Igreja de São Domingos e Forte de São Marcelo serão reabertos nesta sexta-feira (18)

Depois de deis anos fechados para reforma, a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, localizada no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, e o Forte São Marcelo serão reabertos nesta sexta-feira (18). A cerimônia ocorrerá às 10h30, e contará com visita à igreja.
A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e o ministro da Cultura, Marcelo Calero, farão a entrega dos monumentos, que foram restaurados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
Forte São Marcelo funcionará como Centro Cultural (Crédito : Betto Jr. )
Também estarão presentes o diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, o superintendente do Iphan-BA, Bruno Tavares, o prefeito de Salvador, ACM Neto, além do arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
Ao todo, foram investidos R$ 18,5 milhões nos dois monumentos. Na igreja, além de obras de restauração nas pinturas e no telhado, os salões laterais do pavimento superior e a área de dois casarões vizinhos foram adaptados para serem uma área de realização de eventos, visando a sustentabilidade econômica do local.
O Forte de São Marcelo ganhou uma reforma de caráter estrutural, que custou R$ 7,5 milhões. O perímetro da muralha estava comprometido por conta das ações da maré. Na área interna foram executados serviços de manutenção e conservação, como a restauração do reboco, dos pisos, esquadrias e de outros elementos arquitetônicos característicos como o frontão de pedra, ornatos e cercaduras.
Apesar da reabertura, os monumentos não estarão disponíveis para visitação imediatamente. A Igreja de São Domingos, abrirá às portas ao público a partir do dia 3 de dezembro, com a celebração da primeira missa após a reforma.
Já o Forte ainda se encontra sem um órgão gestor. Desde outubro, o Iphan vem conversando com alguns parceiros para encontrar um novo gestor para o monumento e alinhar um calendário de atividades para o local.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

PMBA anuncia novas mudanças de oficiais da corporação

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Produtividade Policial Militar, prisões e apreensões da Região de Alagoinhas

FIM DE UM MITO! BAHIA TEM MAIS VICE-CAMPEONATOS QUE O VITÓRIA