Reunião em Juazeiro discutiu a segurança pública na região Norte

Curta e Compartilhe nossa Fanpage e Veja mais Fotos:

Texto e Fotos: Edinei Dantas
O Jornalisando esteve em Juazeiro na última quarta-feira (03), onde acompanhou a 2ª reunião da Câmara Setorial do Pacto pela Vida.

A região norte do estado da Bahia possui 17 municípios sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLI – no período de Janeiro a Abril de 2015. Os dados foram revelados na 2ª reunião da Câmara Setorial do Pacto pela Vida, ocorrido nesta quarta-feira (03), no município de Juazeiro. O encontro vem sendo realizado pela Secretaria de Segurança Pública com o objetivo analisar os índices e modus operardi dos Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI, e avaliar o resultado das ações já implementadas pelo PPV nas oito Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do estado.

Participaram o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, o delegado geral da Polícia Civil Bernardino Brito, o diretor do Departamento de Polícia Técnica Elson Jefferson, entre outros gestores das policiais Militar e Civil, e representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública da região, além do prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho.
No auditório do Grande Hotel, comandantes da Polícia Militar e delegados titulares dos 53 municípios que integram a Risp/Norte, como Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e Senhor do Bomfim, expuseram, durante toda a manhã, os principais problemas enfrentados para a manutenção da paz naquelas cidades, bem como as prisões e ações de sucesso que já vêm evitando o cometimento do crime.
O tráfico de drogas e a utilização de menores para o cometimento do crime foram citados como algumas das motivações do CVLI nos municípios avaliados, bem como as fronteiras com outros estados.
Os representantes do Tribunal de Justiça, o juiz Criminal Paulo Ney, do Ministério Público, a promotora Mayume Menezes, dentre outros membros do MP, da Defensoria Pública, André Cerqueira, e da Procuradoria Geral de Justiça, Pedro Maia, participaram da reunião e registraram as demandas de suas áreas para providências conjuntas com a SSP.
“Os representantes judiciário estão sendo convidados para elevarmos o nível da discussão sobre os problemas de policiamento no interior a fim de que, juntos, possamos achar soluções mais efetivas e respostas mais ágeis à sociedade”, ressaltou o secretário Maurício Barbosa.
O coronel Anselmo Brandão parabenizou o comprometimento de todos na busca por ações proativas que possam prevenir as ações criminosas, e citou os trabalhos sociais, como o Proerd, já conhecido, e o novo Proerd para os pais, iniciado no município de Senhor do Bomfim, além da implantação de câmeras, utilização das bases móveis e relocação do policiamento. “É salutar observamos o empenho de todos em produzir e revisar as ações para alcançarmos melhores resultados”, finalizou.


A primeira reunião aconteceu na semana passada no município de Alagoinhas com representantes da RISP Leste. Outras quatro vão ocorrer nas regiões Sul, Oeste, Sudoeste e Chapada. O terceiro encontro está previsto para acontecer nesta quinta-feira (11), com gestores da RISP/Sul, em Itabuna.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional