Negro ou Preto?



Em um dado momento da minha vida aprendi que não deveria aceitar ser chamado por preto, pois preto era cor, e sim por negro, que seria a raça.

Agora o ator Babu, dentro da casa do BBB, tenta convencer do inverso. "Negro sim é pejorativo, pois viria do termo "nigro", que seria do Grego e significaria inimigo."

Quem tiver a fonte desta pesquisa por favor me informe e desculpe a minha ignorância.

Em breve pesquisa não achei nada disso. Pelo contrário. Não achei referência alguma para a palavra Nigro no Grego. A palavra Nigro seria do Esperanto e significa Preto.

Talvez a simpatia de Babu com o Black Americano justifique o seu posicionamento. De acordo com o Wikipedia, somente nos Estados Unidos a expressão "Negro" oriunda do espanhol e do português é tida como pejorativa. O que pode se justificar pela supervalorização dos Estadunidense com seu idioma.

Ainda de acordo com o Wikipedia,
Negro é uma palavra usada no mundo lusófono para se referir a uma pessoa de ascendência negra, seja de origem africana ou não, antes da mudança no léxico da classificação mundial de raça e etnia na década de 1960. A palavra negro tem origem no latim niger.

Certos sociólogos brasileiros, como Clóvis Moura, consideram o termo "negro" o mais adequado para classificar o grupo étnico ao qual a pessoa pertence. Argumenta-se que existe uma grande resistência da sociedade brasileira na utilização do termo citado, em razão deste ser considerado uma palavra preconceituosa.

Para estes sociólogos, a palavra "negro" não possui conotação pejorativa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assim como instituições governamentais como o INEP, usam indistintamente os termos "negro", "preto" e "pardo" para se referir à etnias.

Em Angola é utilizada com o mesmo sentido, e com idêntica gama e subjectividade de conotações. Um indivíduo de etnia negra, pode dizer-se orgulhoso de ser negro e sentir-se ofendido por ser chamado de preto.

É usada com muita frequência a palavra em gíria bumbo com idêntico significado. Esta, da mesma forma, pode ser tomada como ofensiva ou ser perfeitamente inócua e usada entre amigos.


Comentários

Postagens Mais Visitadas

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

[PMBA em Greve] Agora sim! Tropa decide encerrar greve da PMBA

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Esportes - Campeonato Nacional de Karatê em Lauro de Freitas