Jovem que sobreviveu a grave batida agradece aos bombeiros: 'anjos'

Fonte: G1 Bahia
O dia 31 de agosto de 2016 começou atipicamente tranquilo na central de urgência do Corpo de Bombeiros de Salvador. "O rádio estava muito quieto. Estava muito parado. Geralmente, quando está assim, é que vêm ocorrências complexas". A estranheza do comandante Ramon Diego, de 22 anos de corporação, estava correta. Naquele dia, por volta das 8h30, ele salvaria a vida de um jovem de 26 anos que ficou preso dentro de um carro prensado por duas carretas. Nesta segunda-feira (5), cinco dias após o grave acidente, ambos tiveram um reencontro emocionante.
"Foi um momento muito difícil para mim. Um momento em que eu só chamei por Deus. Orei muito e aguardei pelos anjos enviados deles", disse com olhos marejados Elquesson Santana Passos, de frente para o homem que durante incansáveis duas horas fez um dos resgastes mais complicados da carreira.
Homem ferido é retirado pelo Corpo de Bombeiros (Foto: Reprodução/TV Bahia)Elquesson ficou preso entre duas carretas na B-324
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
"Em tantos anos de salvamento, me emocionou muito. Foi um tipo de ocorrência que a gente também foi testado emocionalmente, foi testado enquanto competência, enquanto resposta. A gente só foi com um pensamento: esforço de resgate", declarou o major.
Além do sol forte e dos pesados equipamentos para 'rasgar' o carro, a posição da vítima no automóvel também dificultou o trabalho dos bombeiros. "Assim que a batida ocorreu, eu tentei sair. Só que a perna não saía de jeito nenhum. A perna estava totalmente presa, junto com a minha coluna. Alguma ferragem do banco estava prendendo", lembra Elquesson.
O major reitera as dificuldades. "Eu sabia que ia ser difícil. Liberamos o tronco e encontramos a cintura dele. Já é uma coisa. Depois da cintura, a gente abriu, cortou a porta, ancorou. Fez tudo. Foi quando encontrei os pés, que estavam rotacionados para o lado direito", afirmou.
A cada passo do resgate, a ânsia para o salvamento. "Quando chegaram, que começaram a cortar o carro, eu dizia: vou sair. Começava a me bater e ficar eufórico. O pessoal do Corpo de Bombeiros pedia calma".
Major Ramon Diego e Elquesson (Foto: Henrique Mendes/G1)Major Ramon Diego e Elquesson Santana
(Foto: Henrique Mendes/G1)
O primo, Diego Passoani, que chegou ao local quando o resgate era realizado, confessa que sentiu medo. "Não conseguia acreditar no que os bombeiros estavam nos falando, de que ele estava bem, que ia sair ileso. Ficamos assustados. Quando vi ele sair na maca, ileso, olhei para todas as partes do corpo dele para ver se estava tudo no lugar. Isso foi uma glória", lembra emocionado.
Chamado de "Cabo da Vida", um dos instrumentos usados no resgate do jovem também auxiliou nas buscas das vítimas da forte chuva que alagou o município de Lajedinho, na região turística da Chapada Diamantina, em dezembro de 2013. Dezessete pessoas morreram. "Esse equipamento vamos dar de presente para ele", disse o major. Elquesson logo colocou o objeto sobre o peito.
Major Ramon Diego e Elquesson (Foto: Henrique Mendes/G1)Major Ramon Diego e Elquesson
(Foto: Henrique Mendes/G1)
A vítima do acidente sofreu alguns arranhões e fraturas leves nos pés. Por isso, anda com ajuda de muletas e fará algumas sessões de fisioterapia. Para ele, os ferimentos são marcas de uma nova oportunidade de vida. "Dia 31 de agosto agora é a minha nova data de aniversário", concluiu.
Acidente
Um funcionário do metrô de 26 anos foi retirado de um carro após ficar cerca de duas horas preso entre as ferragens em um engavetamento envolvendo duas carretas na BR-324, sentido Salvador, na manhã desta quarta-feira (31). Elquesson Santana Passos, que dirigia o carro, foi retirado consciente pelo Salvar, do Corpo de Bombeiros, por volta das 10h30.
Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, o trabalho de salvamento foi delicado e demandou equipamentos específicos para fazer a retirada da vítima.
O acidente ocorreu por volta das 8h30, no km 624, nas proximidades da Baixinha de Santo Antônio. O carro da vítima ficou destruído.
Por conta da colisão, o congestionamento atingiu mais de 4,5 km de extensão, com duas faixas interditadas. Até a publicação desta reportagem, os veículos permaneciam na pista.
  •  
Homem foi socorrido após cerca de duas horas preso nas ferragens (Foto: Assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar                         )Homem foi socorrido após cerca de duas horas preso nas ferragens (Foto: Assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar )
Homem foi retirado consciente após acidente grave (Foto: Assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar)Homem foi retirado consciente após acidente grave (Foto: Assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar)
Carro foi esmagado por caminhões  (Foto: Daniele Rodrigues/Arquivo pessoal)Carro foi esmagado por caminhões (Foto: Daniele Rodrigues/Arquivo pessoal)
Acidente ocorreu por volta das 8h30 desta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Bahia)Acidente ocorreu por volta das 8h30 desta quarta-feira (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

#Policiando - CPRC-Ação da Semana de 15 a 19 de Setembro

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador