Dependentes químicos passam réveillon juntos em Camaçari e longe das drogas

Por Eliane Cunha

Sem verba financeira, alunos do centro acolhedor em Las Palmas, não têm ceia de réveillon

Brasil tem pelo menos 370 mil usuários de crack só nas capitais. A maioria está no Nordeste, contudo, pesquisa mostra que 80% dos viciados querem ser tratados.

Força de vontade. Os dependentes químicos precisam ter muito ânimo e coragem, além de um tratamento adequado nesta época do ano, pois é justamente neste período de festividades que muitos não resistem às tentações e desistem do apoio que recebem para mudança de vida.
De acordo com Jackson Gonçalves de Oliveira, 31 anos, missionário e colaborador voluntário da Cristolândia na Bahia, o grande desafio é manter os pacientes no tratamento, uma vez que a adesão e a permanência deles são voluntárias. “Cada minuto desse dependente vale muito, por isso é preciso valorizar a auto-estima dessa pessoa para que ela permaneça a cada dia sem drogas”, explicou.

A Cristolândia é um programa permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos, que busca a transformação das vidas por meio do Evangelho de Jesus Cristo, a fim de que sejam livres do vício e aptas a reinserção social e familiar.

Em Março de 2010 foi inaugurada a primeira unidade da Missão Batista Cristolândia. Os serviços prestados expandiram-se, e após quase dois anos de transição da Cracolândia para o Cristolândia, no dia 12 de outubro de 2013, foi inaugurado o Centro de Formação Cristã 1 (CFC) na Bahia, localizada na Rua Jordânia, em Las Palmas, no Sítio Vida Nova, Camaçari. Área bem pontuada recentemente, em publicação do Camaçari Fatos e Fotos (CFF), onde populares e autoridades cobram a liberação do acesso à via alternativa ao pedágio local.

Na coordenação dos projetos, missionários da Missão Batista Cristolânia (MBC), base situada na Rua Carlos Gomes 120, em Salvador, através do Pastor Décio Amorim Pimentel e Janeide Ribeiro Costa Pimentel, dão todo o suporte, com o intuito de atender uma das capitais com maior número de viciados no Brasil, conforme pesquisa citada mais abaixo.

A pedido do Ministério da Justiça, a Fundação Oswaldo Cruz traçou o perfil dos usuários, e uma das principais conclusões é que a maioria quer ser tratada, sendo que mais de 80% querem ter uma vida normal com a família e com o trabalho.

Segundo o estudo, a maior concentração de usuários está no Nordeste. Depois vem a região Sudeste, Centro-Oeste, Sul e, por último, a Norte. Só nas capitais há pelo menos 370 mil usuários.

Diante deste número, voluntários do Cristolândia sabem da responsabilidade de cuidar das vidas que antes andavam na cracolândia [denominação popular para uma região paulista, onde se desenvolveu e se consolidou intensamente o tráfico de drogas].

Para Jackson, é importante que os dependentes passem juntos esse período, pois a abstinência de drogas é a maior dificuldade enfrentada pelas pessoas que estão em busca de tratamento. “Apesar de tristes por ficarem distantes da família, eles sabem dos riscos de sair no meio do tratamento”, relata o missionário sinalizando que muitos, além da dependência, ainda têm dívidas com drogas e se sentem receosos em sair, podendo vir a falecer se saírem das instalações do Centro.

No Centro de Formação Cristã 1 (CFC), os alunos buscam mudança de vida. Jackson contou a equipe do CFF que durante quinze anos foi traficante e usuário de drogas e justamente quando as festas se aproximavam era o período em que ele mais usava os entorpecentes. “A gente tem que evitar lugares onde tem bebidas e drogas, o melhor é ficar junto de pessoas que querem o nosso bem, porque sabem da nossa dificuldade”, relatou pontuando que o trabalho é valoroso e que, no dia 1 de Janeiro de 2014 será inaugurado o CFC 2 em Barra de Pojuca.

Um dos problemas com a ‘saída temporária’, é que não se pode garantir que o retorno aconteça de forma limpa, ou seja, sem que tenham feito uso de droga. A alternativa é muito discutida e há divergência em opinião, quando relacionada a condenados pela justiça que recebem o benefício e podem aproveitar um determinado período fora do conjunto prisional. [Ver publicação].

Boy e Ivonei, recuperado de cocaina e crack, respectivamente


Seja um parceiro e contribua com a recuperação de vidas
O Centro de Formação Cristã 1 (CFC) necessita da ajuda. Os interessados podem doar alimentos perecíveis e não perecíveis. Os alunos precisam de 300 pães por dia, 360 kg de frango ou carne por mês, produtos de higiene, produtos de limpeza, calçados e medicamentos.

Para realizar as doações para o CFC1 é preciso contatar o pastor Décio pelo email decioamorim@live.com ou pelos telefones (071) 3415-4556 e 8849-3096, sinalizando que os donativos são para o Centro localizado em Vilas de Abrantes.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

Tropa de Elite da Bahia inaugura nova sede e novo comando