[Oportunidade] Inscrições para professores-formadores são prorrogadas até dia 23


Fabrina Macedo
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação UNEB


A UNEB prorrogou as inscrições — até o dia 23 de julho — para a nova seleção de professores-formadores que vão atuar no programa Todos pela Alfabetização (Topa), do governo estadual.
Estão sendo disponibilizadas 40 vagas (cadastro complementar) para docentes licenciados em letras e pedagogia, com experiência comprovada em formação de professores alfabetizadores de jovens e adultos. A bolsa-auxílio é de R$ 60 horas-aula.

Para concorrer, os interessados devem enviar pelos Correios (via Sedex) ficha de inscrição e cópia dos documentos solicitados para o endereço especificado no edital do processo seletivo (ver termo aditivo).

Os docentes selecionados vão participar da formação inicial e continuada dos alfabetizadores do programa, dos tradutores e intérpretes da língua brasileira de sinais (Libras) e dos coordenadores de turmas.

“Nesta etapa do programa, a UNEB é responsável pela formação de mais de 5,3 mil pessoas que lecionam no Topa em 92 municípios”, explica Maria José Lins, coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja), setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade.
Maria José ainda destaca: “A parceria da UNEB com o Topa tem um papel importante na formação do cidadão, diminuindo os níveis de analfabetismo no estado e oferecendo oportunidades para que os alunos possam mudar a realidade em que vivem”.

O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (SEC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com as quatro universidades estaduais – UNEB, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) –, e com as prefeituras dos municípios beneficiados.

O resultado da seleção está previsto para ser publicado a partir do dia 30 de julho.

Criado em 2007, o Topa já é reconhecido como o maior programa de alfabetização do país. Presente em 416 cidades baianas, cerca de 936 mil pessoas já foram beneficiadas. A meta é que até 2014, mais de um milhão de jovens, adultos e idosos sejam alfabetizados. Este é o quinto ano de parceria do programa com a UNEB.

Informações: Neja/Proex – tel. (71) 3461-1898.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?