Faculdades oferecem auxílio gratuito para quem precisa declarar o Imposto de Renda


A menos de 20 dias para acertar as contas com o leão, quem ainda não declarou o Imposto e Renda exercício 2016 pode contar com uma ajuda extra para ficar quite com a Receita Federal. Pelo menos, 11 instituições educacionais e até mesmo o próprio Fisco estão oferecendo orientações gratuitas para aqueles que têm dificuldades de preencher a declaração.
O Correio listou onde é possível buscar ajuda, em troca de latas de leite em pó ou alimentos não perecíveis, a depender da faculdade. A partir de amanhã (10), por exemplo, os contribuintes contam com ações promovidas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e no Campus da Unime na Paralela. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fundação Visconde de Cairu também começaram a ofertar este tipo de serviço.
Outras instituições como a Unifacs, que começa o mutirão a partir de quarta-feira (12) vai contar com treinamentos para que o contribuinte possa preencher sozinho a sua declaração sem medo de errar. “O que a gente observa nestes plantões é que a maior queixa é quanto ao medo de cair na malha fina. Por isso decidimos não só ofertar o serviço de preenchimento mas promover um treinamento para que este contribuinte possa fazer o mesmo por amigos, familiares e conhecidos”, explica a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unifacs, Laura Domingos.
Outra instituição de ensino apostou em um canal onde os professores irão tirar dúvidas por e-mail. “Estamos iniciando este ano o atendimento por e-mail. Do dia 18 a 20 de abril, das 17h às 21 horas teremos professores de plantão respondendo estas mensagens com retorno imediato para sanar estas questões”, afirma a coordenadora do curso de Contabilidade do Centro Universitário, Andrea Amaral.
A expectativa é dobrar o número de declarações preenchidas na comparação com os últimos anos. “Queremos fechar o período com 300 a 500 declarações preenchidas. A ação é uma oportunidade de envolver nossos alunos na prática e, ao mesmo tempo, prestar um serviço para a comunidade”, destaca.
A Faculdade Ruy Barbosa é mais uma a montar um esquema de atendimento para atender aos contribuintes, a partir do dia 17. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Adriana Rangel, lembra a importância de estar munido de todos os documentos. “É preciso levar a documentação completa, principalmente a declaração do ano anterior e os comprovantes de rendimentos para que a gente possa preencher a declaração sem deixar espaço para retificações”.
Por isso, é necessário que os contribuintes estejam munidos ainda de comprovantes de despesas médicas e educacionais junto com o CPF ou o CNPJ do prestador de serviços, documentos pessoais e dos dependentes, dados bancários, informe de rendimentos de aluguéis e outras rendas recebidas, doações, outros bens e investimentos. 

Balanço
Devem declarar, neste ano, os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2016. Segundo dados da Receita Federal, na Bahia, até o momento, foram recebidas 379.351 mil declarações. A expectativa é de que sejam entregues até o final do prazo cerca de 1.150 milhões declarações em todo o estado. Em todo país, mais de 8,8 milhões de declarações foram recebidas pelo sistema, volume 10% maior do que no mesmo período do ano passado. A Receita também está com um esquema de plantão até o dia 28 de abril para sanar as dúvidas dos contribuintes. O atendimento pode ainda ser feito pelo telefone (71)3416-1350. 
ONDE BUSCAR AJUDA PARA PREENCHER A DECLARAÇÃO DO IR

1. Uneb A ação acontece entre os dias 10 e 25 de abril, no laboratório do curso de Ciências Contábeis no Campus I, localizado no Cabula. Horários de atendimento: Segundas – 9h às 11h / 13h30 às 16h30; Terças – 9h às 11h; Quartas – 8h às 11h; Quintas – 8h às 11h / 13h30 às 16h30 e sextas – 8h às 11h.

2. Ufba  Até o dia 27 de abril, de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30, os interessados devem procurar a Faculdade de Ciências Contábeis, na Graça.

3. Estácio  Em troca de uma lata de leite em pó,  o serviço será prestado  no campus Gilberto Gil, bairro do Stiep, no período de 18 a 20 de abril das 17h às 21 horas. Os contribuintes também podem enviar suas dúvidas durante o período para o email irpf2017possoteajudar@estacio.br.

 4. Unifacs  Além da capacitação nos dias 12 e 19 de abril, a instituição prestará serviço gratuito de atendimento no Shopping Piedade, de 3 a 15 de abril, das 13h às 17h, e no Shopping Lapa, de 17 a 28 de abril, das 9h às 21h. 

5. Ruy Barbosa  A Faculdade DeVry Ruy Barbosa vai oferecer serviço entre os dias 17 e 20 de abril, das 14h às 18h. Os interessados podem obter o atendimento mediante entrega de 1kg de alimento.

6. Ucsal  Do dia 17 ao dia 27 de abril, o mutirão acontece das 18h30 às 21h, no Núcleo de Estágio e Práticas Empresariais (NEPE), localizada no Campus Pituaçu.

 7. Visconde de Cairu  Em troca de  1kg de alimento, o contribuinte também pode buscar auxílio de segunda à sexta-feira até o dia 27 de abril das 9h às 17h. 

8. D. Pedro II  Do dia 17 ao dia 20 de abril, a faculdade estará prestando o serviço mediante a doação de uma lata de leite em pó. O atendimento será feito das 9h às 14h no Campus 2, no Comércio.

 9. Unime  Em troca de duas latas ou pacotes de leite em pó, amanhã e nos dias 13 (9h às 12h) e 17 de abril (14h às 17h), o contribuinte pode buscar auxílio para preencher a declaração na Unime Paralela, atrás do Serpro. 

10. Maurício de Nassau  Do dia 17 ao dia 21 de abril, o contribuinte também pode contar com o serviço em troca de uma lata de leite em pó. A ação acontece das 10h às 20h,  na Unidade Mercês.

11. Unirb   Do dia 25 ao dia 28 de abril, os alunos e professores da faculdade vão atender os contribuintes no Orixás Center, na Politeama, das 14h às 18h.

 12. Receita Federal  a Receita conta com um esquema de plantão até o dia 28 de abril,  de 8 às 18h, na Delegacia da Receita Federal. O atendimento também pode ser feito pelo telefone (71)3416-1350.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

PMBA conclui IV Curso de Motociclista Militar

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

Cantor gospel é preso com drogas no Rio de Janeiro

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional