#SemanaJornalisando – 13 anos de vida adulta!


#SemanaJornalisando – 13 anos de vida adulta!


E parece que foi ontem que eu vi meu primogênito saindo do ventre de um computador, em uma maternidade chamada Faculdade Dois de Julho, na sala de informática. Há 13 anos uma equipe de estudantes realizara o delicado parto de um bebê condenado a viver por apenas alguns meses. Nasceu mais feio que o joelho.


Após um tempo teve a paternidade reclamada pelo sempre jovem jornalista Edinei Dantas como ferramenta para prática jornalística após a formatura, e sua primeira roupinha (LOGOMARCA) foi presente do tio Rafael Pita. Começou a se desenvolver, metido a gente grande, eternizando grandes eventos evangélicos e jogos do futebol baiano. Tinha nos finados ORKUT e MSN suas ferramentas de divulgação. Que deus os tenha em um bom lugar.


Em 2007 foi ao ar a primeira edição do Boletim Esportivo da Rádio Online Jornalisando:




A partir de 2008 o Jornalisando ganhou a atenção dos profissionais da imprensa esportiva de Salvador por causa da Pesquisa Cronistas Esportivos – Prêmio Cléo Montalvão, criada pelos jornalistas Edinei Dantas e Sheldon Montalvão. Nosso objetivo, premiar os melhores profissionais da imprensa esportiva da Capital Baiana, através de apuração durante o Campeonato Brasileiro e premiação ao término em parceria com a Indal Acrílicos.


Foram premiados gigantes do Rádio como: Silvio Mendes, Paulo Cerqueira, João Andrade, Mário Freitas, Renato Lavigne, Márcio Martins e Paulo César Gomes. Representando a TV: Thiago Mastroianne e Patrícia Abreu. Representando o impresso Moysés Suzart e os sites, Maurício Naiberg, entre outros. Mas a pesquisa passou a gerar mal estar, ciúmes, e até colegas burlando o sistema para benefício próprio, conforme denúncia do Site Galácticos Online em 2010, um dos maiores de Salvador em futebol. A pesquisa teve sua última edição em 2012.





Voltando a 2008 o Jornalisando ganhou seu primeiro programa de Rádio, o Mundial News, na Rádio Mundial FM 96,9. Confira abaixo nossa primeira edição:



Em outubro de 2010 passamos a cobrir eventos da PMBA através da assessoria de comunicação da 23ª CIPM no bairro de Tancredo Neves e região.


Em 2011 o Jornalisando foi descoberto pela A Ponte Estratégia, empresa de São Paulo que investia no futebol amador nos bairros, e passamos a cobrir campeonatos como a Copa Cajazeiras, Copa Vivo, Copa Brahma, Copa Salvador, comendo poeira e bebendo sol quente nos mais diversos bairros de Salvador, como Cajazeiras, Cabula, Tancredo Neves, Rio Sena, Boca do Rio, São Cristóvão, Mirantes de Periperi. O que nos levou a conquistar nosso primeiro prêmio, Honra ao Mérito pela visibilidade dada ao Futebol de Bairro em Salvador.

Em 2013 iria ao ar o jornal semanal Rádio Jornalisando. 



Em 2014 a Web Rádio Jornalisando passou a ser exibida na Rádio Nossa Salvador 92,3 e depois na Rádio 100.

Ainda em 2014 o Jornalisando eternizou o Primeiro Concurso Garota BCS, que gerou esperança e oportunidades para Garotas das regiões do Nordeste de Amaralina. Neste mesmo ano estivemos na Copa do Mundo do Brasil.













Em 2015 o Jornalisando ganhou sua fanpage no Facebook tendo como primeiras postagens a formatura do Curso de teologia da Faculdade UniCristã, e o título do BEPE no Campeonato de futebol dos Policiais militares, promovido pela APPM-Ba. Neste mesmo ano ingressou no Instagram já que passou a investir bastante em fotografia. 


Neste ano também as Notícias do Jornalisando passaram a ser transmitidas no programa Fala Comunidade da Rádio Maré FM 87,9, a principal Rádio Comunitária do Subúrbio Ferroviário de Salvador.




Sucesso no Fotojornalismo, em 2017 o Jornalisando atendeu aos pedidos e iniciou os serviços fotográficos nos 15 anos de Iasmim, seguido por diversos outros eventos particulares.









Em 2018 fomos premiados pelo Clama Bahia pela cobertura jornalística desde 2007. 






Ainda em 2017 criamos a Crônica Musical do Futebol Baiano, sucesso com média de 3 mil visualizações por semana. Em 2018 esta média está em 2.500.
 
Concluindo este breve resumo dos 13 anos do Jornalisando.com agradecemos e comemoramos o apoio de nossos seguidores. Até aqui nosso Blog soma mais de um milhão e meio de visualizações. A Fanpage tem mais de cinco mil curtidores e alcance semanal de mais de 200 mil internautas. Obrigado a todos que fazem o Jornalisando acontecer. Vamos em frente para o 14º ano, Jornalisando Sempre e com total segurança na Informação. 





E para quem costuma me perguntar se eu ganho dinheiro com o Jornalisando eu respondo definitivamente. Não é o que me importa. Já ganhei bastante em alguns momentos, já ganhei menos em outros momentos, mas pra mim, conforme iniciei este vídeo, o Jornalisando é um filho e o uma ferramenta que me auxiliou muitos no Jornalismo e no Radialismo, e me divertiu muito ao longo destes 13 anos.

facebook.com/sitejornalisando
@edineidantasjornalisando
www.jornalisando.com


Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

#Policiando - Novo pelotão da PMBA é inaugurado em Praia do Flamengo

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

[PMBA em Luto] Policial militar é morto durante assalto em Campinas de Pirajá

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador