 17 de julho. Na Categoria Feminina o Grêmio(Lauro de Freitas) manteve a hegemonia e venceu o conterrâneo Independente por 5x2. No Masculino a decisão foi mais equilibrada. O ADBTN venceu o CAJAZEIRAS VI nos pênaltis por 4x3, após empate em 2x2 no tempo normal. Da galera de Beirú/Tancredo Neves e Arenoso saiu ainda o artilheiro do 1º turno, o jovem Miller. * O segundo turno deve ter início em meados de agosto.

Taça Brahma - Arvoredo e Beirú/T. Neves também possuem representantes em outro grande campeonato interbairros em andamento, a Copa Brahma de Futebol Amador 2011. O Primos(Beirú/T. Neves) já está classificado para a 2ª fase pelo Grupo 2, após vencer o Joga 10 de C. Branco por 3 a 2 no último domingo, 31 de julho. Com duas vitórias e uma derrota o time somou 6 pontos, após ter estreado perdendo para o Milords de Mussurunga por 3 a 2, e se recuperado ao vencer o Benfica Brasil por 2 a 1.

 O atacante Helton do Primos supera o carrinho do adversário rumo ao gol

Já o Arvoredo compõe o Grupo 6 e não vai bem. Em dois jogos, estreou empatando com o Argentinos Jr em 1 a 1 e na 2ª rodada perdeu para o Filipenses por 4 a 3. Neste domingo, 07/08, enfrenta o vice-líder Galiléia jogando em casa, no Campo do Arvoredo, a partir das 9 horas, precisando de triunfo e combinação de resultados.

***
23ªCIPM se reúne com moradores do Doron

Por convite da Associação dos Moradores do Conjunto Doron, e dando continuidade às ações de policiamento comunitário, que dentre outras tarefas prevê reuniões periódicas com os moradores das comunidades de Beirú/Tancredo Neves e vizinhança, o co-mando da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) se reuniu na noite do dia 06 de Junho de 2011 com os moradores, para tratar de questões relacionadas à Segurança Pública na comunidade.

A reunião contou com a presença do Ten. Cel PM Anselmo Alves Brandão, Comandante da 23ª CIPM, unidade responsável pela segurança do conjunto; Rodrigo Assis Alves, representando a Defensoria Pública; Azeli Mendes, representando a Prefeitura Municipal; Ten. Cristiano representando o Comando do Corpo de Bombeiros, além de síndicos dos Blocos, aproximadamente 40 comerciantes, entidades religiosas e demais moradores residentes ao redor do conjunto.

Após uma breve abertura e a palavra Ten. Cel Anselmo, alguns moradores pediram a palavra e discorreram sobre os problemas na segurança do bairro, além de sugerirem soluções. Dentre eles Bráulio Rocha, conhecido como Mestre, João Freitas e Marizete, que denunciaram o conhecimento por parte de bandidos dos horários das ronda policiais para atuarem na ausência policial, a necessidade de os moradores participarem das audiências e estarem unidos com a 23ª CIPM na busca por melhorias na segurança e o fortalecimento da família. Solicitaram também o retorno do policiamento “Cosme e Damião”.

Soluções - O Ten. Cel. PM Anselmo Alves Brandão prometeu imediatas mudanças nas rotinas das rondas policias; anunciou a intensificação do cadastramento de todos os pontos comercias da área, para visitações periódicas das rondas policiais que já acontecem; solicitou que, a exemplo do Cabula VI, Arvoredo e Tancredo Neves, a comunidade tivesse uma agenda permanente de reuniões para avaliar o trabalho policial; registrou a necessidade de que os moradores registrassem todas as ocorrências na delegacia para que estes dados fossem avaliados e acompanhados estatisticamente pela polícia; e autorizou a divulgação do telefone 9611-0072 para toda a comunidade através de fixação de faixas, facilitando assim a comunicação com a viatura da área.

A Sra. Azeli Mendes, Coordenadora da Administração Regional do Cabula, representando a Prefeitura comprometeu-se a fortalecer a luta da comunidade junto aos órgãos públicos municipais para consecução das solicitações encaminhadas pela Associação ao Ouvidor do Município e ao Prefeito João Henrique, deixando o seu telefone de contato, (71) 9623-6710, para que a comunidade solicite e cobre serviços municipais.

O Ten. Cristiano representando o Comando do Corpo de Bombeiros colocou os serviços da unidade à disposição da comunidade, registrando a importância da iniciativa.
Segundo o Presidente da Associação, Carlos Moura, a reunião foi o ponto de partida para diminuição dos problemas com segurança na comunidade, sendo necessária uma permanente vigilância e a parceria de toda a comunidade com a 23ª. CIPM.

***


Parabéns aos novos promovidos - Felicitações aos policias que lograram mais uma ascensão na Corporação atuando do pela 23ª CIPM.




Carlos Fernando Leite Teixeira Jr - Nascido em 07/04/1966, é Policial Militar desde 19 de junho de 1981. Em 2011 foi provido Major PM.



Milton Cajazeiras de Barros - Nascido em 15/03/1954, é Policial Militar desde 28 de abril de 1978. Em 2011 foi promovido Capitão PM.
 




Andreson de Melo Cerqueira - Nascido em 16/04/1978, é Policial Militar desde 03 de agosto de 1998. Em 2011 foi promovido Tenente PM.




***

Polícia Militar inaugura base de apoio

Atendendo ao pedido dos estudantes, professores, diretores e funcionários da Universidade do Estado da Bahia - Uneb – Campus Cabula, além de moradores e comerciantes dos arredores da instituição de ensino, a 23ª CIPM reformou e reativou o modulo da localidade, transformando-o numa Base Comunitária de Apoio Policial. A reforma foi realizada em parceria com a Uneb, através de acordo firmado com o reitor Lourival Valetim.


 
Na foto ao lado do TC Anselmo, o Reitor da Uneb e o Ten. Roberto
  
Desde a reabertura, no mês de maio, cerca de cinco policiais ficam à disposição da comunidade, com o apoio de uma viatura, como explica o Coronel Anselmo Alves Brandão, comandante da 23ª CIPM.

A ação agradou a estudante de enfermagem Katarina Freitas. “Saímos daqui à noite assustados, agora com o módulo ganhamos mais segurança para ir e vir”, disse ela. Outro beneficiado foi Seu Alemão, como é conhecido. “Agradeço ao comandante da 23ª CIPM que sempre nos atendeu bem e agilizou mais uma solicitação da comunidade”, agradeceu ele que é dono de uma barraca ao lado da nova base policial.

Além da proximidade, a comunidade ainda pode acionar diretamente a guarnição do módulo através dos números telefônicos 3116-1702 e 9611-0072

Também esteve presente na reinauguração do equipa-mento o representante da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Jorge Lessa, dentre outras autoridades.


23ªCIPM lança projeto visando o resgate da cidadania


Para despertar em crianças e jovens o amor ao Brasil, além de divulgar os valores fundamentais da nossa cultura, foi lançado no dia 10 de maio o projeto Resgate da Cidadania através dos Símbolos Nacionais, pela Polícia Militar. 

O evento aconteceu no Ceifar - Tancredo Neves, em Salvador. Estão envolvidos na iniciativa, que faz parte do programa Pacto pela Vida, 650 estudantes. Cerca de 200 pessoas, entre crianças, professores e militares, participaram do lançamento do projeto, que já está sendo realizado em seis escolas e no início de julho foi iniciado em escolas de São Gonçalo do Retiro.

Segundo o comandante da 23ª CIPM, Tenente-Coronel Anselmo Alves Brandão, a faixa etária escolhida é ávida por novidades e por isso assimila com facilidade bons exemplos. “São crianças que estão na fase de formação da personalidade. Escolhemos a bandeira e o Hino Nacional como referências nesse projeto. Com isso, no futuro, teremos jovens mais voltados ao civismo e respeitando as relações com a comunidade onde vivem. O alvo são comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social”.

A medida envolve crianças e jovens de 4 a 13 anos de comunidades como Narandiba, Beirú/Tancredo Neves, Saboeiro, Cabula, Estrada das Barreiras, São Gonçalo do Retiro, Babilônia, Engomadeira e Arenoso.

Renan Dias, estudante da 5ª série, é um exemplo de que os trabalhos iniciais já surtiram efeito. “Aprendi a valorizar o Hino Nacional e a pátria”. Com o hino na ponta da língua, a estudante Rilei dos Santos demonstrou que aprendeu a lição. “Está sendo muito bom pra mim. Gostei muito quando comecei a cantar o Hino”.

Sem Resistência - A diretora da Escola Municipal Anfrísia Santiago (Estrada das Barreiras), Jucélia Macedo, disse que a implantação do projeto no colégio não teve resistência por parte dos alunos. “Os policiais fazem um trabalho tão lúdico que todo mundo se diverte. É uma festa só. Além de resgatar os símbolos, agora os alunos têm uma visão diferente da Polícia Militar”.

O idealizador do projeto, soldado Remídio Costa Soares, declarou que a atuação de forma prazerosa e divertida na formação de crianças e adolescentes desperta a criatividade, amplia a imaginação, aperfeiçoa a concentração, trabalha a timidez, exercita a voz e suas entonações, valoriza o trabalho em grupo e desenvolve a consciência cívico-moral.

***

Comandante da 23ª CIPM se reúne com representantes da Conder, Pronasci e SJCDH buscando acelerar obras de urbanização na região de Tancredo Neves.


Como parte de sua filosofia de promover o policiamento cidadão e ações preventivas contra a criminalidade nos bairros e comunidades sob sua responsabilidade, a 23ª Companhia Independente de Polícia Militar – Beirú/Tancredo Neves, através de seu comandante, Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, vem buscando soluções para problemas que direta ou até indiretamente incentivam o delinqüir.
 
Uma dessas ações é participar do processo de reurbanização de ruas, praças e imóveis de sua região. A última reunião aconteceu na terça-feira, dia 24 de maio de 2011, na sede da Conder. Participaram do encontro, além do comandante da 23ª CIPM, o coordenador do comitê Pronasci Jorge Lessa, representando a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDG - Cláudio Mello, e Virgínia Castro, Mara Castagno, Anete Lopes e Jamile Cordeiro representando a Companhia Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER.
Como parte de sua filosofia de promover o policiamento cidadão e ações preventivas contra a criminalidade nos bairros e comunidades sob sua responsabilidade, a 23ª Companhia Independente de Polícia Militar – Beirú/Tancredo Neves, através de seu comandante, Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, vem buscando soluções para problemas que direta ou até indiretamente incentivam o delinqüir.

Uma dessas ações é participar do processo de reurbanização de ruas, praças e imóveis de sua região. A última reunião aconteceu na terça-feira, dia 24 de maio de 2011, na sede da Conder. Participaram do encontro, além do comandante da 23ª CIPM, o coordenador do comitê Pronasci Jorge Lessa, representando a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDG - Cláudio Mello, e Virgínia Castro, Mara Castagno, Anete Lopes e Jamile Cordeiro representando a Companhia Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER.
 
As obras cujos valores giram em torno dos R$ 4,6 milhões, foram paralisadas por falta de pagamento, já que o BNDES bloqueou a liberação dos recursos por conta de problemas burocráticos. A Secretaria de Justiça já informou à CONDER que está buscando outras fontes de recurso para viabilizar o andamento dos projetos. Outro motivo do atraso nas obras, segundo a técnica Francisnália Silva, foram as constantes reuniões com a comunidade, quando nunca se chagava a um acordo e o projeto sofria várias modificações.


 ***

Polícia militar baiana reúne pais e responsáveis
em escola, para aula sobre cidadania

Nesta quarta-feira, 18, foram os pais e responsáveis de alunos da Escola Municipal Anfrísia Santiago, que tiveram que acordar cedo e ir para a aula na instituição de ensino localizada na Estrada das Barreiras. A disciplina? Cidadania. Professores? Policiais Militares da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado da Bahia – Beirú/Tancredo Neves. 


Dentre muitas orientações transmitidas na oportunidade, o Tenente Henrique falou sobre a importância da educação escolar e familiar, para a formação de uma sociedade menos violenta e mais comprometida com a justiça. Além da necessidade de parceria entre a comunidade e a polícia militar, não apenas no que tange à segurança pública diretamente, mas utilizando a 23ª CIPM como canal de acesso às solicitações de melhorias diversas no bairro e na escola, junto aos órgãos responsáveis. 


O SD PM Remídio, falou sobre a deseducação advinda de maus hábitos contemporâneos. “O que seu filho vai aprender de bom ouvindo e cantando uma música que diz: pega um prato, faz uma linha e dá um tiro na farinha... pagode que faz alusão ao uso de drogas, bem como outras músicas que vulgarizam a imagem da mulher?!. O que de bom seu filho vai encontra nas ruas após às 23 horas?”, questionou o policial responsável pelo Projeto de Valorização da Cidadania através dos Símbolos Nacionais nas escolas, lançado semana passada.


Também presente no encontro o Asp. Of. PM Melo ressaltou a importância de uma boa educação, com sabedoria. “Os pais e responsáveis que educam seus filhos na base da porrada, estão criando futuros agressores”, sentenciou.

O evento que reuniu pais e responsáveis de crianças entre 4 e 10 anos, também contou a participação de diretores, professores e funcionários da escola e outros representantes da comunidade.


***
A comunidade de Tancredo Neves e adjacências comemorou o São João nas ruas do Bairro. Assim como aconteceu no Carnaval, um palco foi armado e recebeu bandas de forró e pagode. O evento chamado de Tancrejão teve seu sucesso garantido pela segurança proporcionada pela equipe da 23ªCIPM.

***
23ª CIPM participa do dia da criança na escola

Professores, pais de alunos, estudantes, policiais militares e outros representantes da segurança pública e da educação participaram no dia 10 de junho de 2011 do 'Dia da Família na Escola' em duas instituições municipais de Salvador, nos bairros São Gonçalo e Cabula. A idéia foi incentivar a parceria entre todos para diminuir a violência nas escolas.
    
A diretora de uma escola municipal da ca-pital baiana, que pediu para não ser identificada, foi ameaçada de morte recentemente pela mãe de um aluno. “A mãe do aluno acha que a gente discrimina seu filho. Ela achou que nós tivemos um descuido com a criança e aí ela ameaçou toda a escola. Ela disse que ia acabar com todo mundo", con-tou a diretora.
     
Os educadores e a polícia defenderam uma maior aproximação das famílias com as escolas como forma de preven-ção contra o uso de drogas pelos estudantes e outras causas da violência. "Com a participa-ção dos pais, nós temos condições de melhorar a relação dos alunos com a escola e com a comunidade", explicou o Tenente Coronel Anselmo Alves Brandão, que esteve no encontro. 
 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar