[Futebol 2013] Vitória é o melhor clube da Bahia segundo The Guardian





Por Edinei Dantas
Fontes: R7 e Band

Após o Vitória ter realizado a melhor campanha entre os clubes nordestinos na era dos pontos corridos, quando o torneio se tornou muito mais difícil com todos os clubes do certame se enfrentando duas vezes, um dos mais conceituados Jornais Impressos do mundo publicou matéria na última sexta-feira, 6 de dezembro de 2013, que deixou muitos torcedores do Bahia de cabeça inchada. Tudo porque reconheceu o óbvio, o Bahia ainda é o maior time da Cidade de Salvador por ter a maior quantidade de torcedores e por ter conquistado dois títulos nacionais, mas o Vitória é melhor time devido a hegemonia estadual nos últimos anos e a bela campanha no Brasileirão 2013. 

A reportagem intitulada — em tradução livre — "O guia completo de viagem para as cidades da Copa do Mundo do Brasil" fala sobre os estádios, o que trazer na bagagem, como são as cidades sedes, o clima, entre outros.

Ao falar sobre Salvador, a matéria apresenta a Arena Fonte Nova, que tem capacidade para 55 mil torcedores, e que sediará seis jogos da Copa, incluindo um jogo das oitavas de finais e um das quartas de finais. A reportagem explica, ainda, que o estádio foi totalmente reconstruído depois da tragédia de 2007, quando um pedaço da arquibancada caiu matando sete pessoas, e cita que é a casa do Bahia, maior clube da cidade, mas salienta que é o segundo melhor, pois o melhor é o Vitória".

O Rubro Negro Baiano encerrou a maior competição do país na 5ª colocação com 59 pontos, e lutou até o final por uma inédita vaga na Taça Libertadores da América, enquanto seu arquirrival apenas voltou disputar a fuga do Rebaixamento, e finalizou a campanha na 14ª colocação com 48 pontos. Ainda em 2013 o Vitória conquistou o título de Campeão Baiano, o sétimo dos últimos 10 anos, enquanto o Bahia, que ainda detém a maior quantidade, conquistou apenas um. O Baianão 2013 também foi marcado por goleadas históricas no Clássico BaxVi, quando o Leão goleou oTricolor por 5 a 1 e 7 a 3.

Veja abaixo matéria completa do The Guardian em Inglês e tradizida pelo Google:
State Bahia

The stadium The 55,000-seater Estádio Fonte Nova will host six World Cup matches, including a last-16 game and a quarter-final. Home to Bahia, the city's biggest but second best club (the best is Vitória), the stadium was completely rebuilt after one of the upper terraces collapsed in 2007, killing seven people. It's easy to get to, within walking distance of the city's main bus station and its famous old town. Uniquely, one end of the stadium is completely open, giving a view of the city's dique (small lake) and, at night, the twinkling lights of the favelas.

Quick beer The stadium is only 15-20 minutes' walk from the Pelourinho, the old town, which is packed with bars and restaurants and sure to be a hub of World Cup revelry. Many locals prefer the Rio Vermelho area for nightlife; have a beer at one of the outdoor bars in the square. Try an acarajé – deep-fried balls of black-eyed peas filled with dried prawns – which originated in Nigeria and are sold on street corners by women in traditional Afro-Brazilian dress. Their distinctive flavour is a bit like Marmite in the way it divides opinion.

The weather Be warned: it can rain for days on end in the June-August wet season. The good news is that temperatures never fall below 20C, so when it's not raining the "winter" temperatures are perfect for enjoying the city's many fine beaches.

What to pack? A brolly as well as a bikini, and bring your dancing shoes, too (see below).

What's the city like? Funky town. If you're going to Brazil to get a taste of the country as well as the football, Salvador is a great choice. This stretch of Atlantic coast is lined with beaches, but the quintessential city beach is Porto da Barra – at the entrance of the magnificent Baía de Todos os Santos, one of the largest bays in the world – where the water is calm and perfect for swimming. Salvador was Brazil's first capital, from 1549 to 1763, and it's rich in history and home to the finest collection of colonial architecture in South America – you could a spend a day or two exploring the Pelourinho. The self-styled capital da alegria doesn't need much of an excuse to throw a party. Every February, Salvador puts on the biggest carnival in the world, with over two million people dancing in the streets for a whole a week. During the World Cup, the city will be putting on a scaled-down version to mark the event (dates not yet announced).

Out of town There are stunning, peaceful tropical beaches within easy reach of the city. Praia do Forte is 50 mile up the coast, but if you've got the time and are after a real taste of tropical paradise head for Boipeba. If it's is raining, or you like walking, the Chapada Diamantina national park (the Diamond Highlands), an overnight bus journey or short flight away, is inland, away from the rain, and home to spectacular rock formations, crystal-clear lakes and waterfalls, and great trekking opportunities.

Estado da Bahia

O estádio A de 55.000 lugares Estádio Fonte Nova sediará seis jogos da Copa , incluindo um jogo de última -16 e um quarto -de-final . Início a Bahia , o maior , mas segundo melhor clube da cidade ( o melhor é o Vitória) , o estádio foi totalmente reconstruída depois de um dos terraços superiores desabou em 2007, matando sete pessoas . É fácil de chegar, a uma curta distância da principal estação de ônibus da cidade e sua famosa cidade velha . Excepcionalmente, uma extremidade do estádio está completamente aberto , dando uma visão do dique da cidade ( pequeno lago ) e , à noite, as luzes cintilantes das favelas.

Cerveja rápida O estádio é apenas 15-20 minutos a pé do Pelourinho , o centro histórico , que é repleta de bares e restaurantes e deixe de ser um hub de folia Copa do Mundo . Muitos moradores preferem a área do Rio Vermelho para a vida noturna , tomar uma cerveja em um dos bares ao ar livre na praça. Tente um acarajé - bolas deep-fried de feijão-fradinho , recheada com camarões secos - que se originou na Nigéria e são vendidos nas esquinas por mulheres no vestido afro-brasileira tradicional. Seu sabor característico é um pouco como Marmite na forma como ele divide a opinião .

O clima Esteja avisado : pode chover durante dias a fio na estação chuvosa de junho a agosto . A boa notícia é que as temperaturas caem abaixo de 20C nunca , por isso, quando não está chovendo " as temperaturas de inverno " são perfeitos para desfrutar de muitas belas praias da cidade.

O que levar ? Um guarda-chuva , bem como um biquíni , e traga os seus sapatos de dança , também ( veja abaixo).

Qual é a cidade como ? Funky da cidade . Se você estiver indo para o Brasil para obter um sabor do país , bem como o futebol , Salvador é uma ótima escolha . Este trecho da costa atlântica está alinhada com praias , mas a essência praia da cidade é o Porto da Barra - na entrada da magnífica Baía de Todos os Santos, uma das maiores baías do mundo - onde a água é calma e perfeito para natação . Salvador foi a primeira capital do Brasil, 1549-1763 , e é rica em história e abriga a melhor coleção de arquitetura colonial na América do Sul - você poderia passar um um ou dois dias a explorar a Pelourinho. O auto-intitulado de capital da alegria não precisa de muito de uma desculpa para fazer uma festa. Cada fevereiro , Salvador coloca no maior carnaval do mundo , com mais de dois milhões de pessoas dançando nas ruas para uma toda uma semana. Durante a Copa do Mundo , a cidade estará colocando em uma versão reduzida para marcar o evento ( datas ainda não anunciada ) .

Fora da cidade existem praias tropicais deslumbrantes e tranquilos de fácil acesso da cidade. Praia do Forte é 50 milhas até a costa , mas se você tem o tempo e estão atrás de um verdadeiro sabor da cabeça paraíso tropical para Boipeba . Se ele está chovendo, ou você gosta de caminhar , o Parque Nacional da Chapada Diamantina (as Highlands Diamante ), uma viagem de ônibus durante a noite ou vôo de curta distância , é o interior, longe da chuva, e abriga formações rochosas espectaculares, lagos de água cristalina e cachoeiras e grandes oportunidades de trekking .

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar