Desintoxicação: Terminada a festa, chega a hora de limpar o organismo

Já é ano novo e mesmo que suas metas para 2017 não tenham contemplado planos para melhorar a alimentação, abandonar o sedentarismo ou maus hábitos, que tal aproveitar o primeiro dia do ano para se livrar dos excessos das festas de final de ano? 

De acordo com a nutricionista Sinara Menezes, da Nature Center, a dieta desequilibrada, com baixo consumo de alimentos naturais e um excesso de processados, açúcares e gorduras comuns nessa época do ano, termina por causar incômodos como prisão de ventre, inchaço, problemas de pele e, inclusive, dificuldade em perder peso, além da sensação de cansaço, estresse e falta de energia.

 “O corpo humano conta com um sistema capaz de identificar e eliminar o que é nocivo através das fezes, urina, bílis, suor e outros fluídos. Contudo, para que a detoxificação funcione de forma eficaz é preciso que o organismo esteja devidamente saudável e nutrido. “A culpa não é só das festas natalinas, mas de uma dieta desregrada ao longo de todo um período. Alimentos como fast foods, guloseimas e industrializados são ricos em corantes e conservantes, substâncias que podem se acumular no organismo e causar uma série de inflamações”, diz, destacando que além de despejarem toxinas no organismo, esses alimentos são de baixo valor nutricional, portanto, não colaboram para o processo natural de detoxificação, que depende de diversos nutrientes.

Detox
A também nutricionista Gabriella Alves, da clínica Corpometria, lembra que uma dieta detox pode ser feita por uma semana, que é muito eficiente para a destoxificação do organismo. “O ideal é fazê-la com acompanhamento nutricional, pois deve ser isenta de glúten, leite e derivados e rica em nutrientes e alimentos (orgânicos) que estimulem a detoxificação”, pontua. Para reduzir os efeitos do álcool, o primeiro e mais importante item é hidratação. A água deve ser consumida em abundância. Depois disso, protetores hepáticos podem ser consumidos antes e depois do consumo, como a alcachofra (in natura ou cápsula).

Com uma postura parecida, Sinara Menezes lembra que beber água é fundamental para que o corpo consiga eliminar as toxinas. “Este é um dos componentes mais importantes no processo detoxificante, presente em praticamente todos os excrementos”, pontua, destacando que se o corpo está desidratado, o trabalho dos rins é prejudicado; urina, suor e demais formas de expulsar as impurezas. “Além da água, o chá verde e a água de coco podem ajudar nesse aporte, inclusive, como ingredientes de um suco detox. Hidratar-se bem é essencial”, sugere.

O educador físico e especialista em fisiologia do exercício e condicionamento esportivo Tiago Ameno ressalta que tanto exercícios físicos aeróbico e anaeróbico vão auxiliar a desintoxicar o corpo. “Costumo dizer que as pessoas não engordam no período entre o Natal e o Réveillon, mas do Réveillon para o Natal. Os excessos do ano todo na alimentação e na inatividade física é que vão determinar o ganho de peso nesse período”, diz, lembrando que quem encontrou o equilíbrio durante o ano todo vai reter os excessos de final de ano como estoque de glicogênio e retenção hídrica, estocando gordura com mais dificuldade , principalmente por seu metabolismo ser mais eficiente em queimar gordura. “Quando essa pessoa retomar sua rotina de dieta e treino vai conseguir se recuperar rapidamente, especialmente se unir musculação e atividade aeróbica”, esclarece. 

A nutricionista esportiva Tathiana Ferreira garante que os benefícios da dieta detox vão além da aparência física. “A dieta vale muito a pena, porque além da diminuição de peso e de medidas, proporciona uma diminuição do inchaço corporal e ajuda na regulação do intestino. Além disso, são notáveis as melhoras no aspecto da pele e do cabelo. A dieta também é recomendada para aliviar os sintomas de quem sente insônia, cansaço excessivo e dores de cabeça”, diz.

Agentes de limpeza
Entre os alimentos que vão auxiliar a superar os excessos estão a couve que é altamente nutritiva, as folhas desse vegetal são ricas em vitaminas A, do complexo B e vitamina C. Rica também em sais minerais, a couve possui concentração equilibrada de cálcio e magnésio. É uma ótima fonte de fibras, auxiliando no processo digestivo e beneficiando a mucosa estomacal. 

“É um dos principais alimentos detox, porém também podemos destacar outros vegetais básicos como o brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, rabanete e nabo”, diz Sinara Menezes. 

Frutas cítricas como a laranja possuem grande poder antioxidante e alta concentração de vitamina C. Graças a essas propriedades, aceleram a excreção de toxinas e impurezas do organismo. Além disso, são de fácil inclusão na dieta, podendo compor sucos funcionais. “Frutas como o limão, laranja e abacaxi têm poder diurético, anti-inflamatório e beneficiam o processo digestivo, auxiliando no combate ao inchaço”, ensina a nutricionista. 

Os integrais, especialmente o arroz, são rico em fibras insolúveis, esse alimento auxilia na eliminação de toxinas durante o trânsito intestinal. Também é um cereal bastante nutritivo. “É rico em sais minerais como potássio, cálcio, ferro e uma ótima fonte de vitaminas do complexo B”, finaliza. 

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?

Comandantes de unidades especializadas se reúnem para avaliar ações