Saúde quer vacinar mais de 406 mil jovens em Salvador; veja mapa dos postos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou nesta segunda-feira (19) a Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo é ampliar a cobertura de público e proteger crianças e adolescentes que possam estar com alguma dose atrasada. Em Salvador, mais de 406 mil jovens fazem parte do público alvo da intensificação.

Este ano a estratégia segue até o próximo dia 30 de setembro e contempla menores de 5 anos, crianças de 9 anos e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos incompletos. Os pais ou responsáveis poderão levar os jovens a uma das 120 unidades básicas da rede instaladas capital baiana de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

Para se vacinar, é necessário comparecer ao posto de saúde com a caderneta de vacina que será avaliada pelo profissional responsável. Sendo necessário, receberão as doses pendentes. No total, serão atualizados 14 imunobiológicos.
Veja a lista das vacinas disponíveis:

BCG: dose única, disponível para crianças menores de 5 anos 

Hepatite B: para crianças de até 1 mês não vacinadas  

Penta e Vip: são para crianças entre 2 meses e menores de 5 anos. Ambas devem ser dadas em três doses, com intervalos de dois meses entre elas

Vacina Oral de Poliomelite Bivalente (VOPb): disponível para crianças de 15 meses e menores de 5 anos. O primeiro reforço deve ser dado aos 15 meses e o segundo aos 4 anos. A VOPb esta substituindo a Vacina Oral de Poliomelite Trivalente (VOPt), portanto deve ser ministrada apenas nas crianças que ainda não tem o primeiro e segundo reforço
Rotavírus humano: crianças entre um mês e 15 dias e três meses e 15 dias. Aquelas maiores de 3 meses e 15 dias, já poderão tomar a segunda dose.

Pneumocócica 10 valente: as duas doses podem ser ministrada em crianças de até 2 meses, com intervalo de 60 dias entre elas, além do reforço que pode ser dado entre um e quatro anos.

Meningocócica C conjugada: disponível para crianças a partir de 3 meses, em duas doses, com intervalo de 60 dias entre elas. O reforço deve ser dado, preferencialmente aos 12 meses, porém pode ser aplicado até os 4 anos.

Febre Amarela: deve ser tomada por crianças residentes ou viajantes, a partir dos 9 meses, com reforço aos 4 anos.

Tríplice Viral: primeira dose deve ser dada quando a criança completar 1 ano, e a segunda dose quando ela estiver com 1 ano e 3 meses, junto com a varicela (atenuada). A segunda dose pode ser aplicada até 1 ano e 11 meses.

Vacina Tríplice Bacteriana (DPT): primeiro reforço para crianças com 1 ano e 3 meses e o segundo para menores de 5 anos.

Hepatite A: a criança deve receber com 1 anos e 3 meses, e pode tomar até 1 ano, 11 meses e 29 dias.

HPV: para adolescentes entre 9 anos e menores de 15

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador

[Notícias Policiais] Mudanças no comando da Polícia Militar