#SomosTodosUnsPelosOutros - Amigos em Ação leva Feira de Saúde para comunidade de caixa D’Água e adjacências

Curta nossa Fanpage, veja todas as fotos desta nossa cobertura Fotojornalística e convide seus  facebook.com/sitejornalisando

Texto e Fotos: Edinei Dantas
Jornalista DRT: 2579

Centenas de moradores do bairro de Caixa D’Água e adjacências foram beneficiados na manhã deste domingo (31), com a primeira edição da Feira de Saúde – Amigos em Ação, que levou atendimento médico e orientações para uma vida saudável gratuitamente à comunidades carentes. Com cobertura exclusiva do Jornalisando, dentro da campanha#SomosTodosUnsPelosOutros, o evento ocorreu na Escola Classe IV, uma das maiores do bairro. Entre os especialistas estava o Doutor Victor, Clínico Geral que atende no Hospital Geral do Estado – HGE – mas dedicou parte do seu dia de descanso para atender voluntariamente na Feira de Saúde. 

“Nosso objetivo aqui é trazer informações, prevenir e até remediar alguns problemas básicos de saúde. Essas pessoas são até medicadas e posteriormente acompanhadas pelas unidades de saúde do bairro. Normalmente encontramos aqui quadros de hipertensão, diabetes, problemas de colesterol, obesidade, no caso das mulheres questões ginecológicas e prevenção do câncer do Colo do útero e mama, e nos homens prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis e câncer de próstata”, explicou o médico.

Hipertenso, um dos beneficiados pelo projeto foi o Raimundo Nonato, que elogiou a iniciativa e sugeriu que fosse mais constate na comunidade. “Fui muito bem atendido, fiz medição de peso, pressão, glicemia e me disseram que estou ótimo”. Satisfação também demonstrada pela professora de balé clássico Maísla Bárbara, moradora de Pero Vaz, e que foi convidada pela panfletagem na porta da escola e entrou com sua mãe. “É uma iniciativa ótima e novidade nesta região, que acaba por facilitar o acesso de quem não dá tanta importância.



em ir ao médico. Minha saúde está ótima, pensava que estava acima do peso, mas aqui soube que estou no peso ideal, minha mãe é quem vai precisar se cuidar mais. Foi diagnosticada com obesidade grau 1, fruto da teimosia. Aos 42 anos de idade ela insiste em não ir ao médio regularmente, mas hoje convenci ela a entrar aqui, onde ela também foi orientada sobre uma alimentação saudável”.

O idealizador do projeto é o biólogo Osnilson Dias Amorim, que viu na união de amigos dispostos a fazer o bem, a oportunidade de contribuir com as comunidades carentes de Salvador, levando serviços gratuitos, sobretudo no âmbito da saúde. “Conseguimos reunir uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, biólogos, nutricionistas dentre outros. Tivemos uma receptividade muito grande da comunidade, carente de atendimento médico público, sobretudo, de cardiologistas, angiologistas, neurologista, e em nossa equipe dispomos destes especialistas. Nossa ideia é periodicamente realizarmos feiras como esta em outros bairros e comunidades, levando diversos serviços de utilidade pública à população. Saúde não tem endereço, em todos os lugares temos pessoas precisando”, esclareceu Osnilson.

Entusiasta e organizadora de diversos eventos sociais, a enfermeira e mestranda na área de saúde Clarice Tâmara também participou do evento e demonstrou satisfação com os resultados. “É muito bom ajudar o próximo, quase não levanto hoje, cansaço, mas ao ver isto aqui retomo as força e passo um dia feliz. Ser enfermeira é minha estratégia missionária, as pessoas me ajudam a ajudar o próximo sem perceber”, finalizou.

A Feira contou com apoios como da Super Barato Supermercado, Mercadinho Central, Panificadora Flor de Irene, Pão Express, EngQuadros, Conquista Administradora, Empório dos Frios, SE7E Centro Tecnológico,Jornalisando.com #SomosTodosUnsPelosOutros e ANATEN-Bahia – Associação Nacional de auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Comentários

Postagens Mais Visitadas

#Policiando - CPRC-Ação da Semana de 15 a 19 de Setembro

#PMBA - Balanço de Ocorrências e Ações Policiais do 4º BPM-Alagoinhas dos dias 04 a 12 de Julho de 2016

Conheça o consumo estimado dos principais aparelhos elétricos da sua residência e saiba como economizar

Kieza festeja acerto com o Vitória, assina contrato e dispara: passado é passado

[Série B] Vitória apresenta 3º Uniforme e novo jogador