PM homenageia Turma de Aspirantes de 1988



Texto e Fotos: Edinei Dantas

Encontro de gerações. Na manhã desta quinta-feira (31), contando os dias para a formatura, os alunos a soldados do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP – recepcionaram e homenagearam aqueles que ingressaram na corporação há 30 anos, a turma de Aspirantes Coronel Antônio Factum Pita, formada em 1988.



Receberam homenagens também aqueles que participaram do processo de formação da turma, entre eles o comandante geral da corporação, o coronel Anselmo Brandão, que na época era comandante de pelotão. Ele lembrou das características mais marcantes do turno. “Era muito heterogêneo, de personalidade forte, divertido, mas forjado no respeito, na disciplina, na ética e no espírito de família e da sã camaradagem. Não atoa a união vista ainda hoje e o sucesso de cada um tanto na corporação, como em outras organizações”.




O coronel Antônio Factum Pita ingressou na corporação em 1934 e realizou relevantes serviços para a PMBA e para a sociedade baiana. Ex-diretor do CEFAP, participou da formação excelentes policiais militares e deixou excelentes oficiais como o filho major da reserva Luís Antônio Bastos Pitta, que o representou na cerimônia, e o major Marcelo Pitta, hoje coordenador do cerimonial. A homenagem foi materializada pelo coronel Anselmo Brandão, e pelo coronel Telles, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, chefe da seção técnica de ensino em 88.



Anfitrião do evento, o coronel Coutinho, atual diretor do CEFAP, e também integrante da turma, se emocionou ao lembrar da época de aluno e dos colegas que se foram. “Há coisas que nunca se poderão explicar com palavras”, citou. Ainda em seu discurso, destacou a importância das dificuldades, das incertezas, dos medos próprios da juventude, das duras punições e das profícuas orientações, na formação do caráter da turma, tendo como exemplos então jovens oficiais como os capitães Telles, Aristóteles, Eleutério, e os tenentes Natividade, Tosta, Yuri, Uzeda, Ubirajara, Baqueiro, Lemos, Fonseca e Anselmo Brandão, que ensinava através do chavão: “oficial tem que ter disciplina consciente”.



Também oriundo da turma Coronel Antônio Factum Pita, o tenente coronel Davi Lanzillotti, Diretor adjunto do Departamento de Comunicação Social da PMBA – DCS – sente como se tivesse acontecido ontem. “Passa tudo tão rápido que às vezes nem percebemos, mas a cada ano cresce o amor pela farda, a sensação de dever cumprido, de ter espalhado o bem para a corporação, para a sociedade, para os amigos e a família. Começaria tudo outra vez”.




Ainda durante a cerimônia foram feitas homenagens ao PM Padrão, destinadas para a capitã Rebeca Leal e a Cabo Márcia. A turma de alunos a soldado, com formatura prevista para o próximo dia 19 de fevereiro, encerrou o evento desfilando em continência aos homenageados.
























Em Breve mais fotos em facebook.com/sitejornalisando e no instagram: @jornalisandofotografias

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Dezembro Vermelho: Ação busca alertar aumento dos casos de HIV

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar