#JornalisandoRecomenda e muito! - Filme Pantera Negra

Por Edinei Dantas

Como já disse logo após sair da sala do cinema na última sexta (16), um filme Fantástico. Um início esquisito para mim. Ficava pensando como eles iriam encaixar o tradicional enredo de heróis sobrenaturais versos bandidos criados nas centrais de tecnologia do quinto dos infernos, mas eles conseguiram com primor e com muita humanidade. Um verdadeiro show de efeitos especiais, o que já é esperado por quem curte este tipo de produção, muita reflexão, além do bom humor que gerou gargalhadas. Eu gosto muito! rs

Em respeito aos amigos que não assistiram ainda, não entrarei em detalhes. Muitos já sabem que o diferencial deste é a abordagem do empoderamento. Além da propagada temática negra, todos os principais papeis são de negros, aborda também o empoderamento feminino, com a presença de guerreiras e até uma “generala”, todas negras.

Porém em dado momento, o filme encara uma discussão polêmica e que poderá chatear alguns. Aborda o tema que eu chamaria de “O limite do empoderamento”. De um lado o super herói negro que defende sua tribo democraticamente, mas esquece que seu povo é muito maior e está espalhado pelo mundo. Ele controla seu poder de “persuasão” para proteger, inclusive, outras raças. Do outro lado um “vilão” negro que, por seus motivos, busca impor o empoderamento de sua raça com o fim de dominar e superar os outros povos arbitrariamente, utilizando suas poderosas armas.

Eu entendi que o filme quis questionar até que ponto é legítimo tentar consertar distorções históricas, cometendo os mesmos erros outrora cometidos contra nós. Você entendeu como?!

Por fim, o filme trás importantes lições de respeito ao próximo e a valorização da raça humana para não se criar uma perigosa guerra entre os diferentes povos do mundo.

Agora vá assistir e comente aqui suas conclusões.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

[Oportunidade] Lojas Renner abre inscrições para programa de Trainee

#UtilidadePública - Ruas da Cidade Baixa ganham novo asfalto e obras da Prefeitura

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar

[PMBA em Notícias] Como agendar a confecção da identidade funcional