[Jornalisando o Futebol] Venda de ingressos para reinauguração da Arena Fonte Nova termina em tumulto

A venda de ingressos para o clássico Ba-Vi que vai inaugurar a Arena Fonte Nova, no próximo dia 7 de abril, teve confusão na manhã desta sexta-feira, em Salvador. A Polícia Militar teve que disparar bombas de gás lacrimogêneo para conter os torcedores, que tentaram forçar a entrada no setor de bilheterias. O estádio é um dos seis da Copa das Confederações e um dos 12 da Copa do Mundo de 2014, construído em lugar da antiga Fonte Nova, demolido após desabamento parcial do piso superior, em 2007, que matou sete torcedores.

Desde a noite de quinta-feira torcedores se concentraram no entorno da Arena Fonte Nova, em busca de ingressos. Segundo testemunhas, não havia grades para organizar a fila do lado de fora do estádio. Por isso, os torcedores se aglomeravam na entrada da área onde havia os guichês para a compra de ingressos.
A Polícia Militar teve de reforçar o controle de acesso ao local. Porém, alguns torcedores protestaram contra a dificuldade de acesso. Houve confusão. Alguns torcedores ficaram feridos e outros passaram mal com a aglomeração. A PM disparou bombas para conter a multidão. Ninguém foi preso. Todos os ingressos foram vendidos.

As obras terminaram em 11 de março, data em que o estádio foi entregue oficialmente ao governo do Estado, em cerimônia realizada no local. A fase agora é de acabamento no entorno e de testes para inauguração. O governo da Bahia informou que a presidente Dilma Rousseff participará na sexta-feira, dia 5, da inauguração oficial, dois dias antes do jogo de reabertura da arena.

O novo estádio foi erguido de 2008 a 2012, com custo de R$ 591,7 milhões, em regime de Parceria Público-Privada (PPP). A arena manté a geometria oval da antiga Fonte Nova , com três anéis de arquibancada. São 50.223 lugares. A obra é assinada pelas construtoras Odebrecht e OAS.

A Arena Fonte Nova será palco de três jogos na Copa das Confederações, torneio que será disputado de 15 a 30 de junho. No dia 22, às 16, a seleção brasileira vai encarar a Itália no estádio de Salvador. Dois dias antes haverá Nigéria x Uruguai, às 19h. O terceiro compromisso no novo estádio é a disputa do terceiro lugar, às 13h do dia 30.

TABELA: Os jogos da Copa das Confederações
Já na Copa do Mundo do ano que vem a Arena Fonte Nova sediará seis partidas. Quatro delas na primeira fase, dos grupos B, E, F e G (o Brasil é o cabeça de chave do A). O primeiro jogo do Mundial será no dia 13 de junho de 2014. Para 1º de julho está marcado um de oitavas de final e para 5 de julho outro, de quartas de final.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[Aberrações de "Evangélicos"] Fundação Dr. Jesus é acusada de violação de direitos humanos

#Policiando - Base Comunitária do Uruguai é inaugurada com presença do Governador

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro