Imortais de seccional da Academia de Letras do Brasil se encontram em Porto Seguro

O Poeta Marivaldo E. Hora foi o representante do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no evento
Uma seccional da Academia de Letras do Brasil - ALB - reuniu imortais última sexta-feira (23), no Centro de Cultura de Porto Seguro, na Bahia. Na oportunidade ocorreu a entrega de honrarias e medalhas aos novos membros imortais do sul, extremo sul da Bahia e região. A cerimônia contou com a presença do presidente nacional da entidade, o filósofo e escritor Mário Carbajal. 
Em seu pronunciamento, o presidente fez um breve histórico da ALB, fundada em 1994, após encontro com o presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), o imortal Josué Montello, sobre os propósitos da ALB em ser uma entidade politicamente ativa e adequada para enfrentar adversidades e desafios que a diferenciava da academia “mãe”.
Assim em 2001, a entidade adquiriu personalidade política e jurídica própria, tendo se instalado em diversos municípios do país, com objetivo de estar presente na grande maioria deles e divulgar aos escritores não abraçados pela ABL.
A academia distingue seus membros com capas amarelas, usadas pelos correspondentes imortais e que já possuem obras divulgadas como escritores, poetas, trovadores, etc. Capas verdes usadas pelos correspondentes acadêmicos sem publicações, considerados calouros. Capas vinho, usadas pelos embaixadores, representados por pessoas de destaque nas sociedades locais, e empenhados no desenvolvimento cultural da cidade, e capas pretas, destinadas aos presidentes de seccionais.
A abertura do evento ficou por conta da apresentação do coral “Clave do Sol” do Instituto Descobrir, dirigido pela maestrina Francis de Holanda, também homenageada na cerimônia.
O presidente da região sul e extremo sul, Robsom Ramos, declarou em seu pronunciamento que a instalação da seccional de Porto Seguro é um marco na história e na cultura da cidade. "Peço aos moradores que apoiem e prestigiem os autores e escritores locais. Entre nossos objetivos está levar cultura, literatura e a valorização de escritores anônimos e iniciantes através de feiras culturais, gincanas literárias e instalação de bibliotecas", esclareceu.
O presidente da seccional de Porto Seguro, Cícero Sena, revelando muita objetividade, garantiu a instalação de uma biblioteca brevemente, em bairro a ser definido em reunião com os demais, assim como, marcou uma reunião para o próximo mês no Porto Belo Resort, quando será discutido o estatuto da seccional, cronograma de reuniões, realização de feiras e contatos com livrarias locais para tratar da exposição das obras de escritores regionais.
Segue abaixo relação dos agraciados e homenageados da noite;
Presidentes de Seccionais: Dr. Igor Saulo Varjão, Dr. Cícero Sena, Wanda Luis Rocha, Bruna Eugênia, Gleudes Pereira Malaquias e Herculano Assis Magnavita.
Embaixadores da Região Sul e Extremo Sul: Lindalva Silva Quitino, Luigi Rotunno, Varenka de Fátima, Brenio Pires, Eliana Barreto.
Membros Fundadores Vitalícios Imortais: Alda Andreia, Alisson Matos, Haroldo Reis, Arnaldo Ferreira, Ciro Barbuda, Francisco Cancela, George Setubal, Gilberto Silva Nunes, Izabel Velasco, João Batista, Marcelo de Oliveira Souza, Márcia Coqueiro Gama, Marluci Sandam, Marivaldo Encarnação Hora, Paulo Barbosa, Rodrigo Pereira e o brilhante e intrépido Romeu Fontana.
Membros Acadêmicos Fundadores Correspondentes: Adriano Pereira de Souza, Andreia Patricia, Cleris Jose, Dalva Meireles, Fabiane Taylor, Kátia Cilene, Ivan do Amaral Passos, John Hebert Ferreira, Lea Lúcia Ferreira, Lucas Ferreira, Luzia Esther, Nadilson Correia, Paqulo Roberto Thaís Veras, Son Ramalho, Verônica de Souza, Ozeas Ferreira da Cruz.
Homenageados:
Solange Nonato, Altair Jose Roberio, Cristina Lacerda, Eujania Oliveira, Jose Nascimento, Wilson Alves Araujo, Fabiane Gomes, Virgínia Setubal, e a maestrina Francis de Holanda
Com informações e fotos do portal JOJÔNotícias
















Comentários

  1. Como Embaixadora, já venho cumprindo meu dever.Agradeço ao Dr. Mário Carabajal, Dr. Robesom Ramos e Léu Lú por acreditarem em meu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens Mais Visitadas

[Pra Descontrair] DICIONÁRIO DE BAIANÊS (Se você vai à Bahia, é bom inteirar-se do significado destes termos que vai ouvir por lá) Divirta-se.

Duas frutas com forte safra a partir de abril são a Atemóia e a Graviola. Você sabe a diferença entre elas?

Terceira turma do CPATAMO forma 32 policiais militares

[Notícias Policiais] Guarnição da 23ª CIPM é recebida a tiros no Arenoso

Silvio Santos pediu emprego para Roque em uma Lanchonete. Verdade ou Fake?