Lançamento da Operação Carnaval 2016 PMBA

Veja todas as fotos deste evento em nossa Fanpage: Facebook.com/sitejornalisando

Fotos Edinei Dantas
Texto: Sd Luciano - DCS-PMBA

Na manhã dessa quarta-feira (27), o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, apresentou o plano da Operação Carnaval 2016 da PM, que reunirá o efetivo de 21 mil policiais militares, em solenidade no auditório do Hotel Fiesta, em Salvador.

A novidade neste ano será a instalação de 48 portais de abordagens com detectores de metais e a atuação, pela primeira vez no carnaval, do Batalhão Especializado em Polícia Turística (Beptur) e a Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) desde que foram criados em 2015.


O Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) disponibilizará, em pontos estratégicos, policiais militares bilíngues habilitados em inglês, espanhol, alemão, francês, russo e italiano, reforçando a segurança dos turistas distribuídos em oito postos nos bairros de Ondina, Praça Castro Alves, Farol da Barra, Sabino Silva, Pelourinho, Campo Grande, Porto Marítimo e Aeroporto de Salvador. 



Responsável por ações preventivas, assistenciais e de enfrentamento a violência à mulher, a Operação Ronda Maria da Penha atuará com policiais em patrulhas no Circuito Dodô e Osmar e com a realização de palestras para os policiais nos Postos de Reunião de Tropa (PRT). O efetivo da ORMP é capacitado para acompanhar os casos das mulheres com medida protetiva instaurada e que necessitem de condução à Delegacia Especializada da Mulher (DEAM).

O coronel Anselmo destacou a importância dos portais de abordagem nas ações preventivas da Polícia Militar. “Esses portais são seletivos, e tem como objetivo dificultar a entrada de armas de fogo e/ou armas brancas nos circuitos do carnaval para garantir mais tranquilidade ao folião. Desejo a todos muita paz e que na corrente do bem, façamos um bom carnaval“, finalizou.

Tecnologia - O sistema de tecnologia da informação e comunicação da PM vai empregar neste ano 140 notebooks, 50 tablets, 90 modens (4G), 75 linhas de dados e 340 linhas de telefonia móvel. O suporte logístico disponibilizará mil detectores de metal, 78 ônibus farão o transporte por dia de tropa em Salvador, 1.770 sanitários químicos, 90.270 refeições prontas, 85 mil kits lanches e 259 estruturas provisórias (PPM, PEO, PRT, Bases, Vestuários, entre outras).

O governador Rui Costa durante seu pronunciamento destacou o desempenho de policiais militares e bombeiros na assistência às vítimas da chuva em Riachão do Jacuípe. “Ontem (26) estive nas áreas alagadas de Riachão e as vítimas falaram que só estavam vivas graças aos policiais militares e bombeiros militares que arriscaram suas próprias vidas para resgatar idosos e crianças. No exercício da segurança pública, os PMs poderiam optar por não ajudar aos necessitados, alegando que aquela não seria a função deles, mas o senso de profissionalismo e de humanidade falou mais alto nos corações daqueles homens. E por isto, eu quero destacar o empenho dos policiais que lá estavam” , enalteceu.

Também estiveram presentes o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco Teles; delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, chefe do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jefferson, entre outros.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador